Feira de Tristán Narvaja: de frutas a antiquários

3992

A Feira de Tristán Narvaja é uma popular e tradicional feira de rua que ocorre todos os domingos na capital uruguaia, em Montevidéu.

A feira se localiza no bairro de Cordón, mais precisamente na Rua Tristán Narvaja e se estende por várias outras quadras, bem no coração da capital.

O nome da feira é uma homenagem ao advogado argentino Tristán Narvaja, que teve uma relevante participação na história do Uruguai, em meados do século XIX. A grande feira teve início na Praça Independência em 1909, mas ao longo do tempo ela foi migrando e já faz muitos anos que permanece no espaço atual.

Feira de Tristán Narvaja

A feira chama a atenção não somente pelo seu tamanho, tampouco por sua tradição de 105 anos, mas por conter de tudo, desde frutas, discos, livros, temperos, antiquários, animais – alguns bem exóticos – e até pequenas tendas de comidas típicas.

Feira de Tristán Narvaja

Domingo é um dia totalmente morto em Montevidéu, então o passeio é bastante válido. Não se trata de uma feira organizada, mas de fato há muita coisa interessante para olhar e algumas poucas para ousar comprar. Além do mais, é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura e costumes uruguaios. É como dizem: quer conhecer a cultura local? Visite o mercado ou alguma feira livre. A Feira de Tristán Narvaja é ideal para isso.

Feira de Tristán Narvaja

Tenho grande apreço por antiguidades e só fui achá-las entre as ruas Uruguay e Paysandú. Por essas bandas também encontrei algumas livrarias, lojas de discos e o todo o charme da feira – pelo menos em minha opinião. Durante o passeio me recordei da feirinha da Benedito Calixto, em São Paulo. Em alguns momentos elas são bem parecidas.

Feira de Tristán Narvaja

O legal da feira, além de todos os souvenirs, é encontrar pessoas de todos os cantos, embora não seja uma feira totalmente voltada para o turismo, já que muitos uruguaios aproveitam o passeio para fazer compras de alimentos e também passear com a família.

A Feira de Tristán Narvaja é colocada por alguns guias como passagem obrigatória, porém, alguns adoram, outros detestam. É difícil fazer uma análise e colocá-la como imperdível. O fato é que a feira é grande, tradicional, muvucada e possui objetos para todos os gostos. Se você tiver tempo sobrando em Montevidéu, o passeio pode reservar grandes surpresas.

 

Feira de Tristán Narvaja

Local: Bairro de Cordón – Rua Tristán Narvaja.

Melhor horário: entre as 10h e 14h.

Como chegar: Através da Avenida 18 de julho.

Passeio gratuito



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


3 comentários em “Feira de Tristán Narvaja: de frutas a antiquários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *