Rio de Janeiro Trekking & Aventura

Praia do Sono à Praia da Ponta Negra – Trekking – RJ

Acessível apenas por trilha e com uma ligeira caminhada de 5/6 horas (8,4km), o trekking das Laranjeiras até a Praia da Ponta Negra é acompanhada de rara beleza natural. As praias (Sono, Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra) são de areias finas e águas transparentes, mas a Cia é mesmo junto à mata atlântica, aos bichos e a infinidades de bromélias.

03

04

Chovia na noite do dia 30 de dezembro de 2012, a praia do Sono estava bastante agitada e o bar do Reggae fervia, como não poderia ser diferente. A garoa virou chuva forte e depois tempestade e foi nessa hora que a luz acabou.

A falta de energia não limitava ninguém de nada naquela praia, o palco que receberia um show já estava encharcado, mas o violão comia solto debaixo das lonas do bar. Era minha quarta noite na praia do Sono e já não aguentava mais cerveja – ainda mais quente – e ainda eram 20h30min. As conversas não estavam tão interessantes naquela noite e tomei a sábia decisão de ir pra minha barraca mais cedo. Sob a luz de uma lanterna continuei com a leitura do livro “La Ciudad y Los Perros” e não ouvia mais nada além da chuva forte batendo sobre a lona que cobria a minha barraca. Poucos minutos depois fechei meu livro e dormi.

02

01
Meu colchão de presidiário não me fazia ter noites maravilhosas de sono, mas permitia que eu recuperasse do cansaço e isso já era suficientemente bom, afinal estava acampando e mesmo diante a toda aquela chuva minha barraca permanecia em pé e seca.

Acordei às 5h50min e ouvia suavemente as ondas do mar, levantei bem disposto e sem um pingo de cansaço ou sono, driblei as barracas até chegar à praia e vi que faria um dia de sol. Notei naquele momento a oportunidade única de fazer a minha trilha tranquila até a Praia da Ponta Negra.

07

06

05
Arrumei minha mochila de ataque e fui caminhando pelo meio da praia, no caminho me deparei com urubus enormes que se alimentavam dos peixes mortos trazidos pelo mar, mas não encontrei ninguém, só via barracas fechadas e nada mais. Era o que eu procurava: sossego.

No final da Praia do Sono existe o acesso para a travessia até a praia de Antigos e essa é a parte mais exaustiva da trilha, porque é uma subida bastante chata, mas depois é só alegria, a paisagem vista de cima é de encher os olhos e a parte boa da caminhada começa ali. As praias de Antigos e Antiguinhos são maravilhosamente selvagens, além de perfeitas para se refrescar ou apenas para curtir a paisagem. Para que ter pressa, né? Após a praia de Antigos a trilha fica ainda melhor, a mata fica mais fechada e a sensação de estar no “meio do nada” instiga o espírito aventureiro.

09
Ao andar por aquela trilha me deparei com diversos bichos, e o que mais me chamou à atenção foi um lagarto de coloração laranja, mas não consegui tirar a foto dele, infelizmente. A vantagem de fazer trilha sozinho ou com poucas pessoas é a possibilidade de curtir mais o ambiente e de certa maneira ficar mais próximo de si. E era isso que eu estava procurando nessa viagem ao RJ.

08
Depois da Praia de Antiguinhos existe uma simpática cachoeira para refrescar e esfriar o sangue. Coloquei minha mochila sobre as pedras e entrei naquela água que estalava de gelada, mas era impossível deixar de entrar, a partir dalí a trilha tem duração de 30 minutos.
Ao chegar na Praia de Ponta Negra me deparei com um quiosque que estava sendo aberto naquele momento e não hesitei e logo pedi uma coca gelada, o gosto da recompensa foi aquele.

012

013
Sentado na areia de Ponta Negra conheci duas irmãs de Niterói, Flávia e Alice e passamos umas horinhas conversando sobre viagens e cidades. Recebi o convite de passar o ano novo com elas, mas a preguiça de migrar a parafernália da Praia do Sono até lá me fez desistir da ideia, mas agradeci de coração aberto o convite e despedi das duas com um abraço.

013
O retorno até a Praia do Sono foi “chutado” só parei para comer um miojo crú e depois segui sem olhar pra trás. Apenas na última etapa da trilha me deparei com pessoas e naquele momento vi o pesadelo e o desprazer que seria aquela trilha congestionada.

 


O que levar para a trilha na praia do sono:


O que vestir:


Informações Adicionais:

Protetor Solar
Repelente
Água (900ml)
Óculos Escuros
Boné
Máquina Fotográfica
Lanche
Camisa Leve
Tênis de Trekking (mas da pra fazer de chinelo)
Bermuda
Roupa de banho por baixo
Pontos de referência: Inicia-se no canto esquerdo da Praia do Sono
Sinalização turística: Não sinalizado, mas da para fazer sozinho
Tipo de piso: Chão batido
Visita: Autoguiada livre
Classificação: moderada, caminho de terra e trechos íngremes.

 

Como chegar?

A praia do sono está próximo à Trindade e 40min de Paraty e seu acesso é feito das seguintes maneiras:
No terminal rodoviário de Paraty tem a linha 1040, sai de hora em hora e tem o valor de R$ 3,70.

Trilha: O caminho é bem tranquilo e se faz a partir da Vila do Oratório – Próximo ao Condomínio Laranjeiras e tem aproximadamente 4km de percurso até a Praia do Sono.
Fiz essa trilha com 18kg nas costas e sofri um pouco, por isso avalie sua condição física e o peso da bagagem.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

15 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • eu fiz essa trilha. mas ao contrario vim de Parati Mirim ate o sono em 4 dias bem legal.

  • Estava no Sono nesse mesmo dia.
    Você contando me fez lembrar do quão foi maravilhosa essa viagem, onde conheci minha esposa.
    E aquela noite sem energia e muita chuva, quem comandava o violão era eu, junto com um amigo de SP. Mta vibe irmão!!!

    abraçoss

    Boas lembranças!!

  • Olá!
    Somos do RJ e vamos passar o ano novo nessa maravilhosa praia do sono <3 Já conhecemos e voltaremos sempre que possível. Queríamos fazer essa trilha até ponta negra… quanto tempo de caminhada até lá?
    Good Vibes!!!

  • Olá Rafa, adorei seu post, fiz essa trilha também no mesmo dia, mas como estava cansada da noitada na barraca com vodka e afins, peguei ela congestionada e com um sol de rachar! Não cheguei a ir até ponta negra, mas esse ano pretendo voltar e fazer ela do jeito que escreveu hahaha VAZIA!

    Amei as fotos!

    Beijos

  • Oi Rafael,
    Estou indo para Praia do Sono nesse feriado fazer esse caminho maravilhoso!
    Você sabe me dizer onde deixar o carro?
    Tem estacionamento na Vila antes da trilha? É seguro? Quais são as opções?

    • Olá Anne. Em laranjeiras tem estacionamento, mas sobre a segurança e tal, não sei dizer. Só vou de busão e acabo não me ligando muito nisso. Boa viagem pra vcc! Um beijo!

  • Fala Rafael, sou eu o Lino, precisamos fazer outras trilhas você sabe se dá para fazer esta trilha de ponta negra x praia do sono?

    E suas dicas em outras trilhas que pesquisei no seu blog ajudou muito obrigado.

  • Fala meu amigo, eu de novo, fala para mim é seguro deixar o acampamento montado no Camping e sair nas trilhas só com mochila de ataque, (obs) no mês 08 não deu certo de eu ir kk

  • Obrigado meu amigo, vamos marcar sim tem duas trilhas relativamente próximo da minha cidade é curta, porem agradável para pernoitar contemplar o nascer e o poente do sol

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado