Chapada dos Veadeiros Goiás

Semeando a biodiversidade – A Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros

Feira de Sementes e Mudas
Feira de Sementes e Mudas

A Chapada dos Veadeiros é uma região privilegiada no Centro-Oeste brasileiro, um lugar que se encontra inigualável biodiversidade, grande endemismo e áreas bastante preservadas. É, portanto, um território estratégico para a conservação do cerrado e das águas brasileiras. Este alto nível de preservação deve-se em parte à cultura rural tradicional ainda presente, já que por ali vivem diversas comunidades raízes e agricultores familiares, além da presença Quilombola, conhecida também como Território Kalunga.

Desde o final da década de 90, diversos assentamentos da reforma agrária foram implantados no cerrado — o processo ainda continua — e boa parte desses agricultores está interessada em produzir alimentos agroecológicos, abordando os processos agrícolas de maneira ampla, não só visando maximizar a produção, mas também otimizar o agroecossistema — incluindo componentes socioculturais, econômicos, técnicos e ecológicos.

Foto: Unb Cerrado | Banca de Troca de sementes
Foto: Unb Cerrado | Banca de Troca de sementes

Neste sentido,  por iniciativa de algumas instituições que compõem a Rede Pouso Alto Agroecologia, a Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros vem sendo realizada com o propósito de apoiar o fortalecimento da cultura tradicional e da sustentabilidade, além de fortalecer a conservação do cerrado, a manutenção da agrobiodiversidade regional e o investimento em uma boa alimentação.

Desde 2011, a Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros reúne agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pequenos produtores, indígenas, quilombolas, representantes de comunidades locais e do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores, proporcionando um rico ambiente de intercâmbio de experiências e troca de saberes.

A feira reúne todos os tipos de plantadores e oferece a todos a oportunidade de resgatar e multiplicar estas sementes com valor inestimável. São 3 dias respirando ecologia e discutindo a soberania alimentar. 

Banca de Troca de sementes
Foto: Unb Cerrado | Banca de Troca de sementes

Além do encontro para a troca de sementes e mudas, o evento oferece para os visitantes e agricultores uma programação com diversas atividades, como: oficinas, palestras e comercialização de produtos.

O encontro é anual, acontece no mês de setembro e é realizado na cidade Alto Paraiso de Goias, que tem como objetivo fortalecer a rede de conservação, difusão e troca de sementes crioulas, florestais e divulgar as tecnologias e práticas agroecológicas na região.

Feira de Sementes - Chapada dos Veadeiros
Foto: Jéssica Lima

Para mais informações, acesse:

Blog | Fanpage

Foto Destaque: Guilherme Albuquerque

Jéssica Lima

Vivi a faculdade da vida, natural de Manaus-AM, mas se considera uma cidadã do mundo. Aventureira, apaixonada por fotografia, viagens, pôr do sol, natureza, pessoas. Pisciana nata, filosofa barata e proclamadora do amor incondicional. Adora escrever sobre suas ‘estórias” vividas.

Post da colaboradora Jéssica Lima, 20 | jessikpallotini@gmail.com

posts-chapada

Quer conhecer a Chapada dos Veadeiros de pertinho? O nosso post-guia possui todas as informações necessárias (todas mesmo, eu juro) para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.

Amigo viajante, você também pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa BárbaraCataratas dos CourosVale da Lua, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).

Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as AlmécegasCristaisLoquinhasPoço Encantado Anjos e Arcanjos.

Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado