América do Sul

10 razões para viajar pela América do Sul

Viajar pela América do Sul é um privilégio. O continente possui atrações incríveis e, qualquer viajante, pode se dar ao luxo de conhecer e desbravar muitos países desse imenso território.

A América do Sul, ao longo dos seus 17.850.568 km², é dividida pelos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Essas 13 nações possuem riquezas singulares – e isso faz de cada um desses países, um destino imperdível.

 

As 10 razões para conhecer a América do Sul:

 

1 – Viajar pela América do Sul é barato

Viajar pelo nosso continente é barato! Frequentemente podemos encontrar promoções de passagens aéreas, principalmente para países mais próximos, como Argentina e Chile.

O valor de hospedagem é bastante acessível em toda a América do Sul, ainda mais se o viajante procurar albergues e hostels. Levando isso em consideração, o custo diário de uma viagem pelo Sul da América é de aproximadamente R$ 80,00 (hospedagem + alimentação). E claro, em determinadas regiões o preço pode aumentar – e também diminuir –, mas essa é uma média geral. Por conta disso, a América do Sul é também uma excelente opção para quem procura uma primeira experiência em viagem internacional.

 

2 – Amazônia

america-do-sul
Amazônia Venezuelana

Em nosso pais se encontra a maior floresta tropical do mundo. Sim, estamos falando da Amazônia. Sabemos que o nosso turismo interno não favorece muito, mas não podemos negar essa beleza da nossa terra, não é mesmo? Para ver a Amazônia não precisa necessariamente estar no Brasil, é possível conhecê-la também através da Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname.

 

3 – Praias

america-do-sul-praias
Praia do Atalaia – Fernando de Noronha

Não podemos deixar de citar as praias, que são uma das maiores belezas do nosso continente. Temos uma infinidade de quilômetros de areia e mar, e só no Brasil, temos praias para todos os gostos e estilos. Praias calmas, badaladas, praias de nudismo, praias para o surfe e diversas outras. Sem falar no Rio de Janeiro, que é um dos maiores cartões-postais do planeta.

Saindo do nosso território, temos os balneários alternativos do Uruguai, que apesar de possuírem águas geladas, são bastante freqüentados e interessantes. Mas se for para falar de praias bonitas, não podemos deixar de comentar sobre o Caribe Venezuelano e Colombiano, que são mundialmente conhecidos e visitados durante todo o ano.

 

4 – Ruínas

america-do-sul-ruinas
Tiwanaku – Bolívia – Puerta del Sol

Pra quem gosta de história e mistério, a América do Sul é o destino ideal! E por aqui podemos encontrar inúmeras ruínas, algumas tão misteriosas e interessantes quanto às Pirâmides do Egito.

Quando falamos em civilização antiga, logo imaginamos Machu Picchu, né? Mas fique sabendo, que existem muitos outros sítios arqueológicos espalhados pelo continente. Só no Peru, há diversos, por exemplo, Maras Moray e Ollantaytambo – ambos na região de Cusco. Cabe mencionar também, Caral e Chan Chan, localizados ao norte de Lima, tão ricos e interessantes quanto Machu Picchu. Deu pra perceber o quanto Peru é interessante?

Temos também a Ciudad Perdida, descoberta na Colômbia nos anos 70, que é uma das ruínas mais bem preservadas. E na Bolívia, existem as ruínas de Tiwanaku e Puma Punku – consideradas as mais intrigantes da América do Sul.

Temos que falar também da Ilha mais afastada do mundo, a Ilha de Páscoa. Famosa por suas estátuas de pedra e também por todo o mistério que envolve a construção dos moais – rostos.

 

5 – Neve

america-do-sul-neve
Valle Nevado – Chile

Que tal viajar para ver neve? A América do Sul é recheada de paisagens brancas, e nem é preciso ir muito longe para poder vislumbrar de um lindo cenário de gelo. Se aqui no Brasil é raro presenciar geadas, em outros países do nosso continente é bastante comum.

Podemos começar pela Patagônia Argentina, que é um dos lugares mais famosos para quem procura neve na América do Sul, além disso, é uma das regiões mais belas e selvagens da Terra.

No Chile há muitas cidades que oferecem experiências com neve, além da Patagônia Chilena e do tradicional caminho dos lagos, encontramos Pucón, um vilarejo pé de montanha totalmente encantador. Não podemos esquecer das tradicionais estações de esqui: Valle Nevado e Farellones. E se é pra falar de neve no Chile, temos que citar a famosa Cordilheira dos Andes, que atravessa toda a América do Sul, elevando seus picos nevados por milhares de km.

No Peru existe a Cordilheira Branca, onde é possível encontrar gelo e visitar glaciares incríveis. Na Bolívia é possível ter uma experiência em alta montanha. Chacaltaya está somente a 30 km de La Paz e possui a estação de esqui mais alta do mundo. Além disso, há também a possibilidade de conhecer Huayna Potosí, considerada uma escola para quem deseja fazer o primeiro trekking/escalada no gelo.

 

6 – Circuitos de trekking

america-do-sul-trekking
Monte Roraima

A América do Sul guarda diversos circuitos de Trekkings, que são mundialmente conhecidos por suas belezas excêntricas. Vamos começar pelas trilhas Inca e Salkantay, famosas por conduzirem até Machu Picchu, e claro, por serem lindas.

Há também os tradicionais circuitos “O” e “W” em Torres Del Paine, localizados na Patagônia Chilena. Esses trekkings são rotulados – por alguns – como os mais bonitos da América do Sul.

O circuito de El Chatén na Argentina também chama atenção, esse trekking é conhecido por possuir paisagens alucinantes e surreais. É o sonho para qualquer amante de caminhada.

Não posso deixar de falar do caminho mais exótico da América do Sul, o trekking para o Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira de Brasil, Venezuela e Guiana, em meio à Amazônia e tribos indígenas. É um dos lugares mais antigos da Terra.

Tem também o Trekking do Fim do Mundo, conhecido como Circuito Dientes de Navarino, que é um dos melhores e mais intenso trekkings da América do Sul. É feito em uma ilha “próxima” da Antártida, que faz dessa caminhada a mais desafiadora do nosso continente.

 

7 – Cataratas e cachoeiras

america-do-sul-cataratas
Cataratas do Iguaçu – Imagem: SXC – Cezar Perelles

Não podemos deixar de citar as Cataratas do Iguaçu, que são consagradas uma das Sete Maravilhas da Natureza – esse rótulo agigantou a sua importância dentro da América do Sul. A maravilha está localizada entre Brasil e Argentina, sendo constituída por 275 cachoeiras.

A maior cachoeira do mundo está no nosso continente: O Salto Angel – conhecido também como Cataratas Angel – possui 979 metros de altura e está localizada na Venezuela, na região do Gran Sabana, um lugar repleto de pequenas, médias e grandes cachoeiras.

E não da para deixar de mencionar uma cachoeira que quase ninguém conhece, mas que é uma das mais deslumbrantes do mundo: a Kaieteur. Ela fica na Guiana, no parque nacional Potaro.

 

 

8 – Ilhas e arquipélagos

america-do-sul-noronha
Fernando de Noronha – Morro dos Dois Irmãos

Ilhas, ilhas e mais ilhas. Sabemos que só no Brasil existem incontáveis, mas algumas chamam mais atenção ao longo da América do Sul. Vamos ver:

Vou começar pela ilha mais bonita do Brasil: a Ilha de Fernando de Noronha – em Pernambuco. Possui diversas praias, e as mais bonitas do país estão por lá. E já que estamos falando de Brasil, a Ilha Grande no Rio de Janeiro também merece destaque, além das inúmeras ilhas de Angra dos Reis, que são tesouros do Brasil – embora tenham donos.

Já citei a Ilha de Páscoa no tópico “Ruínas”, mas vale mencionar novamente, porque além de ser exótica, possui uma paisagem única e situa-se em um dos lugares mais misteriosos do planeta.

As remotas ilhas Galápagos do Equador também são ícones da América do Sul, não somente por serem “Patrimônio Natural da Humanidade”, mas por sua beleza exagerada. E por estarem na linha do Equador, é verão o ano todo!

Para fechar a lista: Los Roques. O arquipélago da Venezuela é umas das ilhas mais bonitas do mundo e está a apenas 176 km da capital Caracas. É o principal ponto turístico do Caribe venezuelano, junto à Ilha Margarita.

 

9 – Desertos

america-do-sul-atacama
Deserto de Atacama – Chile

O deserto mais seco do mundo está na América do Sul! Sim, estamos falando do Deserto de Atacama. Ele fica no Chile, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Além de ser riquíssimo de atrações, através dele é possível conhecer outro grande deserto: O Salar de Uyuni – o mais extenso deserto de sal do mundo, situado na Bolívia. Tanto o Deserto de Atacama, quanto o Salar de Uyuni, são roteiros imperdíveis.

Não existem somente esses dois desertos na América do Sul. Têm mais! Aliás, o maior deserto do nosso continente não é nenhum desses citados acima, acredita? O maior deserto do nosso continente é o Deserto da Patagônia. E claro, por estar naquela região, é um dos mais gelados do mundo, perdendo somente para o maior deserto do mundo: a Antártida – o deserto do Saara é o segundo maior do planeta.

Na Colômbia há o deserto de La Guajira, um encontro de deserto e mar, situado no extremo norte do país. É ainda um local pouco explorado, mas pode vir a ser um grande destino na América do Sul, porque beleza é o que não falta por lá.

E pra fechar: O Deserto de Nazca. Também conhecido como Deserto de Sechura, está localizado na costa norte do Peru. Ele não é famoso por sua área desértica, mas por possuir as famosas linhas, mundialmente conhecida como “As linhas de Nazca”, que são um conjunto de geoglifos, de origem – ainda – incompreendida pelo homem.

 

10 – A salada cultural

america-do-sul-cultura
Ruas de La Paz – Bolívia

A América do Sul não é só paisagem. A cultura presente em nosso continente é repleta de histórias, de idiomas e principalmente de tradições. Temos uma mistura de cultura nativa – dos povos que aqui habitavam – com europeus, principalmente espanhóis e portugueses. Além, é claro, de africanos trazidos na época da escravidão.

Podemos ter uma significativa experiência até mesmo no Brasil, já que de Norte a Sul encontramos um abismo de diversidade. Agora, imagine em cada país da América do Sul, em cada capital, cidade, vilarejo, comunidade e por aí vai. Deu para imaginar quanta riqueza?

Definitivamente o nosso continente é a mistura do mundo, é o lugar onde podemos ver facilmente os 5 continentes pisando a mesma calçada, numa mistura de cores, sabores, culturas e tradições. Essa é a América do Sul!

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

36 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Sempre vejo essas listas mas meio com ‘preconceito’ porque normalmente tem muito do gosto do autor e talz… mas você matou a pau, parabéns, ficou boa 🙂

  • Rafael, venho a cerca de duas semanas viajando pelo seu blog. Não me contive, principalmente após esse post, em vim te elogiar. Para que não falte motivação e amor nesse trabalho. Espero que não seja apenas teoria e que você possa realizar tudo que almeja, e viver na pele o que tu fala.
    Tenho 17 anos. Sou um amante da vida, curioso e estou me empolgando na questão mochileiro. Tenho muitas duvidas, empecilhos, incertezas e etc. Espero que nada me atrapalhe.
    Obrigado e parabéns.

    • Olá Gabriel, tudo bem?!
      Também desejo muito que nada do meu blog seja teoria. Cada post, cada parágrafo e cada linha, são escritas com o máximo desejo de conhecer o mundo, de desbravar cada esquina desse planeta. Esse tipo de comentário só faz reforçar ainda mais esse compromisso – essa promessa que carrego comigo – de que quero fazer dessa vida uma experiência fantástica. O blog antes de ser inspiração ou fonte de informação para as pessoas, ele é um combustível para que eu possa seguir em frente com meus planos. Muito obrigado pelo comentário, Gabriel. Essa página é a nossa via de comunicação. Obrigado mais uma vez. Um abraço.

  • Rafael, já fizemos boa parte do que você sugere e, em outubro faremos Desert0 de Atacama e Salar de Uyuni. Realmente é um privilégio viajar pela América do Sul. Valeu pelas dicas, que serão aproveitadas para as próximas.
    Abraço.

    • Olá Maria, obrigado pelo comentário. Espero que sua viagem para o Atacama seja incrível. E concordo que viajar pela América do Sul é um privilégio nosso. 🙂 Um abraço.

    • olá… também quero fazer esse roteiro em outubro/2014. vcs poderiam me dar alguma dica sobre o tempo nesta época e quais lugares devo conhecer? penso em 15 dias de viagem, q acham? obrigada!

      • Olá, Karina. Não entendi seu comentário. Esse roteiro não dá pra fazer em uma viagem, talvez nem em dez. Avalie seus gostos e pesquise conforme suas afinidades. Abs

  • Que lista incrível!
    Um dos meus maiores sonhos é conhecer todos os países da América do Sul. Nosso continente é muito rico e você conseguiu destrinchar bem tais riquezas. Parabéns!
    Beijos

    • Olá Thamires. A América do Sul é mesmo incrível, sou apaixonado pelo nosso continente. Há muito o que se fazer aqui, não é?
      Muito obrigado pela visita. Um bjo!

  • Fala rafa.. bom dia!!! Então estou pensando em fazer um mochilão com uns amigos em janeiro de 2015. O que me indica.. Começar por onde? e ir por onde? quais lugares conhecer? o que devo saber sobre as cidades e paises? Valeu!!!

    • Olá Kayo! Comece fazendo seu roteiro e estudando cada lugar que planeja conhecer. Sua pergunta é muito vaga, não tenho como te ajudar dessa maneira. Abs

  • Olá Rafa, adorei o post, está maravilhoso !

    América do sul é realmente espetacular e rica em diversidade.

    Beijos 😉

  • Olá Rafael,
    a uns quinze dias venho navegando em seu espetacular blog para conhecer mais sobre o mundo. Tenho 16 anos e apesar de ser jovem, meu maior sonho é poder conhecer todos os países do planeta. Seu blog serve de inspiração tanto para mim (que não tem muito apoio das pessoas ao meu redor) quanto para você, já que espero de coração que você consiga dar a volta ao mundo. (=
    Espero também que você nunca perca essa sua vontade de conhecer lugares e de nos mostrar lugares que nunca tinha nos passado pela cabeça (como por exemplo, a ruína de Tiwanaku).
    Obrigada e até outro magnifico post!!

    • Olá Fernanda! É esse o tipo de comentário que me faz continuar com o blog. Muito, muito obrigado pela visita. O intuito do blog é mostrar lugares e inspirar pessoas, e fico contente quando vejo que isso acontece. Espero muito que você também consiga fazer todas as viagens que planeja, de verdade! A vida ganha sentido quando realizamos nossos sonhos e viajar está totalmente associado a isso — pelo menos pra mim. Obrigado mais uma vez pela visita. É sempre bem-vinda por aqui. Um abração! Rafael Kosoniscs

  • Oi garoto!! Arrasou no post! Amei! Amo viajar pela América do Sul e tenho a meta de conhece-la por inteiro! Quero muito ir ao México e Ilha de Páscoa e o seu texto só me deixou com mais vontade ainda!! Legal demais! 😉 Bjo da Isa – LidoLendo.

    • Valeu, Isa! Receber sua visitinha é sempre uma honra, de verdade! 🙂 E viajar pela América do Sul é mesmo incrível, há muito o que conhecer, muito, muito muito. É pouca vida para tantos destinos — e pouco dinheiro também. kkk. Bjo, isa!

  • Rafael, vim aqui parabenizar o Blog.
    Tive os desejos de menino de conhecer o mundo e depois dos 18 percebi a responsabilidade de programar nossa viagem. Seu blog ajuda muito nesse sentido, nas dicas e inspirações para novas viagens, principalmente para que é apaixonado pela América do Sul….
    Parabéns mesmo!
    OBS: Esse ano vou ao Roraima, já estive em Santa Helena sondando o que precisa. \o/

  • Olá! Adorei seu blog, achei bastante informativo.
    Eu e mais 4 amigas vamos realizar um mochilão no período de Dezembro/Janeiro. O roteiro será Argentina – Uruguai – Chile – Bolívia – Argentina. Queria saber se é necessário já reservar todos os hostels em que vamos ficar ou se apenas a reserva do hostel inicial (no caso, na argentina) é o suficiente. Temos medo de reservar antes e não conseguirmos chegar nos dias marcados, entende?
    Gostaria de saber também a respeito das roupas necessárias nesse período na américa do sul.
    Desculpa te encher de perguntas hahahaha mas agradeceria se pudesse ajudar.

    Muito obrigada!! 😉

    • Olá, Beatriz. Tudo bem?
      Vamos lá. Sobre a reserva, não há necessidade de reservar antecipadamente, vocês podem fazer isso durante a viagem. Conforme a viagem for desenrolando, vocês vão reservando. Já as roupas, depende muito do lugar que vocês irão. Na argentina há geleiras e locais quentes, no Chile também e na Bolívia o mesmo.
      Pelo que vejo, seu roteiro precisa ser desenhado, pela quantidade de países acredito que reservaram no mínimo 40 dias, certo? Em todos os países citados há ambientes bastantes diferentes, não consigo te indicar uma roupa adequada. Desculpe não ajudar muito, mas eu começaria pela definição do roteiro de viagem. Um abraço

  • Rafael, amei o post
    Sou peruana e moro no Brasil
    Conheço alguns desses lugares maravilhosos e posso dizer que a America do Sul é realmente fantástica. Parabéns viu

  • Olá Rafael, estou planejando uma viagem ao Chile no meio desse ano, só que estou em dúvida se faço de carro ou de avião?! Sou estudante de geologia e gostaria de visitar muitos lugares, principalmente a Cordilheira. Como todo estudante a grana é meio curta, então gostaria da opção mais em conta. Gostaria de sua opinião tbm. Grata. Gostei muito do post!

    • Aline, com certeza de avião é mais barato. Sempre acontece de ter promoção ida e volta. Só ficar ligada. De carro sairia bem mais caro, sem a menor dúvida. Valeu pela visita. Um beijo.

  • […] Dólar alto é um dos maiores vilões na hora de planejar um mochilão para o exterior. Nos últimos meses vimos a moeda norte-americana atingir números estratosféricos, inviabilizando a trip de muita gente. Mas há opções de fazer uma bela viagem pelo nosso continente, gastando menos e sem a interferência do dólar. Veja o post: As razões para viajar pela América do Sul […]

  • Rafa tenho lido seus posts tem um tempo, são todos ótimos, parabéns!
    Estou pensando em fazer um mochilão sozinha pela América do Sul, será a primeira vez.
    Será que você poderia me dar algumas dicas por email?
    Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho!

  • Oi Rafa.. Vc tá de parabéns!! Todas as suas dicas são realmente muito legais…
    Bom.. Em outubro tô querendo ir para o Salar do UYUNI com meu marido… Ano passado fomos pro Atacama e não deu pra gente fazer o Salar..
    Minha dúvida é a seguinte: muita gente diz q o passeio de 3 dias no UYUNI é lindo, mas é perrengue!! . Que não tem uma infra legal nos lugares para dormir.. Sem água pra tô.ar banho e tal… Banheiros precários…
    Já outras pessoas dizem que ė perreegue, mas nada absurdo.. Que dá pra ir numa boa!
    Queria saber se realmente os hotéis tem infra estrutura ( falo de água pra tomar banho e banheiros) básica???
    Não procuro luxo, mas o básico..
    Vc me indica alguma agência pra fazer o passeio do Salar??
    Desde já agradeço..
    Bjussss

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado