Dinheiro

Viajando pela América do Sul sem o prejú do Dólar alto

Dólar alto é um dos maiores vilões na hora de planejar um mochilão para o exterior. Nos últimos meses vimos a moeda norte-americana atingir números estratosféricos, inviabilizando muitas trips por aí. Mas há opções de fazer uma bela viagem pelo nosso continente, gastando menos e sem a interferência do dólar. Veja o post: As razões para viajar pela América do Sul

Quando a viagem é pela América do Sul não se deve trocar o real por dólar. O ideal é fazer o câmbio no país de destino. Pode parecer óbvio, mas não é. Acontece é que muitos viajantes preferem levar o dólar como “moeda coringa”, já que ele é o salvador da pátria e dos perrengues imprevistos, além disso, muitos preferem viajar com cartão de crédito, que também não é a melhor opção.

 

Dólar alto? Use o real!

É raro encontrar casas de câmbio que trabalhem com moedas além do Dólar e do Euro. Aeroportos nunca oferecem as melhores cotações. A melhor alternativa é trocar o Real na capital do país de destino, seja Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Venezuela, Bolívia… Cidades que estão longe das capitais geralmente não são tão favoráveis para o câmbio, nesse caso o viajante terá que optar pelo risco da desvalorização ou já ir com o dinheiro trocado.

O problema não está necessariamente no valor do dólar, mas sim em sua instabilidade atual. Além disso, se o viajante utilizar a moeda norte-americana como moeda de troca, sofrerá perda de dinheiro em duas conversões (Real => Dólar => Moeda Local). Evite a operação de câmbio desnecessária. Caso queira saber mais sobre viagem e dinheiro, veja esse post: Como viajar com dinheiro? Cash, crédito, débito e travel-cheque.

 

Dinheiro no bolso

Talvez essa não seja a maneira mais inteligente de viajar, mas é uma boa maneira de se livrar da surpresa da fatura do cartão de crédito. Com o dólar instável, a velha mania de levar o dinheiro no bolso pode ser a salvação e a garantia de uma viagem tranquila e econômica. Viajar com a cash na mão é ter a certeza de quanto irá gastar.

O risco cambial sempre vai existir, mas o negócio é evitar ao máximo a perda de dinheiro. Seja qual for o estilo de viajar do mochileiro, a América do Sul é excelente opção com a alta do dólar, já que o continente reserva grandes surpresas e está preparada para receber todos os estilos de turistas, seja o aventureiro que busca experiências alucinantes, até o mais conservador que procura um destino mais voltado à cultura.

Tags

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

20 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • oi Rafael, tudo bem?
    Estou apenas com uma dúvida, não sei se pode me ajudar.
    Farei uma viagem em abril pela América do Sul, passando por Chile (atacama), Bolívia (salar uyuni, la paz, isla dl sol) e Peru (cusco, macchu picchu).
    No caso de Chile e Bolívia como passarei pelas Capitais até consigo procurar casas de câmbio e trocar o dólar pelo real, mas em Cusco, sabe me dizer se consigo encontrar facilmente?

    Obrigada!

  • Daniele, em Cuzco na Praça de Armas voce consegue varias casas de Câmbio, inclusive vc pode comprar algumas coisas com o real msm.

  • Boa noite! Vou pro Chile em junho, ver a copa amética. Estou vendo uma grande desvalorização do real frente ao peso chileno. Seria mais viável comprar dólar agora? Já q a tendência do dólar é de alta, inclusive frente ao peso chileno!

    • Jonathas, tem que pesquisar para saber. Dólar é coringa, mas você vai comprar dólar e já vai perder na conversão e depois perderá novamente na troca para pesos. Tem que colocar na ponta do lápis. Abs

  • Bom vou segunda feira para o peru, depois para aruba, preciso trocar o real por dolar as casas de cambio j estao fechadas, tem como trocar o Real por dólar no peru?

  • Rafael, boa noite.

    Vou fazer minha primeira viagem sozinha em maio de 2016 e gostaria de uma dica do melhor país da América do Sul para isso.

    Obrigada!

  • Olá Rafael! Vou viajar para Santiago, Atacama, La Paz e Cusco nessa sequência, vou levar real, você acha que consigo trocar real pelas moedas locais em todos esses lugares? Outra dúvida, vou precisar de um pouco de bolivianos antes de chegar em La Paz, você acha melhor eu trocar em Santiago ou no Atacama? Muito obrigada!

    • Oi, Larissa. Você conseguirá trocar sim, mas sugiro que leve uma quantia mínima de cada moeda para evitar perrengues. Quando fui à Bolívia, troquei uma quantia no aeroporto só para não passar sufoco no país, mas grande parte do dinheiro deixei para trocar em La Paz. Depende muito.

  • Olá Rafael, eu e meus amigos estamos querendo viajar pelo Peru na metade do ano que vem, mas estamos assustados com o dólar a 4 reais, você acha mais viável levar o real e trocar por soles lá em Lima mesmo ou o que me recomenda?

  • Pessoal, não caiam no descuido de viajar com real no bolso! Não estamos em um bom momento para isso. Viajei pra Colômbia com real e a melhor cotação que encontrei em uma casa de câmbio na capital Bogotá foi de 580 pesos! Sendo que a taxa de câmbio oficial é de 1 real = 780 pesos. A melhor opção nesse momento é levar uma cartão de débito. Você vai sofrer duas conversões, mas ainda irá perder bem menos do que levando real no bolso. Eu uso o OuroCard do BB, que apesar de cobrar taxa para saque, ofere uma cotação muito boa pra o dólar. Hoje o dólar turismo no BB estava de 3,85, enquanto a oficial estava de 4,05. Acreditem: A pior coisa que se pode fazer na hora de viajar nesse momento é sair com real de casa. Você sempre pensa que vai encontrar alguma casa de câmbio que te ofereça uma taxa similar a oficial, mas isso nunca acontece. Nesse momento o real é uma das piores moedas em América latina. Até o peso colombiano ou argentino estão valendo mais.

  • Olá Rafael, boa tarde!

    Viajarei dia 05/01 para Bolívia e depois para o Peru.

    Tenho 1.000 dólares comigo mas estou em dúvida se é melhor utilizar estes dólares que eu tenho ou trocar o real pelo boliviano para aproveitar que o 1 Real custa 1,7 Bol.

    Poderia me ajudar??

    obrigada desde já!

  • Oi Rafael, bom dia!

    Na sua opinião, qual melhor destino para usar o real, ou onde ele ele seja valorizado?
    Onde possamos aproveitar o que o lugar tem a oferecer, mas sem gastar além ou como se fosse trocar por dolar!
    Desde já agradeço!

    • Um lugar bom é o Brasil! Os países da América do Sul neste atual momento não estão tão favoráveis, mas depende muito do estilo de viagem que procura. Difícil te dar uma dica certeira. Um abraço!

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado