Almécegas 1, 2 e São Bento
Chapada dos Veadeiros Goiás

Cachoeiras Almécegas (I e II) e São Bento – Chapada dos Veadeiros

Fachada arborizada, ambiente convidativo. Assim é a entrada da Fazenda São Bento, local onde iniciei minhas andanças pela Chapada dos Veadeiros. Lá, estão as Almécegas 1, Almécegas 2 e São Bento, um conjunto de 3 cachoeiras localizado a 9 km de Alto Paraíso de Goiás, município base para explorar parte do cerrado.

Um dos objetivos deste post é mostrar uma Chapada dos Veadeiros que pode ser conhecida com os próprios pés, sem ficar totalmente dependente de agências de turismo e locadoras de veículos, e ainda assim contribuir com o turismo local. E, para este primeiro tour, a magrela foi o meio de transporte utilizado para se chegar às cachoeiras.

A pedalada até a entrada da Fazenda foi tranquila, os 9 km passaram voando no asfalto da Rodovia GO-239. Foi uma sensação ótima, vento no rosto, sol no lombo e sebo na canela. Chegamos rápido. Tivemos que desembolsar 30 conto para poder curtir as 3 cachoeiras. Done!

Cachoeira das Almécegas 2
Cachoeira das Almécegas 2

Feito isso, fizemos o seguinte roteiro: Almécegas 2, Almécegas 1 e São Bento. As cachoeiras das Almécegas estão a 4 km da portaria, e o acesso é feito por uma estrada de terra. Existe uma bifurcação indicando Almécegas 1 e 2 (há estacionamento nas duas cachoeiras). Já a São Bento, está próxima à entrada da fazenda, somente a 300 m.

O que você precisa saber | Dá para ir de carro, de bike e a pé em todas elas. Nas Almécegas 1 e 2, anda-se aproximadamente 1 km em trilha autoguiada (+/- 15 min).

Almécegas 1

Almecegas1

O cenário é bastante impressionante. E, das três, Almécegas 1 foi a cachoeira que mais gostei. A trilha é tranquila e é bem demarcada, cruza-se um mirante durante o pequeno trajeto, que serve para tomar fôlego e tirar boas fotos. Depois disso, é só descer uma ribanceira e pronto. O lugar é realmente muito bonito, bem preservado e fascinante. A cachoeira tem aproximadamente 50 metros. A imagem fala por si só.

O mergulho demorou a acontecer devido ao gelo da água. Sou daqueles que não chega na voadora e nem pulando de cabeça. Vou na boa e sofrendo, mas é impossível ver toda a belezura do lugar e não querer mergulhar. Definitivamente impossível.

Almécegas 2

Cachoeira das Almécegas 1

Foi por ela que a brincadeira começou. Almécegas 2 foi primeira cachoeira que entrei na Chapada dos Veadeiros. Ela não é alta, acho que tem menos de 10 metros, mas possibilita a pessoa entrar debaixo da queda, além de oferecer um piscinão de não botar defeito.

São Bento

São Bento

Por se localizar já na entrada da fazenda, é a cachoeira mais congestionada, sendo excelente opção para quem não quer andar muito e ainda assim curtir uma digna cachoeira na Chapada dos Veadeiros. É interessante ir pra lá depois de curtir as Almécegas 1 e 2.

O que levar

Protetor solar; água; comida e roupa de banho.

A trilha

De bike (Nível moderado);
Quilometragem: 31km.

Tracklog no Wikiloc: Cachoeira Almécegas 1 e 2 e São Bento

Como chegar

Fazenda São Bento – Alto Paraíso de Goiás
Acesso pelo km 8 da GO-239 – Sentido São Jorge
Entrada: R$ 30,00 por pessoa.

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros

Obrigado por ler até aqui! Mas deixa eu te perguntar, quer conhecer a Chapada dos Veadeiros de pertinho? Pergunto isso porque o nosso post-guia possui todas as informações necessárias (todas mesmo, eu juro) para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.

Amigo viajante, você também pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa BárbaraCataratas dos CourosVale da Lua, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).

Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as AlmécegasCristaisLoquinhasPoço Encantado Anjos e Arcanjos.

Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

6 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Já perdi as contas das vezes que fui à chapada, mas a fazenda são bento só conheci da última vez! E fiquei apaixonada por Almécegas 2! Mas tbm adorei pular lá de cima da pedra na São Bento, fiquei surda uns 3 dias hahah mas! Eu amo a chapada! E sim, bike caminhada são as melhores opções pra lá! 🙂 Vocês ficaram em Alto Paraíso? Eu sempre fico em São Jorge, nunca fiquei em Alto!

    Agora vcs tem que voltar para as Cavernas de Terra Ronca! Maravilhoso! Vila Propício! Cavalvante! Tudo em GO! Sério, vcs precisam voltar rsrs Bjo da Isa!

    • Que sorte sua morar em Brasília, Isa. A Chapada é tão apaixonante, né? Ficamos em Alto Paraíso e curtimos muito ficar por lá. Pretendemos voltar, com certeza haha. Um beijo! Na próxima nos vemos por lá, hein?!

  • Oi Rafael,

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog! Muitas informações, detalhes, ótima leitura! Tenho pego diversas dicas aqui com você para várias viagens que estou planejando! =)

    Agora em julho irei com minha familia para a chapada, e gostaria de te perguntar… Você acha que meio dia é suficiente para conhecer as cachoeiras da Fazenda São Bento?

    Minha ideia é visitá-la no dia em que chegaremos. Tipo a partir das 14 – 15h. Acha que já é tarde pra ir nela, ou de boa?!

    Obrigada!! =)
    Abraço

    • Olá, Lucianna, tudo bem?
      Seguinte, em meio período dá pra conhecer sim, mas a partir das 15h já deixa de ser a metade do dia e fica corrido. Acho que é ideal a partir das 13h para poder curtir o lugar.
      Bjos!

  • Olá Rafael! Primeiramente parabéns pelo conteúdo do blog. Muito interessante e completo!
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Quanto tempo durou sua visita à fazenda São Bento (a todas as cachoeiras)?
    Vi que você recomendou um dia todo, mas pretendo fazer em meio período (da tarde). Não quero que fique corrido, mas como vou em fevereiro, provavelmente nem todas estarão aptas pra banho, reduzindo de certa forma o tempo de visita.
    Obrigada!
    Bjs

    • Olá, Ana. Meu passeio durou praticamente o dia todo. Fui de bike e com tempo para curtir. Dá pra fazer em meio período, sim, só ficar menos tempo em cada cachoeira. Deixe a São Bento por último. Abs!

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado