Jet Cook, o novo fogareiro da Azteq – Review

3023

Jet Cook é um fogareiro da Azteq – empresa genuinamente brasileira que produz produtos outdoor de qualidade. As barracas são os itens de destaques da marca, mas a Azteq possui uma grande linha de artigos a amantes de atividades ao ar livre — alguns dignamente revolucionários. Que é o caso do Jet Cook.

O fogareiro Jet Cook é uma das grandes apostas da marca para este ano. E o produto se destaca por possuir grandes diferenciais, isto é, o equipamento permite que uma jarra/panela se acople nele, tudo isso para prevenir queda, dar estabilidade e, principalmente, para aumentar a performance durante o cozimento de alimentos, proporcionando uma otimização de volume e economia de gás.

Jet Cook, fogareiro da Azteq

Jet Cook, fogareiro da Azteq

 

Jet Cook

Descritivo do fabricante:

Foi desenhado para ser mais seguro para praticantes de trekking, camping e viagens, além de ter sua chama otimizada.

A panela (jarra) de cozimento se conecta ao queimador, prevenindo queda e fica completamente estável. Possui revestimento em neoprene, protegendo do calor no manuseio e ajudando na manutenção da temperatura interna. Seu acendimento é automático (click piezo) com controle de chama e dispensa o uso de fósforos.

A jarra possui tampa com pequeno bocal em um lado para ser usada como caneca se preciso e em outro lado furos para escorrer macarrão. Acompanha tripé para estabilizar o conjunto e suporte para adaptar  o uso a outras panelas.

Jet Cook, fogareiro da Azteq

Cozinhando no Jet Cook próximo ao Etosha National Park, Namíbia

 

O teste do Jet Cook da Azteq

O fogareiro Jet Cook foi utilizado durante 10 dias em uma viagem à Africa, sendo colocado à prova em campings da Namíbia e em regiões desérticas do país africano, sendo exposto em locais com vento. O produto foi utilizado em road trip e em curtas trilhas. Foi transportado dentro da mochila cargueira em porta-malas de veículo.

Em sua capacidade máxima indicada (800ml) e a 900m de altitude, a fervura da água aconteceu em 3 minutos e 30 segundos. O gás utilizado foi o isobutano e propano. 

 

Continue lendo, mas talvez você se interesse também em conferir o review do kit de cozinha colapsável da Sea To Summit.

Kit de Cozinha Colapsável – Sea To Summit

 

Facilidade de uso

O manuseio do Jet Cook é bem simples. Totalmente intuitivo. Quem já possui experiência no manuseio com fogareiros não sentirá dificuldade. Mas aconselho que, antes de ir à montanha ou viagem, teste o produto em casa. É importante que o viajante/aventureiro tenha 100% de domínio do equipamento. 

Todas as peças que compõem o kit são fáceis de serem utilizadas e acopladas, sendo possível guardar todos os itens dentro da própria jarra/panela.

Embora o manuseio seja simples, o Jet Cook merece um cuidado especial quando utilizado. Por possuir uma troca de calor mais intensa — comparado com outras panelas —, o cozimento do alimento deve ser feito com atenção, especialmente com boa regulagem de chama. 

Jet Cook, fogareiro da Azteq

 

Características

O Jet Cook possui características bem singulares, diferenciando bastante das panelas convencionais. 

 

Material: Panela (jarra) de alumínio, revestida com neoprene / aço inox com base ABS
Medidas: 21cm x 11cm 
Consumo de gás: 80g/h
Peso: 497g
Capacidade total: 1400ml
Capacidade total sem ferver a água: 1100ml
Capacidade máxima fervendo a água:  800ml
Tipo de cartucho de gás: Tek Gás
Cor:  Preto com detalhes em laranja

 

Pontos Positivos

  • Permite a compactação dos utensílios de cozinha;
  • Fácil manuseio;
  • Material de alta qualidade;
  • Alto poder de aquecimento / ebulição rápida;
  • Grande válvula de controle de chama;
  • Economia de gás.

 

Pontos Negativos

  • Poderia acompanhar (ou vender) uma colher de cabo comprido para facilitar o preparo do alimento, já que as normais de camping são pequenas em relação ao tamanho do Jet Cook.

Jet Cook, fogareiro da Azteq

 

Impressões definitivas

O fogareiro Jet Cook foi uma boa surpresa. Achei o produto resistente, leve e muito bem pensado — principalmente em relação à compactação dos itens de cozinha e alto poder de cozimento. A rápida preparação do alimento chega a impressionar. O material da jarra/panela com a chama centralizada fazem toda a diferença.

O Jet Cook é especial para o cozimento de alimentos que contenham líquido, isto é, serve para a maioria das comidas que costumamos levar para nossas aventuras. Deve-se ter uma atenção redobrada se utilizado, por exemplo, com uma frigideira — o aquecimento é altíssimo, e o formato da jarra/panela não favorece este tipo de preparo.

Na minha opinião, o Jet Cook é carregado de diferenciais, tanto pelo formato, eficiência e versatilidade. É um item perfeito para todos os tipos de viajantes aventureiros: trekkers, escaladores, bikers. É, definitivamente, um produto para todos que gostam de contato com a natureza e que precisam de uma panela para o cozimento de alimentos.

O Jet Cook é uma excelente opção de fogareiro. É recomendado para todos os níveis de viajantes de aventura, tanto para quem está começando ou para quem já está engajado e com certa vivência no meio outdoor.

O Jet Cook da Azteq otimiza o volume na mochila, faz ter economia de tempo e de gás. 

 

Onde Comprar

O Jet Cook da Azteq é encontrado na maioria das lojas do segmento de montanhismo. O produto tem o custo aproximado de R$ 360,00. Sendo assim, poderá ser encontrado na Alta Montanha e em outras lojas do segmento.

O produto foi fornecido pela Azteq. A opinião aqui citada é pessoal e sincera, sem qualquer interferência da marca. Este aviso representa o nosso compromisso e transparência diante de sua opinião.

Reviews

  • Volume x Peso8
  • Eficiência / Facilidade de uso10
  • Versatilidade8
  • Estabilidade10
  • Design e Material10
  • 9.2

    Pontos

Avaliação: 4.9 ( 2 Votos )


Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


Um comentário em “Jet Cook, o novo fogareiro da Azteq – Review

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *