Filmes para inspirar sua viagem de mochilão

44862

Sabe aquele sentimento de véspera de viagem?  Pois bem, assistir um filme inspirador te proporciona uma sensação bastante parecida.

Fiz uma listinha dos filmes que aguçam os instintos de qualquer mochileiro. Espero que gostem das sugestões…

 

1 – The Way – O caminho de Santiago de Compostela

the-way

É um dos melhores filmes do gênero que já assisti. É bastante inspirador e nos faz pensar muito sobre o sentido da vida. Já assisti duas vezes e olha que nem gosto de repetir filmes.

Sinopse:

Tom é um médico americano que viaja para a França para recuperar o corpo de seu filho, Daniel, morto numa tempestade enquanto fazia o trajeto “El Camino de Santiago”, também conhecido como ” The Way of Saint James”, ou “O Caminho de Santiago”.Levado por sua profunda tristeza e pelo desejo de compreender melhor seu filho, Tom decide deixar sua vida californiana vazia para trás, e embarca em uma peregrinação histórica, numa combinação de luto e homenagem a Daniel, refazendo a trajetória de seu filho no “Caminho de Santiago”.

Durante a peregrinação, Tom encontra pessoas ao redor do mundo (e três em particular), todas sofrendo e à procura de um significado maior em suas vidas.Durante “O Caminho”, Tom descobre o significado de uma das últimas coisas que seu filho lhe disse. Há diferença entre a vida que vivemos e a vida que escolhemos.

 

2 – A Vida Secreta de Walter Mitty

mittyO filme por si só já é uma viagem. Diz muito sobre a vida, sonhos e realizações. Além disso, todo o enredo do filme tem a ver com viagem.

Sinopse:

Essa aventura hilariante celebra o verdadeiro potencial que existe em cada um. Walter Mitty (Bem Stiller, que também dirige o filme) leva uma vida repleta de experiências memoráveis… mas na sua imaginação. Na vida real, ele é um tímido processador de imagens na revista Life, medroso o bastante para não conseguir chamar ninguém para sair, nem mesmo sua colega de trabalho (Kristin Wiig). Mas quando seu emprego é colocado em risco, Walter precisa levar toda a ação de seus sonhos para a vida real, e assim perceber que não existe nada mais memorável do que viver.

 

3 – Livre (Wild)

wildSinopse:

Com o fim de seu cassamento e morte de sua mãe, Cheryl Strayed perdeu toda a esperança. Depois de atitudes descuidadas e destrutivas, ela toma uma decisão extrema: com quase nenhuma experiência, guiada somente pela determinação, ela caminha por mais de mil milhas da Trilha de Crest Pacific sozinha. WILD captura muito bem os terrores e prazeres de uma jovem mulher que luta contra tudo que é esperado de uma jornada que enlouquece, reforça e finalmente a cura.

Cheryl Strayed fez uma viagem incrível! Queria ser forte como ela!

4 – A Lendária Expedição Antártica de Shackleton

a-lendaria-expedicao-antartica-de-shackleton

Na verdade é um documentário show de bola e muito encorajador, bastante digno e a história mereceria uma produção de Hollywood. Melhor que o documentário, só o livro.

Sinopse

O ano era 1914 e os ingleses recentemente haviam perdido uma corrida contra os noruegueses para ver quem chegava primeiro ao ponto mais extremo do Pólo Sul, fincando pé na maior latitude desse hemisfério. Restava, porém, o desafio de conseguir atravessar de um extremo a outro o continente Antártico. Longe de ser um calouro na região, Sir Ernest Shackleton já havia chefiado duas missões ao Pólo Sul, onde reuniu experiência e reputação necessárias para sua terceira e derradeira epopéia.
Nessa nova empreitada, Shackleton reuniu uma equipe de 27 homens com as mais diversas habilidades, formações, caráteres, temperamentos, ambições. Uma equipe que partira com um objetivo de fazer história com seu pioneirismo, mas que ficou conhecida para sempre por sua bravura, coragem, tenacidade, companheirismo e uma incrível vontade de sobreviver.

 

5 – Um Planeta Solitário

planeta-solitario

Filme parado pra dedéu, mas é carregado de sentimento e com bastante ar de mochileiro. Pra quem vai viajar acompanhado, vale assistir para refletir.

Sinopse

Alex (Gael García Bernal) e Nica (Hani Furstenberg) formam um jovem casal apaixonado. Eles pretendem se casar, e alguns meses antes da cerimônia os dois fazem uma viagem pelas montanhas, com a ajuda de um guia. Mas eles se envolvem em um acidente violento com três moradores locais, transformando completamente a relação entre os dois.

 

6 – 180° South: Conquerors of the Useless

180-south-poster

Eu achei sensacional, mas sofri para baixar e achar a legenda. É de fato um filme para viajantes, por isso, afirmo: esse é obrigatório!

Sinopse

O filme narra a viagem que Jeff Johnson fez até a Patagonia, inspirada na lendária viagem de 1968 de Yvon Chouinard (fundador das marcas Black Diamond e Patagonia) e Doug Tompkins (fundador da marca The North Face), quando eles foram de carro até a Patagonia para escalar o Cerro Fitz Roy, conquistando a via Californiana.

Jeff inicia sua viagem em 2007 de veleiro, passando pela Ilha de Páscoa e seguindo até a Patagonia chilena, com o objetivo de escalar o Cerro Corcovado. Durante a viagem são feitas diversas reflexões sobre a maneira como a humanidade está se desenvolvendo, sobre os valores sociais, sobre os impactos ambientais gerados pelo homem, etc. O filme exalta o espírito de viajar, com bonitas cenas de vela, surf e alpinismo. As paisagens são incríveis, a fotografia é belíssima e a trilha sonora é ótima. Mas, acima de tudo, a mensagem deixada é forte e inspiradora. Vale a pena assistir!

 

7 – Na Natureza Selvagem

na-natureza-selvagem

Esse talvez seja o mais conhecido da lista, mas um dos melhores também. A história é sensacional e deixa uma mensagem que nos faz pensar. Vale muito a pena assistir.

Sinopse

Baseado na história real de Christopher McCandless, que aos 22 anos de idade resolveu se aventurar em meio à natureza, o filme Into the Wild é mais que uma simples crítica para nossa sociedade e nosso estilo de vida; é uma história de resistência que nós todos deveríamos nos inspirar.

Christopher nasce em uma família tradicional e bem sucedida da Califórnia, nos Estados Unidos, crescendo para ser um profissional bem sucedido e com todo o apoio de seu pai através de rígida educação. Chris realiza o sonho de seus pais e se forma em uma das melhores escolas de sua região com notas mais que suficientes para estudar em Harvard, para alegria de seu pai. Porém, seu filho resolve embarcar em uma aventura selvagem, doa todas suas economias para uma instituição de caridade, USS 24.000,00, abandona seus pertences capitalista e vai rumo a uma experiência que julga ser a verdadeira liberdade, sem a hipocrisia da sociedade para nos corromper.

 

8 – A Map For Saturday

a-map-for-saturday

É um filme que te encoraja a largar tudo para conhecer o mundo. Todos merecem ter um ano sabático e esse filme mostra mais ou menos isso.

Sinopse

Documentário sobre “Backpacking” e viagens de longa duração.
Quando se está viajando, todos os dias parecem sábado, muito mais se essa viagem for de volta ao mundo. Neste filme de 90 minutos podemos ver uma viagem por 26 países de 4 continentes, efetuada por Brook Silva-Braga, que deixou o seu confortável emprego na rede de TV norte-americana HBO para viajar pelo mundo durante um ano.
Durante esta experiência, vários outros viajantes cruzaram com Silva-Braga, os quais ajudam a contar a história dos lugares por onde se conheceram e a partilhar suas experiências.

 

9 – Diários da Motocicleta

diarios-de-motocicleta-poster03

É profundo, intenso, reflexivo e político. Além do filme possuir paisagens incríveis.

Sinopse

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

 

10 – The Art of Travel

art_of_travel

Filme bem legal e também merece ser visto, a sinopse diz tudo.

Sinopse

Conner Layne está prestes a embarcar na aventura de sua vida, não a que ele planejava. Ao descobrir que sua noiva está tendo um caso com seu melhor amigo, ele decide seguir sozinho em lua de mel. Ao embarcar para a América do Sul, ele começa a conhecer as maravilhas que o lugar tem para oferecer. Torna-se amigo de dois viajantes suecos e acaba tendo todos os seus pertences e dinheiro roubados. Após esta conturbada aventura ele encontra um simpático casal, Darlene e seu marido Christopher, que estão planejando atravessar o Darien Gap, uma faixa de 100 milhas ao longo da selva subdesenvolvidas que separa o Panamá e a Colômbia, em tempo recorde, com um grupo de desorganizados estrangeiros.

Conner decide se juntar ao grupo de aventureiros nesta jornada que tem como recompensa a paisagem perigosa e então, começa mais uma aventura, a aventura que realmente ele esperava.

 

11 – Last Stop for Paul

last-stop-for-paul

Uma simples comédia, mas que passa uma mensagem bacana e que nos faz querer largar tudo para viajar.

Sinopse

Dois indivíduos viajam durante duas semanas por tantos países quanto possível. Eles carregam as cinzas de um amigo durante a viagem e todos os problemas possíveis e imaginários. É uma realização única.
Este filme que foi filmado apenas com uma câmera e um orçamento muitíssimo reduzido ganhou mais prêmios em 2007 que qualquer outro filme independente. No total, ganhou 45 prêmios em festivais internacionais.

 

12 – A Terra da Lua Partida

filme_a terra da lua_ok

Não é bem um filme de viagem, mas achei bem interessante porque fala de coragem, de partida e tudo isso bem muito a ver com o espírito mochileiro.

Sinopse

No Himalaia, o velho nômade Sonam vive em uma das mais isoladas regiões do planeta. Apesar de já enfrentar severas mudanças em seu modo de vida, ele enfrenta agora o desejo de seu filho de abandonar os costumes de seu povo, repetido ao longo de gerações.

O jovem deixa claro para seu pai sobre a vontade que tem de ir para a cidade grande, mas uma briga em família é iniciada. O que o ancião não sabia e de alguma forma irá descobrir  é que por trás do sofrimento de ambos estava o fenômeno do aquecimento global, responsável pela seca e os males que vem afetando o seu povo.

 

13 – Albergue Espanhol

albergue espanhol

Achei o filme sensacional, ele mostra de uma forma muito clara a salada de culturas que experimentamos em um albergue, e faz quebrar qualquer paradigma que as pessoas tenham de hostel, albergue e etc. É um dos Tops dessa lista, com certeza.

Sinopse

Xavier (Romain Duris) tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. Um amigo de seu pai lhe oferece um emprego no Ministério da Fazenda, mas para assumir o posto o rapaz precisa saber a língua espanhola. Ele decide acabar seus estudos em Barcelona, para aprender a língua.

Para isso vai ter que deixar Martine (Audrey Tatou), sua namorada há quatro anos. Ao chegar em Barcelona Xavier procura um apartamento no centro da cidade e acha um em que deve morar com sete estudantes, todos estrangeiros. Com eles Xavier vai descobrir a autonomia e a sexualidade e iniciar a vida adulta.

 

14 – Conta Comigo

conta-comigo

Não é basicamente um filme de viagem, mas mostra algo que acontece com a gente quando viajamos: a autodescoberta. É um filme antigo, um clássico.

Sinopse

Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell). Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil.

Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio (Casey Siemaszko) e Charlie Hogan (Gary Riley) comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido. Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre.

 

15 – Lost In Translation

lost-in-translator

Sinopse

Bob Harris (Bill Murray) e Charlotte (Scarlett Johansson) são dois americanos em Tóquio. Ele é uma estrela de cinema e está lá para fazer um filme publicitário a um “whiskey” enquanto que Charlotte é uma mulher jovem que acompanha o seu marido fotógrafo “workahólico” (Giovanni Ribisi). Certa noite, Bob e Charlotte cruzam-se no bar do hotel.

Este encontro acidental rapidamente se transforma numa amizade surpreendente. Charlotte e Bob aventuram-se através de Tóquio, tendo por vezes encontros hilariantes com os seus habitantes e acabam por descobrir uma nova forma de encarar as possibilidades da vida.

 

16 – One Week

uma semana

Esse filme mostra o que todo mundo tem vontade de fazer: Largar tudo e cair na estrada. Gostei muito desse filme, a história é show e merece ser assistido.

Sinopse

Quando Ben Tyler é confrontado com sua mortalidade, ele decide fazer uma viagem através dos campos em sua motocicleta. Uma semana na vida desse homem que foge de uma vida infeliz, para tentar viver mais inteiramente.

 

E aí, gostaram?



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


121 comentários em “Filmes para inspirar sua viagem de mochilão

  1. Michelle

    Eu estava buscando dicas de filmes nesse estilo mesmo.
    A maioria dos sites publicam listas com filmes estilo Eurotrip, que ao meu ver, não se encaixa muito no tema.
    Sou apaixonada por “Na natureza selvagem” e vinha procurando filmes com a mesma intensidade, desses que despertam vontade de se aventurar por ai. Enfim, parabéns pelo post, fugiu bastante do clichê.

    Reply
  2. Walkyria

    Parabéns pelo post. Uma dica minha é o filme “O céu que nos protege” do Bertolucci, onde ele fala da diferença entre o turista e o viajante. Talvez não se encaixe na sua lista mas vale a pena conferir.

    Reply
  3. rafael frizzo

    Muito boas as dicas… excelente. no meu blog fal mais sobre ondas exóticas… tipo surf na rússia, islândia, ghana, dá uma conferida lá… www. ressacao. com. Grande abraço e parabéns pelo blog!!!

    Reply
  4. Marcos Oliveira

    Conteúdo muito bom e inspirador às viagens, aventuras, costumes, lealdade, independência e pragmatismo empírico diante das adversidades da vida e na volta das nossas origens de instrospecção do “EU” perdido há milênios com o advento das metrópoles e megalópoles, emergindo a real essência, necessária à verdadeira forma de viver a vida em sua pleniture!!!

    Reply
  5. Jivago Freitas

    Grande coletânea amigo! Dos que ainda não citaram gostaria de recomendar também a continuação de Albergue Espanhol, chamada Bonecas Russas! Além disso a trilogia que demorou a 18 anos pra ser concluída: Antes do Amanhecer, Antes do Por do Sol e Antes da Meia Noite, que estreitou recentemente nos cinemas! Na sua opinião, quais os melhores da lista que citou?

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá Jivago, tudo bem?
      Obrigado pelas sugestões,com certeza vou gostar.

      Difícil te falar qual mais gostei, mas vou citar 03:
      The Way
      180° South: Conquerors of the Useless
      e Albergue Espanhol.

      Mais uma vez obrigado. Um abraço

      Reply
  6. Pedro Ivo Souza

    Acabei de assistir The Way e achei muito bom! Obrigado pela recomendação! Sempre quis fazer o caminho de Santiago de Compostela e depois desse filme quero fazê-lo ainda mais! Continuarei seguindo as suas dicas e assistirei 180 South.
    Ps: para quem tem Netflix, esses dois filmes estão lá!
    Abraços

    Reply
    1. Murilo Alves

      Bom saber! Netflix é muito bom nessas horas! rsrs
      Quero fazer mochilão na Italia, não só nas grandes cidades, mas ir buscar no interior do pais os grandes mosteiros e vilas antigas.

      Reply
  7. Lênio Kauê

    Olá amigo,
    Na descrição do filme 180° South: Conquerors of the Useless
    tu diz que foi difícil encontra-lo para download e sua respectiva legenda também.

    Pode me indicar onde tu o baixou?
    se não puder publicar aqui, pode me enviar o link ou torrent por e-mail.

    Obrigado

    Reply
  8. kohls

    Fantastic goods from you, man. 301 Moved Permanently I’ve understand your stuff previous to and you’re just too excellent. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I can not wait to read far more from you. This is really a wonderful 301 Moved Permanently informations.

    Reply
  9. Carla

    Rafa… adorei as dicas! super a sua cara!! Into the Wild é fantastico e a trilha sonora então, nem se fala!!! O duro vai ser encontrar todos esses filmes agora! terei q assistir! bjo

    Reply
  10. Ivane

    Muito legal sua seleção Rafael. Para quem tem alma cigana como eu, desperta realmente a vontade de botar o pé na estrada. Valeu!!!!

    Reply
  11. Lilliane A. Araújo

    Adorei a lista de filmes! Valeu por compartilhar tantas informações bacanas! Não encontrei na net o filme The Way – O caminho de Santiago de Compostela. Você teria ele para disponibilizar aqui no site?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog.

    Reply
  12. Fernando Gonçalves

    A lista é muito boa, Rafael e seu blog esta de parabéns, mas tem uma produção equatoriana, chamada “Que tan Lejos” que vale muito a pena ser visto encontrei e baixei do “making-off” também sou um cinéfilo, e adoro sair para uns moxilões de vez em quando. E tenho uma pagina no face “Biblioteca Marginal, com dicas de filmes toda sexta o acervo é do café Colômbia, vale a pena conferir e se puder dar uma força na divulgação!!
    Trabalho com bibliotecas comunitárias de forma voluntária. agradeço!!

    Reply
  13. Paula Mello

    Eu adorei as dicas. Estou louca atrás do filme The Way e não consigo baixar e assistir em lugar nenhum. Tem como me enviar um link de algum site que tenha? Obrigada.

    Reply
  14. Ludmilla

    Adorei sua lista, Rafael.
    Estou prestes a fazer uma mudança de país para estudo, mas, embora não seja propriamente um mochilão, não quero perder a oportunidade de conhecer tudo o que estiver à minha volta.
    Assistirei todos os filmes que indicou para sentir um pouco desse ar de espírito livre.

    Obrigada 🙂

    Reply
  15. Cid

    Oi! Achei essa página por dicas de amigos pelo facebook e achei bem interessante.
    Gostaria somente de dizer que The Way é realmente um filme fantástico. Como você, eu tive que assistir umas duas ou três vezes de tão bom que é. Agora, “A Arte de Viajar” é meio decepcionante como filme. Criei uma baita expectativa e quando o filme terminou fiquei com um gosto ruim.
    Realmente, nesta tua lista eu acrescentaria “Antes do Amanhecer”. Um filme fala de uma das experiências mais românticas sobre viajar sem muitas pretensões.

    Reply
  16. SIMONE SILVA

    Rafael, excelente a lista! Super obrigada, vou ver cada um deles, ( exceto Diários de Motocicleta – já conheço ) só pela sinopse já aguça a vontade de conhecer, imagina então, após os filmes rs. Fascinada pelo seu blog. Parabéns!

    Reply
  17. Murilo

    Muito boa a lista, foi difícil achar filmes bons desse estilo, inclusive já estou tentando comprar alguns. Um outro bom que foi lançado recentemente é A vida secreta de walter mitty, apesar do Ben Stiller não ser o ator mais famoso pra filmes do gênero, o remake do filme ficou muito bom, e a sensação de liberdade é bem interpretada no filme. Obrigado de novo pela lista

    Reply
  18. Silene

    Ótima lista! Pode incluir “Everything is Illuminated” tbm. Só assisti a alguns dessa lista, mas agora quero ver todos!

    Reply
  19. Nadia Maeda

    Tive que comentar… Into the Wild (Na natureza Selvagem) é sensacional, fora a trilha sonora toda do Eddie Vedder.. Não temo como não se emocionar..
    Refletir sobre suas atitudes e escolhas que farão a diferença na sua vida. Ainda baseados em fatos reais..

    Dicas muito boas.

    Beijos

    Reply
  20. Jose Roberto

    Rafael Kosoniscs, gostei das dicas estava jutamente procurando por filmes assim, gostei de seu blog, sou estudante de designer de interiores e amo artes visuais,,,musicas,,coisas da vidas,,vc sabe,,pretendo planejar e fazer umas viagens por ai, e começar pela chapada dos veadeiros em goias, mais cara quero conhecer o Mt, Roraima, lindo de mais..

    Abraços

    J Roberto

    Reply
  21. Marcilo Pereira Teixeira

    Ahh! curti demais o blog brother.. sugestões de filmes ótimos, aliás estava procurando filmes assim.. mais motivação é do que preciso.

    Into the Wild foi o que me levou a achar esse blog.. 😉

    Parabéns pelo trabalho.. show de bola

    Abraço

    o/

    Reply
  22. Letícia Soares

    faltou na lista Vicky Cristina Barcelona, do Woody Allen, achei inspirador e me deixou com muita vontade de conhecer Barcelona rsrs

    Reply
  23. Adriano Chaves

    Tenho 2 filmes pra indicar pra vc Rafael, um deles é um filme mexicano chamado “Y tu Mama También”, de Alfonso Cuarón, esse filme conta a história de 2 amigos que resolvem fazer uma viagem da Cidade do México a uma praia que eles até então não conheciam. Esse filme foi boi bastante aclamado pela crítica e segue essa mesma linha de “road movie” com cenários belíssimos, vale muito a pena conferir. Outro filme que explora cenários bastante interessantes é o “The Way Back”, esse segundo filme já traz uma temática bastante diferente do primeiro, esse é baseado em fatos reais, na verdade o filme é bastante intenso, pois diferente de todos os outros filmes que foram citados aqui, esse conta a história de pessoas que embarcaram em uma longa caminhada em busca de liberdade no sentido mais literal possível, era questão de sobrevivência mesmo. A história gira em torno de um grupo de prisioneiros que escaparam de um gulag da Sibéria durante a Segunda Guerra Mundial. Fotografia belíssima, cenários de tirar o fôlego.
    Por favor, veja mesmo os filmes rsrs vc encontra pelo torrent, se precisar da legenda eu te envio. Grande abraço….acompanho sempre seu Blog, sou seu fã.

    Reply
  24. José Geomário Alves Pereira

    Essa lista e as sugestões dos comentários me deram uma lista de 27 filmes. Lista maravilhosa. Parabéns pela iniciativa. Forneci aos meus amigos e vimos juntos alguns deles. Porém, o que mais nos emocionou até aqui foi o “Na Natureza Selvagem” – filme inspirador com uma trilha sonora espetacular. Impossível não assistir novamente. Acompanhando sempre a lista.

    Reply
  25. Jânio Lima

    Rafael em dezembro deste ano com certeza e digo isso com muito entusiasmo e felicidade, começarei uma grande viagem cujo objetivo é dar a volta ao brasil em cima de uma bicicleta. Dei-me algumas dicas de mochileiros se souber. Abraços!

    Reply
  26. Marco Reis

    Outro filme que poderia entrar na lista é o Easy Rider. Não é apenas uma obra sobre motos. Também fala sobre o desprendimento e o improviso, que são características essenciais a toda aventura.

    Jack Nicholson faz uma ponta no filme, mas como ele é o cara, sua participação se tornou célebre.

    Esse filme é sobre a busca e a liberdade. Apesar de ter um final bem estranho, o filme é incrível. Super recomendado.

    Reply
  27. Vivian

    Boa tarde Rafael! Muito boas indicacoes, ano que vem estou planejando a primeira de muitas, pelo tao esperado Caminho de Santiago de Compostela. Entao, tenho acompanhado filmes “deste” tipo e acabei nao achando um que talvez tu possa me ajudar “Wild”. Nao acho de jeito nenhum online =( Desde ja agradeco muuuuito!!! =)

    Reply
  28. Alan Peterson

    Muito boa a lista, não assisti a todos ainda, portanto acredito que terei várias horas de diversão!

    Bom, ajudando com a lista, adicionaria o filme que acabou de estreiar no cinema: Livre (um dos melhores que já assisti)

    Outra dica é o filme Caminho da Liberdade, deveria estar nesta lista apesar de ser um filme de guerra, conta a história de pessoas que escapam de um campo de concentração russo na SIbéria e vão até a Índia a pé (baseado em fatos reais).

    Reply
  29. Gustavo

    Só vim ler sua lista agora e achei o máximo, e ainda acrescentaria o filme “A Grande Viagem” a ele. Nesse filme, que se passa inicialmente no Marrocos, um pai religioso e caretão decide viajar pra Meca antes de morrer e um filho ocidentalizado que não crê muito nos valores e tradições do Islã vai levando ele. é um dos melhores filmes de viagem que já vi, senão o melhor. Rolam muitos choques de valores e descobertas dos dois lados.

    Reply
  30. ALOIZIO MONTEIRO DE OLIVEIRA

    Rafa, inclua “Tracks”, “127 hours” e “Deliverance”. Depois darei outras sugestões.

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Aloizo, essa é uma lista feita há 2 anos. O post é apenas para 14 filmes, como o próprio nome diz. Agradeço as sugestões, embora discorde do filme 127 horas, acho que não é um filme que inspire nada.. Um abraço!!!

      Reply
  31. João Pedro

    Beleza, Rafael? Gostei muito da lista. Wild, em especial, é um filme que realmente mexe com a gente. “how Wild it was to let it be..” E a vida é assim né?!
    Albergue Espanhol, me passou a impressão de algo bem sujinho e desorganizado, eu realmente espero que minhas viagens sejam um pouco mais limpas.. rs Mas o final salva, porque mostra a decisão dele de não desapontar a criança com sonhos que ele foi, o último minuto do filme foi o mais importante.

    Eu não vou dizer que “faltou” tal filme, vou te indicar O Fantástico Hotel Marigold, que apesar dos protagonistas serem todos idosos, é um filme que inspira a buscar levar a vida que se quer, não importa o momento da vida, e ele transcorre na India, visual e trilha sonora bacanas.

    Abraço!

    Reply
  32. Alane Luzia da Silva

    Amo Diários de motocicleta ❤ A história do ser humano que inspira minha existência, motivo pelo qual quero lutar pelo direito dos necessitados.

    Reply
  33. João Paim

    Excelente lista! Valeu mesmo! Acho curioso apenas nenhuma dessas listas (apesar de entender que a sua possui outra proposta) citar o filme “A Praia” (do Danny Boyle).

    Reply
  34. Samantha Britto

    Acabei de assistir INTO THE WILD. É impossível permanecer o mesmo após mergulhar intensa e verdadeiramente na história e descobertas de Chris.
    Buscando me aprofundar e conhecer melhor os questionamentos levandados no filme, “caí” aqui no seu blog. Anotadas as indicações.
    Vc saberia dizer quais os títulos dos livros que Chris vai lendo em sua busca? Encontrei apenas:
    – “O Chamado Selvagem”, Jack London ; e
    – “Walden / A vida nos Bosques, Thoreau.

    Abraços, Samantha.

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá, Samantha. Tudo bem? Além desses dois que você cita, Chris também se inspirava em Leon Tolstói, mas não sei qual obra exatamente. Vou tentar procurar e se achar algo, te informo, Um abraço!

      Reply
  35. Helio Neto

    ótimo site, adorei! quando eu tiver idade suficiente para fazer um “mochilão” com certeza assistirei esses filmes e visitarei esse site de novo!

    Reply
  36. Jaqueline

    Vim parar no seu site buscando por mochilas no Google, cai nessa postagem e acabei de ver Wild.
    Nao foi nem identificação, rolou uma catarse.
    Obrigada por essa postagem.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *