São Paulo

Casa de Pedra: excelente opção de escalada indoor em São Paulo

Sempre gostei de praticar esportes com os pés no chão. Nunca fui muito fã de altura, para se ter uma ideia, não sou nem um pouco chegado a ficar perto de janelas de prédios, tampouco debruçado em sacadas. Mas, de uns anos para cá, até mesmo com a constante prática do trekking, que vez ou outra me coloca próximo de abismos, comecei a enxergar o “fator altura” de outra maneira.

Pra vencer o medo de altura, ou até mesmo para tolerá-lo, é preciso enfrentá-lo. E a escalada indoor ajuda a vencê-lo, além de garantir boa dose de adrenalina. Pelo menos essa é a minha opinião.

Não sou praticante assíduo da escalada indoor, até por que a minha praia é fazer trilhas, mas quando rola vontade me arrisco nas paredes de algum ginásio de escaladas. Minha preferida é a Casa de Pedra.

O local é um gigantesco espaço e recebe amantes da escalada e iniciantes no esporte. Não precisa manjar dos paranauês pra ir pra lá, basta ter vontade. E se você pensa que subir em paredes é um esporte perigoso, está muito enganado. A escalada pode ser feita com segurança e por pessoas de qualquer idade. A única exigência é querer subir às alturas e aceitar as normas de segurança da empresa. E a Casa de Pedra é referência no Brasil em escalada indoor.

Casa de Pedra
Casa de Pedra

A última vez que fui na Casa de Pedra foi durante o 1º ExploraSampa Weekend, evento que aconteceu em julho e que foi organizando pelo ExploraSampa, um projeto meu, do Rafael Leick (The Way Travel) e Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila).

Para quem pretende ter a primeira experiência na escalada é fácil, basta ir até a Casa de Pedra e pagar uma diária – que já inclui os equipamentos – e subir e descer quantas vezes quiser.

Existem diversas vias de escalada e com vários graus de dificuldade. O local também oferece pacotes mensais, investimento ideal para quem não conseguir largar o esporte.

 

As modalidades

Top Rope

É a forma mais segura de escalada para os iniciantes. Neste sistema não há margem alguma para queda. É sempre feito em dupla. Esta é a forma de escalada mais praticada na Casa de Pedra, além de estar disponível em 32 paredes, com diferentes inclinações e graus de dificuldade, somando mais de 90 vias diferentes de escalada.

Escalada Guiada

É a escalada mais fiel do ambiente natural, onde o próprio escalador leva sua corda através das proteções pré-instaladas na parede. Neste sistema, há sempre uma margem para quedas pequenas, dependendo do posicionamento do escalador em relação às proteções. Esta é a modalidade mais desafiadora, porém igualmente segura. É indicada para os escaladores de nível intermediário e avançado. A Casa de Pedra possui dezenas de vias para escalada guiada e grandes tetos que sem dúvida serão um grande desafio.

Boulder

O Boulder é a escalada de pequenos blocos de rocha na natureza. No ambiente indoor, chamamos de boulder as paredes pequenas de até 4 metros, onde somente são utilizados colchões para segurança, não havendo desta forma a necessidade do uso de cordas, freios ou cadeirinhas.

 

Preço

O valor da experiência para 1 dia de escalada é de R$ 60,00, mas há diversos planos que podem ser visualizados diretamente neste link: Veja aqui!.

Onde fica?

Rua Venâncio Aires, 31 – Perdizes – São Paulo.
Telefone: 11 98198-8267

Horários: De segunda a sexta das 09h às 23h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 20h.

Este não é um post patrocinado.

Foto capa: Reprodução

 

Veja como foi o 1º ExploraSampa Weekend

 

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Eu adorei a Casa de Pedra. Foi um desafio pra mim, que nunca tinha escalado antes e foi muito legal.
    =)
    Deu pra perceber pelo texto que você gosta mais do Jon que de mim hahahaha Já sabia hahaha
    Mandou bem no post, Rafa. 😉
    Abs

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado