O Monte Roraima – Um pouco sobre o mundo perdido

2186

O Monte Roraima está na terra dos Pemons, na tríplice fronteira de Venezuela, Guiana Inglesa e Brasil, situado na região do Planalto das Guianas, no norte da América do Sul. O acesso terrestre ao Monte Roraima se faz pela Venezuela, na região do “Gran Sabana”, com entrada pelo Parque Nacional Canaima. O Monte Roraima é o mais alto da cadeia dos mais de 100 Tepuis, que são caracterizados por gigantescos tabuleiros com paredes altas e totalmente verticais. Ainda hoje, os tepuis permanecem praticamente inexplorados, o que torna o Monte Roraima mais místico e encantador.

tepui

O grande tabuleiro é cercado por penhascos de aproximadamente 500 metros. Do lado norte do Monte Roraima os paredões são divididos em duas quedas verticais, cada uma com cerca de 400 metros de altura. Deslumbrante!

A descoberta aconteceu somente em 1884, mas o turismo iniciou-se mesmo nos anos 80 e, desde então, se tornou o sonho para os praticantes de trekking. A verdade é que muitos ainda desconhecem a existência do Roraima, o que é ótimo para os adeptos de viagens exóticas e de contato extremo com a natureza.

turismo-monte-roraima-06

É óbvio pensar que o nome do Monte Roraima seja devido ao Estado de Roraima, certo? Errado! É exatamente o contrário, o nome do Estado partiu do Monte Roraima, que tem origem nas palavras “roro”, “rora”, que significa verde, e “ímã”, que quer dizer serra, monte, no idioma indígena ianomâmi, formando “serra verde”, que diz respeito ao tipo de paisagem natural encontrada na região. Deu pra entender?

 

posts-roraima

Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice!



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


Um comentário em “O Monte Roraima – Um pouco sobre o mundo perdido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *