Chapada dos Veadeiros Goiás

Gota Sat Som: um espaço de música e silêncio na Chapada dos Veadeiros

Gota Sat Som
Gota Sat Som

Nem só de cachoeiras vive a Chapada dos Veadeiros. Ainda bem! Não fui ao cerrado para curtir uma viagem monotemática, fui pra lá para buscar experiências e novas vivências. E foi assim que encontrei a gOta Sat Som, um ambiente onde há silêncio, músicas, mantras, meditação e harmonia.

A gOta Sat Som impressiona logo de cara, a arquitetura nada convencional instiga a curiosidade de qualquer viajante. Na entrada, uma placa sinaliza que o local é aberto ao público e que ali é um espaço dedicado ao ouvir. Encarei como um convite irrecusável. Entrei.

Gota Sat Som
Entrada da Gota Sat Som

Na porta, encontrei Geetika, a guardiã da gOta – termo que encontrei no site deles. Lá, ela canta mantras, cantos sagrados, toca instrumentos raros e propõe vivências de som e respiração. Muito interessante. E, independente da inclinação religiosa do visitante, é um lugar onde todos são bem-vindos. O que vale é a experiência e o desejo do bem.

Para entrar, tive que retirar o calçado. Recebi também a orientação para escolher um lugar para me sentar. Antes disso, coloquei o valor de R$ 20 em um vaso de cristal. Em seguida, o silêncio absoluto. O chão estava espalhado de colchonetes e almofadas. Uma luz amarelada e fraca tomava conta do ambiente. A acústica da gOta chamava a atenção, onde até o pensamento parecia ecoar.

Gota Sat Som - Chapada dos Veadeiros
Visão interna da Gota

Em poucos minutos já me sentia familiarizado e à vontade no local. Algumas outras pessoas chegaram. Não havia conversa. Era o instante de relaxar. Não sei dizer quantos mantras ela cantou, só posso afirmar que todos que estavam ali foram envolvidos em uma voz relaxante. Não há adjetivo que defina, e nem exagero nesta descrição. Foi muito bom.

Depois disso, fomos convidados a permanecer e conhecer o Projeto VibrA.

Gota Sat Som - Veadeiros
Alguns dos instrumentos utilizados

Foi sorte estar por ali e de certa forma um privilégio, o Projeto VibrA é um trabalho musical holístico de vanguarda nascido na Argentina. Trata-se de uma Embaixada de Paz itinerante dedicada ao despertar da consciência. Com mais de 8 anos de estrada e guiado pelo seu criador Pablo M Robles junto a Flor A. Claros, vem realizando experiências em diversas cidades da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

A experiência foi interessante e profunda, foram mais de duas horas em uma verdadeiramente viagem meditativa regada a som de tambores, flautas, cantos harmônicos, mantras e diversas outros sons que não sei classificar. Havia, ainda, muitos aromas e diversos outros estímulos sensoriais. Fascinante.

Foto: Projeto VibrA
Foto: Reprodução | Projeto VibrA

Saí anestesiado da meditação e com a certeza de que a Chapada dos Veadeiros renderia boas vivências.

Gota Sat Som

Local: Estância Alto Paraíso | Ao lado da Pousada Mirante
Tel: (62) 9630.1512
Horário de visitação: Aos sábados, das 16h às 20h e aos domingos, das 10h às 13h.
Valor: R$ 20,00 
Tempo de visitação: Apresentações de 40 min. 

Site | Fanpage

Projeto VibrA

É um trabalho itinerante.

Site Fanpage

Gota Sat Som
Gota Sat Som
posts-chapada

Tá indo para Chapada dos Veadeiros? Espero que sim (porque lá é sensacional). O nosso post-guia possui todas as informações necessárias (todas mesmo) para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.

E olha só, viajante, você pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa BárbaraCataratas dos CourosVale da Lua e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).

Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as AlmécegasCristaisLoquinhasPoço Encantado Anjos e Arcanjos.

Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Rafa,que olhar fascinante a cada detalhe, eu amo o seu blog e sou apaixonada por sua visão aos novos lugares e pessoas que vc conhece e compartilha conosco!!
    Obrigada pelas postagens e por dividir um pouco de tudo o que aprende em suas viajens!

    • Olá, Ana. Tudo bem? Muito obrigado pelas palavras, são elas que me motivam continuar este trabalho. É um encorajamento enorme, por isso o agradecimento é todo meu! 🙂 Fico feliz que tenha gostado, espero também que possa vivenciar algo parecido. Foi muito bom! 🙂 Um beijo!!

  • Obrigada você Rafa!
    Sim, tenho esse desejo, acho um máximo esse espirito aventureiro de colocar a mochila nas costas e estar disposto a conhecer um pouco de tudo o que esse mundo nos oferece! Conhecer novas pessoas e lugares que são incríveis e nos agregam tanto.
    E tenho certeza que deixam muita saudade né rs rs rs
    Enquanto não tive o privilégio de vivenciar algo parecido, acompanho seu trabalho e suas viajens.
    Fico aqui sonhando com as minhas… Que um dia Vivenciarei SIM!!!!
    Li sobre o projeto “Expedição Andina”. Ah que sonho!

    Parabéns e muito sucesso!!!

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado