Chapada dos Veadeiros Goiás

Cataratas dos Couros: incrível atração da Chapada dos Veadeiros

As pessoas fissuradas em cachoeiras podem criar grandes expectativas com as Cataratas dos Couros. O lugar é o destino dos sonhos dos amantes de quedas d’água. Talvez seja a atração mais interessante da Chapada dos Veadeiros, já que lá é um verdadeiro playground criado pela natureza.

Sendo direto e reto, as Cataratas dos Couros são formadas de cachoeiras, poços e corredeiras. É destino certo para ecoturistas e amantes de viagem outdoor. O local possui uma sequência surpreendente de quedas que forma paisagens pra lá de cinematográficas. Sinceramente, não tem como ir e não gostar.

Cataratas dos Couros - Chapada dos Veadeiros
Início da trilha | Cataratas dos Couros – Chapada dos Veadeiros

A base para explorá-la é Alto Paraíso de Goiás, lugar que não dá nem para chamar de cidade — parece mais um bairro recheado de misticismo. Mas vai além, o local tem muita personalidade e também é uma das atrações da Chapada dos Veadeiros.

O rolê para as Cataratas dos Couros mata um dia todo. O local é de livre acesso, sendo possível chegar sem auxílio de guia, mas para isso é bom ter em mãos um 4×4. Saindo de Alto Paraíso, são 16 km de asfalto e depois mais 35 km de terra. Para este tour, contratar uma agência local ou guia da região é uma boa pedida. Além disso, a sinalização não é das melhores. É bom ir com quem já conhece o caminho das pedras, literalmente falando.

Cataratas dos Couros - Cachoeira da Muralha
Cachoeira da Muralha | Cataratas dos Couros – Chapada dos Veadeiros

O turismo organizado e contratado na Chapada dos Veadeiros ajuda as comunidades locais e contribui para a preservação do Cerrado. 

É preciso andar um pouco para conhecer as atrações das Cataratas dos Couros. A trilha é de nível fácil, mas pode ser perigosa sendo feita sem atenção e conhecimento da região. Se for feita de forma independente, deve-se ter o mínimo de faro de trilha e experiência com pequenas caminhadas. O trajeto é autoguiado e são aproximadamente 3 km de pernada. Todas as atrações ficam à direita da trilha. Não tem segredo.

Cataratas dos Couros - Cachoeira de São Vicente
Cachoeira de São Vicente | Cataratas dos Couros – Chapada dos Veadeiros

Cataratas dos Couros

As Cataratas dos Couros são formadas pelas quedas do Rio dos Couros, e as principais atrações são: Cachoeira da Muralha, São Vicente (Almécegas 1000), Parafuso, Bujão e Cânion dos Couros. Chega-se caminhando a todas elas.

Cataratas dos Couros - São Vicente
Cachoeira de São Vicente | Cataratas dos Couros – Chapada dos Veadeiros

A melhor época

Assim como no restante da Chapada dos Veadeiros, as Cataratas dos Couros podem ser visitadas em todas as épocas do ano, mas deve-se levar em consideração o período de seca e chuva.

De maio a outubro é o período que não chove. Nesta época, aproveita-se mais as cachoeiras, já que o fluxo da água é baixo e menos perigoso. Em épocas de chuva, a paisagem torna-se muito mais bonita, mas aproveita-se menos.

Cataratas dos Couros - Cachoeira do Parafuso
Cachoeira do Parafuso | Cataratas dos Couros – Chapada dos Veadeiros

Cataratas dos Couros, a minha grande supresa

Cheguei na Chapada dos Veadeiros para ficar 15 dias. Fui com tempo. Mas não fiz a minha lição de casa bem-feita. Ou seja, meu planejamento de viagem não estava dos melhores. Só tinha pesquisado lugares tradicionais, como Santa Bárbara, Vale da Lua, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Até aí, normal. Acontece que, Veadeiros, tem muita coisa, muitos atrativos e muitos pontos turísticos não tão conhecidos. E as Cataratas dos Couros estão no meio termo, mas nem todo mundo vai pra lá. Só não me pergunte o por quê. Pra mim, o lugar é a melhor atração da Chapada dos Veadeiros. Dá de 10 no Vale de Lua – que me perdoem os apaixonados por aquele lugar. E mais do que isso: no quesito beleza, Couros briga de frente com a Cachoeira Santa Bárbara. Pode acreditar, amigo viajante.

Rio dos Couros - Cataratas dos Couros
Rio dos Couros – Cataratas dos Couros

E logo que cheguei na Chapada do Veadeiros, me avisaram: Vá para as Cataratas dos Couros. Eu já tinha pesquisado sobre o lugar, mas não dei tanta importância, mas já constava na minha listinha de desejos. Mas não esperava muito do lugar – ainda bem. Porque me surpreendi de uma maneira incrível. Se minha viagem tivesse acabado ali, já iria para casa com um baita sorriso no rosto. As Cataratas dos Couros são um verdadeiro retrato da Chapada dos Veadeiros e oferecem tudo de melhor para o turista: cachoeiras, trilhas, vegetação do Cerrado, natureza exuberante (desculpe o clichê). É um lugar para ir com calma e para curtir de verdade.

Parafuso - Cataratas dos Couros
Parafuso – Cataratas dos Couros

De cara, percebi que o lugar era diferenciado. Tudo que é difícil de chegar já merece ser visto de forma distinta. E as Cataratas dos Couros merece toda a atenção mesmo. É um passeio que vai tomar o dia todo, mas mesmo assim deve constar em todo e qualquer roteiro de viagem. Seja uma viagem curta ou longa, o lugar merece ser visitado.

Cachoeira de São Vicente - Cataratas dos Couros
Cachoeira de São Vicente – Cataratas dos Couros

A trilha é bem tranquila de ser feita. E a primeira grande atração das Cataratas dos Couros é o próprio Rio dos Couros. Em época de seca, parece até inofensivo, mas em período de chuva, saí da frente. Então, caso o viajante vá em época menos chuvosa, dá até para ir no meio do rio tirar umas fotos.

Parafuso - Cataratas dos Couros
Parafuso – Cataratas dos Couros

Em seguida, a Cachoeira da Muralha é vista. De longe, ninguém dá nada. De perto, já faz valer a viagem. O lugar possui alguns poços incríveis, com destaque para uma gruta maravilhosa. Mas para entrar lá tem que ter coragem, porque exista uma queda d’água dentro dela. Ou melhor, não recomendo que entrem lá, mas dá para admirá-la do lado de fora mesmo. Fora isso, a correnteza é bem forte. Lugar bonito.

Muralha - Cataratas dos Couros
Muralha – Cataratas dos Couros

A Cachoeira de São Vicente aparece logo após. Ela merece todos os adjetivos possíveis. É um lugar para tirar fotos, se banhar, chorar. Fazer tudo. Menos se jogar de lá de cima. A cachoeira pode ser lindamente aproveitada em época de seca, uma vez que suas águas estarão calmas, perfeitas para o banho. Qualquer fotografia dali já renderá um belo cartão-postal das Cataratas dos Couros.

Muralha - Cataratas dos Couros
Muralha – Cataratas dos Couros

A cereja do bolo mesmo é a Cachoeira do Parafuso, uma das últimas cachoeiras para curtir no local. É fascinante – do tipo surreal mesmo. Ali é ponto de parada obrigatório. Sem dúvida será o ponto alto do passeio. É um lugar que enche os olhos, até mesmo dos mais acostumados com cachoeiras, porque é mesmo diferente, incomum, único. Mas o que tem de bonito, tem de perigoso também. O nome “Parafuso” não é à toa. As águas são perigosas, mais especificamente debaixo da queda d’água. Ou seja, é para ser apreciado com moderação. E com muita paixão também.

Os passeio pelas Cataratas dos Couros não avança mais, já que a partir dali só existe precipício, chamado também de Cânion dos Couros. Uma paisagem que renderá boas fotos.

O que levar

O local possui zero de infraestrutura. Sendo assim, considere levar para as Cataratas dos Couros:

  • Comida/lanche
  • Protetor solar
  • Roupa de banho
  • Água
Cataratas dos Couros - Bujão
Bujão | Cataratas dos Couros – Chapada dos Veadeiros

O que você precisa saber

  • Fique atento com trombas d’água (saia imediatamente do local se começar a chover)
  • Aproveita-se mais em épocas de seca
  • Durante o período de chuva as paisagens são mais bonitas
  • Guia não é obrigatório
  • Guias podem ser contratados em Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante
  • Vá com GPS se for de carro e de maneira independente
  • As Cataratas estão a 51 km de Alto Paraíso — 1h30 de carro
  • Pode encontrar o MST (Movimento Sem Terra) pelo caminho — eles poderão cobrar pedágio
  • A trilha é fácil e autoguiada, mas requer muita atenção
  • São aproximadamente 3 km de trilha (ida e volta)
  • Jamais vá sozinho(a)
Cataratas dos Couros - Cânion dos Couros
Cânion dos Couros | Cataratas dos Couros – Chapada dos Veadeiros

Como chegar

Chega-se através da Rodovia Go-118 (sentido Brasília). São 16 Km de asfalto e depois mais 35 km em estrada de terra.

Tracklog

O tracklog para as Cataratas dos Couros foi criado em outubro de 2015. Veja no Wikiloc.

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros

Tá indo para Chapada dos Veadeiros? O nosso post-guia possui todas as informações necessárias (todas mesmo) para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.

E olha só, você pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa BárbaraCataratas dos CourosVale da Lua e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).

Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as AlmécegasCristaisLoquinhasPoço Encantado Anjos e Arcanjos.

Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.

Vídeo

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

16 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado