Nova York

Central Park: o que ver e fazer no maior parque de Nova York

The Mall – Literary Walk

Nova York é perfeita em qualquer época do ano. E, dizem ainda, que para conhecê-la devidamente, somente frequentando-a em todas as estações, uma vez que ela reserva fascínios em todos os períodos. Tarefa difícil, ainda mais com o Dólar às alturas.

Bem, só a conheci no outono, mas me sinto seguro em dizer que é a cidade mais frenética que já visitei. Uns amam, outros odeiam. Eu ainda estou apaixonado por ela, e o Central Park é um dos responsáveis por isso.

Central-Park5

O grande parque está localizado em Manhattan, no coração Nova York. O passeio pelo Central Park pode ser o mais clichê do universo, mas considero passagem obrigatória. Pisou em Nova York? Vá pra lá! O ambiente respira a diversidade nova-iorquina e é a cara da cultura americana. O parque foi construído com o objetivo de integrar todas as classes e cores, demorando 10 anos para ficar pronto, sendo concluído em 1870.

É certo dizer que o Central Park é o orgulho da cidade, porque se manteve firme em meio aos furiosos arranha-céus. Lá, é o ponto de encontro da galera, o lugar escolhido para relaxar, além de ser o palco dos artistas de rua. É lá que a arte acontece. Fora isso, pode-se ver muita coisa interessante entre uma rua e outra, e em cada canto há um pedaço da história de NYC. É tudo bacana.

Central-Park9

Andar pelo Central Park é inspirador, todos os monumentos estão preservados, ruas extremamente limpas, gramados rigorosamente aparados. Ir pra lá é sentir dentro de uma tela de cinema. Incrível.

 

Quanto tempo para conhecer o Central Park?

Uma viagem para Nova York não costuma ser muito demorada, já que é uma trip consideravelmente cara — pelo menos para o mortal que vos escreve. E, para conhecer devidamente o Central Park, é preciso muitas horas. Infelizmente não tem como conhecer tudo em um único dia.

Sendo assim, se sua viagem for curta, escolha os principais pontos. É possível conhecer “o melhor” em meio dia. Não deixe de ir pra lá!

Central-Park8

 

A melhor maneira: de bike, a pé ou carruagem?

Ir de bike é a maneira mais rápida de conhecer o Central Park, além de ser um tour bastante tradicional e produtivo. Bicicletas podem ser alugadas ao redor do parque com custo aproximado de $8 por hora ou $12 por 2 horas. Há diversos trechos bacanas que podem ser feitos pedalando.

Existe a opção da carruagem, tradicionalmente conhecida por charrete, mas é, sem dúvida, a forma mais cara de visitar o parque. O custo da brincadeira gira em torno de $35 por pessoa (cabem até 4).

Mesmo que seu tempo em Nova York for curto, reserve pelo menos algumas horinhas para caminhar pelo Central Park. É um passeio que vale muito a pena.

Central-Park7

 

As atrações do Central Park

O Central Park não é pequeno, e são várias as atrações ao longo de seus 3,4 km². Construções, monumentos históricos, gramados impecáveis, lagos, matas, zoo… existem muitos detalhes, muitos lugares e muitas coisas a se fazer por lá. Pensando em um tempo razoável de passeio pelo parque, indico o seguinte roteiro:

 

The Dairy

Excelente lugar para iniciar sua peregrinação no Central Park. Lá, nada mais é que um centro de informação turística. Para quem gosta de voltar para casa com uma penca de papéis, vá para o The Dairy! O local fica no extremo sul do parque.

 

Alice In Wonderland

Alice In Wonderland

A escultura da Alice no País das Maravilhas é a mais famosa do Central Park. Já apareceu em alguns filmes e ela fica em uma das regiões mais frequentadas do parque, próximo do “Conservatory Water”, onde as pessoas praticam “modelismo naval”.

 

Strawberry Fields

Strawberry Fields

Beatlemaníaco ou não, vá ao Strawberry Fields. Fica em frente ao Dakota building (onde Lennon morou). Se você tiver sorte, poderá ouvir alguma homenagem ao líder dos Beatles, já que fãs se reúnem ali para cantar e tocar músicas da banda.

 

The Mall – Literary Walk

The Mall – Literary Walk
The Mall – Literary Walk

É chamado de roteiro literário porque ali se encontram as estátuas de figuras lendárias da literatura, como William Shakespeare, Sir Walter Scott e outros. Ah, tem até a estátua de Cristóvão Colombo… mas o que mais me chamou a atenção foram as árvores, são incríveis! Considero o passeio imperdível. É um dos cartões-postais de Nova York. Muitos filmes já foram gravados ali.

 

Bathesda Terrace e Bathesda Fountain

Bathesda Fountain
Bathesda Fountain

Um lugar muito bonito, perfeito para relaxar e tirar boas fotos. Nas redondezas há outros pontos interessantes, como o Lago e Fonte de Bethesda e sua escultura, Angel de Waters, que foi projetado por Emma Stebbins em 1873.

 

Wolfman Rink

O Wolfman Rink é uma pista de patinação de gelo, portanto é um local para ser visitado no inverno. Vale dizer que, a patinação no gelo no Central Park, é uma das atividades mais pitorescas para ser apreciada na estação mais fria do ano. Tá indo no inverno? Vá para o Wolfman Rink!

 

Belvedere Castle

O Belvedere Castle oferece uma vista panorâmica em quase todas as direções. É um grande mirante do Central Park.

 

Sheep Meadow

Sheep Meadow

É o point do Central Park. O Sheep Meadow é o “solário” do parque, é a parte preferida dos nova-iorquinos para tomar banho de sol, conversar com amigos, ler um livro…. o gramado é impecável e excelente lugar para relaxar – se é que você vai querer fazer isso, ainda mais estando com tempo limitado em Nova York.

 

Conservatory Garden

É uma das maiores atrações do Central Park. É um imenso jardim, com inúmeras flores, árvores, espécies… local perfeito para se sentar e ler, ou apenas para escapar por alguns momentos da furiosa Nova York.

 

Bow Bridge

Bow Bridge
Bow Bridge

É uma ponte de ferro fundida, sendo também um dos cartões-postais do parque, um dos locais mais visitados – e bonitos – do Central Park.

 

Central Park Reservoir – Jacqueline Kennedy

Central Park Reservoir

É o maior lago do Central Park e fica exatamente no centro do parque. É praticamente impossível não cruzar com o grande lago, já que ele ocupa uma área enorme. Vale bons clicks.

 

The Central Park Zoo e Tisch Children’s Zoo

Não é um grandioso Zoo, mas ainda assim pode ser um passeio bem interessante, tendo em vista que há espécies raras aos nossos olhos, como o urso-polar. Ao lado ainda tem o Tish Children’s Zoo, feito especialmente para as crianças.

Para saber mais, acesse o site: Central Park Zoo

 

Tá procurando hospedagem em Nova York?

Fazendo a sua reserva de hospedagem por aqui, você ajuda o Seu Mochilão.
É simples: ao reservar pelo Booking, uma comissão é repassada ao blog, mas você não paga nada a mais por isso.

Fotos: Acervo próprio e shutterstock.com

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • O Central Park é realmente um dos mais bonitos parques do mundo, e uma das coisas mais legais dele é que as estações são super marcadas: o verão, o inverno, o outono e a primavera são percebidos facilmente pela vegetação do local, é lindo e vale muito a pena. Excelente matéria !

  • Maravilhoso seu Blog. Simples e objetivo. Estive em Nova York uma vez e, com certeza, irei voltar outras vezes, pois, cada visita se descobre coisas novas. Viajar é gostos e temos que aproveitar a vida, porque ela é bem curta. Mesmo sem dinheiro, se nos planejarmos com bastante antecedencia e economizarmos um pouquinho dá para conseguirmos viajar sem problema algum, mesmo com esse governo maldito querendo enfiar a faca na gente.

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado