Caminho de Santiago de Compostela

Caminho de Santiago de Compostela: distâncias e rotas

Caminho de Santiago de Compostela

“Qual a distância do Caminho de Santiago de Compostela?”, essa foi a minha primeira dúvida quando decidi pesquisar mais a respeito do lendário Caminho de Santiago. Acredito que essa seja também seja uma dúvida de alguns futuros peregrinos, por isso decidi criar este post, sendo uma forma de dividir meus estudos e meus planejamentos de viagem.

A verdade é que a distância do Caminho de Santiago é variada. O motivo é que existem diversas rotas e maneiras de fazer a longa peregrinação. Porém, há caminhos mais tradicionais e rotas menos comuns. Sabendo disso, a intenção foi trazer as principais possibilidades de se fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

Já sabe como viajar para a Europa? Confira o guia essencial para planejar a sua viagem.

As rotas e as distâncias do Caminho de Santiago de Compostela

Como mencionado acima, o Caminho de Santiago de Compostela é formado por diversos caminhos, todos na Europa, evidentemente. O início do caminho (pelo menos dos mais conhecidos) pode acontecer em três países: França, Espanha ou Portugal.

Continue lendo, mas talvez você se interesse em saber mais sobre o Caminho de Santiago de Compostela.

Caminho Francês

O caminho francês é a rota mais famosa, pode-se dizer que é o caminho clássico e tradicional. Geralmente, quando se fala no Caminho de Santiago de Compostela, é desse caminho que estão falando. Mas ainda assim há variações. Vamos a elas!

Saint-Jean-Pied-de-Port (início clássico)

O início do trajeto acontece na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, sul da França. O fim é em Santiago de Compostela. A distância dessa rota é de aproximadamente 800 km. Acredita-se que mais de 70% dos peregrinos fazem este trajeto.

Ainda que Saint-Jean-Pied-de-Port seja o início tradicional, muitos peregrinos preferem iniciar a caminhada em Roncesvalles, já na Espanha, a apenas 27km à frente do início clássico (citado acima). Sendo assim, o trajeto passa a ter a distância de aproximadamente 775 km.

O Caminho de Santiago de Compostela acontece essencialmente em território espanhol, mas o início da rota clássica acontece na França, em Saint-Jean-Pied-de-Port, próximo à fronteira espanhola.

Roteiro do caminho tradicional: Saint-Jean-Pied-de-Port / Roncesvalles / Zubiri / Pamplona / Puente La Rena / Estrella / Los Arcos / Logroño / Nájera / Santo Domingo de la Calzada / Belorado / San Juan de Ortega / Burgos / Hornillos del Camino / Castrojeriz / Frómista / Carrión de los Condes / Ledigos / Bercianos del Real Camino / Mansilla de las Mulas / León / Hospital de Orbigo / Astorga / Rabanal del Camino / Molinaseca / Villafranca del Bierzo / Cebreiro / Triacastela / Sarria / Portomarín / Palas del Rey / Arzúa / O Pedrouzo / Santiago de Compostela.

Caminho Podiensis

Pode-se dizer que a Via Podiensis é o Caminho de Santiago de Compostela menos conhecido, pelo menos entre os brasileiros. É uma rota pouco difundida até mesmo para os europeus. Inicia-se numa pequena cidade ao sul da França chamada Le Puy-en-Velay. Este caminho possui a distância de 820 km.

Roteiro do Caminho Podiensis: Le Puy en Velay / Monistrol D’Allier / Chanaleilles / Aumont Aubrac / Nasbinals / Saint Come D’Olt / Estaing / Conques / Livinhac Le Haut / La Cassagnole / Limogne En Quercy / Le Pech / Lascabanes / Lauzerte / Moissac / Castet Arrouy / Castelnau Sur L’Auvignon / Montréal Du Gers / Nogaro / Aire sur L’Adour / Arzacq Arraziguet / Arthez De Béarn / Navarrenx / Uhart Mixe / Saint Jean Pied de Port – após este trecho, o roteiro passa a ser o mesmo do caminho tradicional acima listado.

Caminho Espanhol

Caminho Aragonês

Este é o segundo Caminho de Santiago mais longo, pelo menos dos que tomei conhecimento para fazer este post. Além disso, é considerado o trajeto com paisagens mais diversificadas, encontra-se com o caminho tradicional após 165 km. Inicia-se em Somport, cuja distância até Santiago de Compostela é de 980 km.

Roteiro do Caminho Aragonês: Somport / Jaca / Santa Cruz de la Serós / San Juan de la Peña / Leyre / Sangüesa Sos del Rey Católico / Monreal / Eunate / Puente La Reina – após este trecho, o roteiro passa a ser o mesmo do caminho tradicional acima listado.

Caminho de la Plata

O Caminho de la Plata (Via de la Plata) também é pouco conhecido. Une-se ao Caminho Francês em Astorga (uma das opções). É considerado o trajeto mais longo, possui a distância de 980 km.

Roteiro do Caminho (Via) de la Plata: Sevilla / Guillena / Castilblanco de los Arroyos / Almadén de la Plata / Monestério / Fuente de Cantos / Villafranca de los Barros / Mérida / Alcuéscar / Cáceres / Cañaveral / Carcaboso / Aldeanueva del Camino / Fuenterroble de Salvatierra / San Pedro de Rozados / Salamanca / El Cubo de la Tierra del Vino / Zamora / Tábara / Calzadilla de Tera / Cernadilla / Puebla de Sanabria / Lubián / La Gudiña / Laza / Xunqueira de Ambia / Orense / Castro Dozón / Silleda / Santiago de Compostela.

Caminho Primitivo

Outra opção de fazer o Caminho de Santiago em pouco tempo é através do Caminho Primitivo, cujo trajeto acontece na cidade de Oviedo, sendo considerado o caminho mais difícil devido o excesso de subidas e descidas. Mas a rota é curta em comparação com as demais, possui a distância é de 315 km.

Roteiro do Caminho Primitivo: Oviedo / San Juan de Villapañada / Bodenaya / Campiello / Berducedo / Castro / Fonsagrada / Castroverde / Lugo / As Seixas / Ribadiso / O Pedrouzo / Santiago de Compostela.

O blog Viagens por Aí conheceu fez esse Caminho de Santiago.

Caminho do Norte

O Caminho do Norte é também bastante conhecido dentre os Caminhos de Santiago. Além disso, é considerado o Caminho mais bonito. O motivo? Por ser feito às margens da costa e por cruzar extensas faixas de areia sobre o Mar Cantábrico. A distância é de 825 km.

Roteiro do Caminho do Norte: San Sebastián / Zarautz / Deba / Markina / Gernika / Lezama / Bilbao / Portugalete / Castro Urdiales / Laredo / Guemes / Santander / Santillana del Mar / Comillas / Colombres / Llanes / Ribadesella / Colunga / Villaviciosa / Gijón / Avilés / Muros de Nalón / Soto de Luiña / Cadavedo / Luarca / La Caridad / Ribadeo / Godán / Mondoñedo / Abadín / Vilalba / Baamonde / Sobrado dos Monxes / Arzúa / O Pedrouzo / Santiago de Compostela.

O blog Viagem em Pauta fez este caminho e contou em um belo relato.

Caminho Português

De todos os Caminhos a Santiago de Compostela, o Caminho Português é o mais alternativo, cujo trajeto tem início na cidade do Porto ou Lisboa. É também um dos caminhos mais fáceis e rápidos, podendo ser feito em 14 dias (ideal para quem deseja fazer Compostela em pouco tempo). A partir do Porto a distância é de 240 km, já de Lisboa passa a ser de 640 km

O blog VagaMundos, de Portugal, tem um guia completão sobre este Caminho de Santiago.

O Caminho Português é o único que acontece essencialmente em solo lusitano, e chega à Espanha somente no fim da peregrinação.

Roteiro do Caminho de Santiago Português: Lisboa / Alhandra / Santarém / Golegã / Tomar / Alvaiazere / Rabaçal / Cernache / Mealhada / Águeda / Albergaria A Velha / Oliveira de Azeméis / Grijó / Porto / Vilarinho / Barcelos / Ponte de Lima / Rubiães / Valença do Minho / Redondela / Pontevedra / Caldas de Reis / Padrón /Santiago de Compostela

Mapa do Caminho de Santiago de Compostela: distâncias e rotas

Mapa do Caminho de Santiago de Compostela: distâncias e rotas

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

50 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Oi Rafael, boa tarde, Peregrino. Eu tenho 3 Compostelas de caminho, e 52 de pirapora. portanto caminho desde meus 15 anos, desde 1968… sou véio de estrada.
    Eu acredito que de SJPP saem menos de 50% por peregrinos. Tanto que Roscenvalles sempre cabe alguem que chega.. e o albergué lá nem é tão tão tão grande…
    Depois de Pamplona já saem mais, e de outras cidades mais e mais… e acredito que a grande massa mesmo, os chamados turisgrinos, saem de Sarriá. Eu posso estar errado… mas o caminho vai aumentando de trânsito a partir do final de nossa jornada…
    em 2020 farei meu penúltimo ou antepenúltimo caminho. Não farei em 21 pois o caminho vai estar abarrotado por se ano jubilar. pulo 21 e volto em 22… depois outros viráõ com certeza. é isso. Que o Grande Arquiteto do Universo continue ilumando sua vida e nosso caminho. sempre. tfa esiopoeta

    • Olá, Esio. Que comentário maravilhoso. Obrigado por passar tantas informações valiosas. Agradeço imensamente. Desejo o mesmo para ti, muita luz em seu caminho. Grande abraço!

      • Olá Rafael. Qual o caminho mais bonito…. Francês (saindo de Saint-Jean) ou Português (saindo de Lisboa)?

      • Oi Edson, como vai… eu não venho tanto aqui… por isso só hj vi que meu Amado Irmão deixou um recadinho para mim… e já faz um ano…. rsrsrsrsrsr Bem eu não fui em 2020 pela pandemia. Acredito que 2021 tbm nao será possível. Possivelmente o Grande Arquiteto vai dar um jeitinho em tudo para que 2022 a gente por lá esteja novamente.
        Sou do Oriente de Piracicaba e vc? deixo meu email – esiopoeta@bol.com.br – caso vc deseje entrar em contato… quem sabe um dia… possamos fazer juntos, a Caminhada.
        Que o GADU o proteja sempre e à sua família.
        TFA

      • oi meu
        Amado Irmão, eu fiz o comentário acima faz anos. Como faço muitos deles em diversos sites e como pouco venho por aqui, só agora percebi seu comentário ao meu comentário. Vc é de qual Oriente? Eu moro em Piracicaba… podemos manter mais contato, caso deseje. TFA, meu Irmão.

    • Boa tarde meu irmão, minha filha mora na Espanha e em 2022 farei pelo meus uma parte do caminho, e vendo no YouTube um vídeo seu, fiquei ainda mais ansioso em fazer essa caminhada. Abraços

    • Esio, boa tarde, tudo bem? Sou nova por aqui.. gostaria de iniciar meus “Caminhos”, porém, não sei por onde começar. Vc pode me dar algumas dicas ? Melhor trajeto, melhor época? Pensei em um período de 12 a 15 dias. Aguardo seu contato. obrigada! Daniela de Londrina PR.

    • Fiz o caminho francês em março de 2022, uma experiência fantástica.
      Estou planejando fazer novamente em breve

      • Oi Luiz. Tudo bem? tb fiz o Caminho em março/22. SJPP a Santiago 33 dias de caminhada sob frio intenso, mas maravilhoso. Estamos planejando para 23 um novo caminho. Tenho 2 compostela. Lisboa santiago e agora SJPP a Santiago. Quem sabe nos encontramos pelo caminho. Forte abraço.
        Bene Cintra

  • Boa noite Rafael,
    resolvemos fazer o Caminho e ainda estamos nos planejamentos, que é coisa séria. Gostaria de saber se você pode me indicar como faço para conseguir mapas (adoro mapas) com as distâncias, albergues, hoteis, etc. Tem alguma associação que posso encaminhar um pedido. Desde já agradeço sua atenção.

  • Amei, suas explicações, quero fazer o Caminho, porem ja completei meus primeiros 7.3 aninhos kkk, com as bençãos e graças de Deus estou em plena forma, escolhi, fazer saindo da cidade do Porto. por favor tem como me ajudar?? obrigada

  • ola !!!
    Site fantástico cheio de boas informações
    Gostaria de saber se tem algum conhecimento sobre o caminho inglês ?

    Obrigado e Parabéns

  • Olá amigo Rafael! Primeiramente parabéns por seu trabalho. Amigo, será que esse trecho do caminho Aragonês está correto com relação a sua distância? Penso que são 860… 880kms…. Você pode verificar isso? Muito grato

  • Oi, primeiramente excelente site, parabéns!
    É possível fazer o caminho de Santiago de Compostela ao contrário?
    Explico: Pensei em ir de bike da cidade de Porto até Santiago de Compostela. Depois ir de Santiago de Compostela até Saint-Jean-Pied-de-Port.
    Eu teria algum problema em fazer esse trajeto em sentido oposto ao convencional? Teria problemas em ser recebido nos albergues municipais? (imagino que nos particulares não teria problemas).
    Faria essa trip em abril.
    Gracias

  • GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O CAMINHO. PARABÉNS! E SUCESSO NO SEU LIVRO. FIZ O CAMINHO ALGUMAS VEZES E TAMBÉM ESTOU ESCREVENDO ALGUMAS MEMÓRIAS SOBRE ESSE LINDO CAMINHO

  • Estou planejando voltar ao Porto em outubro e ir para Santiago de Compostela de carro. Eita preguiça, né?

  • Fantástico trabalho!
    Venho pesquisando sobre esse caminho alguns anos. Percorri o Caminho Português a partir de Lisboa. Vou agoa fazer o Via de La Plata – ainda não fiz o (Tradicional), pois me encanta fazer outros que são menos tradicionais, até mesmo para divulgar, mostrar que tem muito mais opções.
    Vou usar sua reportagem para mostrar á todos que desejam chegar a Santiago, que existem diversas rotas.
    @pedalando_mundo_afora

  • Olá Rafael, estou gostando do seu blog. Uma dúvida que fiquei vendo as alternativas de caminho, você disse que pelo caminho da vila Le Puy-en-Velay são 820km, o Google dá bem mais que isso dando 1419km. Será que eu que li errado?

  • Tenho 64 anos. Em 2019 fiz o Caminho Frances de Bike com mais 8 amigos em 15 dias. Foi uma maratona incrível em termos de logística. Alugamos bike na Espanha, reservamos pousada em Saint-Jean-Pied-de-Port para onde as bike foram entregues, reservamos táxi de Pamplona até Saint-Jean-Pied-de-Port. Reservamos com antecedência a volta para Pamplona de trem. Foi tudo feito daqui do Brasil. Deu tudo certo e a “Bicegrinação” foi incrível. Eu recomendo

  • Olá Rafael, tudo bem??
    Estou buscando informações sobre como iniciar a minha caminhada.
    Não sei por onde começar. Vc pode me dar algumas dicas ? Melhor trajeto, melhor época? Pensei em um período de 12 a 15 dias. O que vc me sugere? Agradeço, desde já.

  • oi …Farei pela primeira vez (se Deus quiser )em maio de 2023,mas quero um caminho mais curto 10 dias no máximo….onde seria o melhor lugar para começar? Já tenho mais de 60 e não posso exagerar, além disso trabalho e nao disponho de muito mais tempo …ainda quero dar um pulo na Itália após o caminho. Dicas ?

  • Tenho vontade de fazer esse caminho, o tradicional, mas não tenho recursos, gosto muito de caminhar, correr, pedalar, mas um dia vou conseguir. tenho fé.

    • bodes têm em todos os caminhos. é uma praga que abunda… abunda e abunda… sorte que temos a nos reger o SADU ou o GADU que vai colocando entre colunas os bodinhos todos agrupados…. os piorzinhos vão para o Oriente… e ficam por lá… mas o melhor mesmo deve ser, além do Banco de Aprendiz, o Oriente Eterno…. o resto serve para os TFA entre nós todos. pois que seja. TFA meu amado Irmão.

  • Fiz o Caminho Frances em 2022, e o Caminho Portugues em 2015/2016. Planejo fazer o Caminho do Norte.

  • Sou enfermeira aposentada, eu e meu esposo fizemos 2 vezes o caminho Francês desde SJPP e este ano o português central e na sequência o Francês. Amamos o caminho francês por termos a oportunidade de conviver com tantas nacionalidades (últimos dados que vi são 157 ) Conviver nos albergues municipais e paroquiais, são experiências únicas que acrescentam muito para nos tornarmos melhor e com mais gratidão. Chegamos fazem 2 meses e já estamos planejando o próximo, que será sempre o penúltimo como diz nosso amigo @ Esiopoeta. Que tivemos o prazer de encontrar no caminho em 2015 e 2018.

  • HELLO!RAFAEL TENHO 05 ANOS QUE VENHO ME PROGRAMANDO PARA FAZER O CAMINHO.GOSTARIA SE TIVESSES TEMPINHO PARA ESTA SOTEROPOLITANA E PUDESSES ME DAR UMAS DICAS…FICARIA IMENSAMENTE GRATA.TRILHA N É PROBLEMA POIS OU MILITAR DO EXÉRCITO E JÁ SERVI NA FRONTEIRA.

  • boa tarde, sou Diniz de Cuiabá fiz o caminho de Santiago de Compostela, saindo de SSJP no dia 25 de agosto de 2019 e cheguei em Santiago no dia 24 de setembro, sem dúvida que subir os Pireneus é uma emoção muito grande, se Deus quiser farei de novo , mais tbe quero fazer o caminho português saindo do Porto. Um grande abraço a todos os peregrinos

  • Esio Pezzato,suas palavras me tocaram. Farei o caminho pela primeira vez. Sou uma gata de 63 anos com vontade de viver.O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO Será meu GUIA SEMPRE. ÍRIS MENDES

    • Oi Iris querida, sou um gato de quase 71. miando pouco… andando bem… me preparando para agora, em agosto, dia 19, iniciar meu quarto e antepenúltimo caminho…. vamos nessa…. espero que vc tenha feito o seu Caminho ou quem sabe…. o GADU irá nos presentear num encontro pelo caminho. abraços, esiopoeta@bol.com.br

  • Rafael
    Pretendo fazer o Caminho do Piemonte-França, terminando em Sait-Jean, você já fez, tem informações para me auxiliar?
    Na Espanha já fiz diversos 2x Frances, Aragonês, Sanabres, Primitivo e Inverno (2022). Itália – São Francisco….
    Agradeço sua atenção, obrigado e Bom caminho sempre para você! Abraço

  • Olá Rafael,
    Regressei agora de fazer o caminho Português a partir do Porto e posso dizer que é maravilhoso, principalmente a partir de Barcelos. Quanto a distâncias e dias para fazer, isso já não é assim tão linear. Se o que se pretende é percorrer o caminho e chegar depressa a Compostela, ok. Mas fazer o caminho não é isso, é muito mais…é absorvê-lo, é deliciar-mos os nossos sentidos com as paisagens, os locais, a vida das cidades, os cheiros, é parar quando o local obriga a observar, a tirar uma foto, é conhecer e falar com outros peregrinos, é deixar que o caminho deixe em ti as suas marcas! Sabes, algures um vendedor de fruta no caminho disse-me que alguns passam tão rápido que nem se apercebem da sua presença…….como ele dizia “devem ter medo que o discípulo fuja !” Falei com uma austríaca que me disse estar a fazer o caminho (o mesmo) pela segunda vez, pois na primeira sentiu que foi um desperdício tê-lo feito em nove dias, pois quando chegou, sentiu que poucas recordações tinha dos locais, das gentes, do caminho em si. Desta vez tirou 16 dias!
    Outra coisa a falácia das distâncias. Embora digam que o caminho são 240km, tenho amigos que fizeram 270, 280 e mais distâncias várias! Ninguém, com quem fui falando, dizia que as distâncias que as diversas aplicações indicavam batiam certo, ao fim do dia andavam quase sempre cerca de 5 Km a mais! Posso falar no meu caso, percorri até Compostela 326 Km. E isto tem explicação. Para além do que percorres dentro das cidades (por exemplo em Pontevedra foram 7km) e para chegares ao hostel, o caminho nos arredores das cidades está sempre em mudança. Por exemplo em Barcelos, o que antes era atravessar uma simples estrada, hoje é uma via rápida externa, o que obriga a desvios, pontes pedonais, tuneis e afins. O mesmo se passa em O Porrino, Moreira da Maia e outros locais. Até na chegada a Compostela! Inclusive erros na marcação dos postes que substituem os marcos milenares: passei um em que faltavam 72,180km, quase não andei 1 km e já só faltavam 69,380 km, o que era impossível! Então a zona do Porto com tantos desvios a exatidão há-de ser nula! Por isso fiz em 13 dias, o que permitiu ir com calma e ter o prazer de fazer o caminho. Quando fizerem o cálculo da distância a percorrer coloquem sempre cerca de mais 5 km por dia do que o que encontram nos livros e nas APP. De resto, não deixem maracas no caminho, deixem que seja o caminho a marcar-vos!

  • Voce postou o MAPA DA MINA….EXCELENTE !!!! O detalhamento de cada caminho eh fantastico, melhor que qqr agencia de turismo!!! OBRIGADO

  • CAMINHO CENTRAL PORTUGUÊS
    Fiz o caminho central português por duas vezes: em março de 2019 e em abril deste ano de 2023. Em 2019, por ser ainda final do inverno, estava ainda bem frio e alguns dias de chuva me dificultaram a caminhada. Notei poucos peregrinos pelo caminho. Já em 2023, quando se iniciava a primavera, o caminho já estava bem mais movimentado e os albergues públicos bem mais concorridos. Desta vez, o sol forte me incomodou um pouco. Outra dica importante é que notei que na parte do caminho em Portugal, a sinalização deixa um pouco a desejar, portanto, importante estar atento para não errar o caminho. De qualquer modo, o caminho central português é lindo.
    Em 2024 pretendo fazer o caminho francês pela primeira vez. Entretanto, como não disponho de tanto tempo, penso em começar em León.

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado