Chapada dos Veadeiros Goiás

Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso: a identidade da Chapada dos Veadeiros

Não dá para passar na frente e não entrar. São inúmeras tendas com produtos típicos da região do cerrado. A Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso de Goiás é um universo místico que merece ser explorado pelo viajante. Lá, é a oportunidade de conhecer essência da Chapada dos Veadeiros.

Flores, frutas da região, sucos, ervas, incensos… É tanto cheiro bom, que passei vários minutos resgatando lembranças da minha vida com cada fragrância. A feira não é feita somente de barraquinhas, muitos expositores — grande parte, por sinal — espalham seus produtos no chão, dando um ar indiano ao local. É inspirador.

Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso

Costumo dizer que para se conhecer verdadeiramente um lugar é preciso visitar o mercado da região, mas não estou falando de supermercados, falo sobre os mercados municipais ou até mesmo feiras a céu aberto, sabe? São nesses locais que encontramos a cultura e a verdadeira atmosfera da cidade que estamos visitando. A Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso de Goiás proporciona isso. Pra mim, é um roteiro indispensável.

Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso

O curioso é que, não vi nenhum guia de viagem mencionar a feira, aliás, nem mesmo o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) falou sobre o local. É até estranho, porque ali possui um enorme potencial para o turismo, digamos, místico e alternativo.

Mas a Feira do Produtor Rural vai além, é uma mistura de gente diferente, de pessoas de todos os lugares do mundo que escolheram a Chapada dos Veadeiros como morada. Diversas figuras chamam a atenção, e até os mais céticos vão sentir uma energia diferente. Difícil explicar.

Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso

Não encontrei nada a respeito sobre a história da feira, mas posso dizer que o local é a memória da região e, naquele ambiente, muita coisa legal pode ser vista, inclusive a identidade da Chapada dos Veadeiros.

Feira do Produtor Rural

Rua Joaquim Costa, duas ruas acima da Av. Principal (Engenheiro Valadão).
Funcionamento: Terça-feira, das 16h às 18h. Sábado, das 7h às 12h.
Entrada Grátis.

Artista da Capa e Música (Amor es Libre): Javier – Jungle Volador

posts-chapada

Obrigado por ler até aqui! Mas deixa eu te perguntar, quer conhecer a Chapada dos Veadeiros de pertinho? Pergunto isso porque o nosso post-guia possui todas as informações necessárias (todas mesmo, eu juro) para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.

Amigo viajante, você também pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa BárbaraCataratas dos CourosVale da Lua, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).

Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as AlmécegasCristaisLoquinhas, Poço Encantadoe Anjos e Arcanjos.

Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

3 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado