Chile

Gêiseres El Tatio: o passeio mais extremo do Atacama

Gêiseres El Tatio / Geyser Del Tatio é tour obrigatório para todos que pisam em San Pedro de Atacama. E, mesmo para quem vai com pouco tempo, deve considerar fortemente adicionar o passeio no roteiro.

Com muitos tours disponíveis no Deserto do Atacama, o passeio para os Gêiseres El Tatio / Geyser Del Tatio talvez seja o mais exótico de todos. Inicia-se a 2.400m de altitude (San Pedro de Atacama) para chegar a 4.300m (Gêiseres El Tatio / Geyser Del Tatio). E mais do que isso, a aventura começa de madrugada. O motivo? Ver o espetáculo dos gêiseres / geysers, fato que só acontece bemmm de manhãzinha, antes das 7h. Ou seja, geralmente as agências passam pegando os viajantes nos hostels / hotéis por volta das 3h40 / 4h da manhã. O local está a 99km de San Pedro. 

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama
Gêiseres El Tatio – Deserto do Atacama

 

Os Gêiseres El Tatio, chamado também de Geyser Del Tatio, é o tour mais extremo e selvagem do Deserto do Atacama. É um local onde os viajantes vão pegar -15ºC de temperatura. Sem dúvida uma experiência inesquecível. 

 

Gêiseres El Tatio: um local único no Atacama

Os Gêiseres El Tatio ficam em um campo geotérmico, isto é, um local onde a energia é obtida a partir do calor proveniente do interior do solo. E esse do Deserto do Atacama é o terceiro maior do mundo. É um lugar surpreendente, com paisagem bastante diferente os nossos olhos, ou melhor, aos olhos de todos, até para as pessoas mais viajadas e rodadas.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

Pra mim, o passeio é definitivamente imperdível. Deve-se chegar ao local antes do nascer do sol, mas o sacrifício vale a pena. O espetáculo é, sem a menor dúvida, fora de série. Enxergar as águas em ebulição e vislumbrar as colunas de fumaça branca contrastando com o azul anil do céu já vale o passeio. E o frio? Estará quase sempre presente. A temperatura sobe drasticamente ao longo do dia, podendo ficar até de camiseta em determinado momento. 

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

 

Banho termal

Sim, dá pra curtir um banhozinho quentinho nos Gêiseres El Tatio. E é o maior barato. É tão legal que fiz questão de esquecer do fotografar, por isso não tem registro aqui no blog. O difícil é se trocar. O frio absurdo faz o desafio ser intenso, mas compensa. Existem locais próprios para os turistas se prepararem para o banho.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

A água é incrivelmente apaixonante. Fiquei curtindo a piscina natural por volta de 1 hora. E passou rapidinho. O legal é ver a mistureba de pessoas de todos os lugares do mundo. Fascinante.

 

Uma experiência maravilhosa é o mínimo que se pode esperar do tour para os Gêiseres El Tatio. Um lugar fascinante, apaixonante, extremo. 

 

Minha Odisséia nos Gêiseres El Tatio

O relógio apontava às 3:20h da manhã – horário que a Van passou no Hostel para me pegar. Cabe dizer que excepcionalmente esse passeio para os Gêiseres El Tatio é cedo desse jeito, porque é preciso chegar antes das 7h da manhã, hora em que os Gêiseres estão a todo vapor. Literalmente.

Fui o último turista a ser pego. Todos do veículo estavam com cara de poucos amigos, entrei timidamente dizendo “bom dia” e me sentei calado. Após uma hora de estrada as pessoas começaram a despertar e ensaiar algum diálogo, não havia nenhum outro brasileiro nessa excursão.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

Durante o caminho, comecei a sentir forte tontura e vontade de desmaiar, mas fui confiante e me mantive acordado, não tinha o que fazer. No dia anterior, fui recomendado a comprar folha de coca, segui a dica e comecei a mascar um pouco antes de entrar no veículo – mas acho que foi inútil. Vale dizer que o consumo de folha de coca é legal no Deserto do Atacama. E bem fácil de ser encontrado em San Pedro. Os mercadinhos e lojas de artesanatos vendem. É bem barato.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

 

Nós, tupiniquins, nascemos praticamente no nível do mar. Não estamos acostumados à exposição em ambientes de baixa pressão. Por isso, ao chegar no Deserto do Atacama, hidrate-se para amenizar os efeitos da altitude.

 

Se eu estava passando mal é porque não tinha feito a minha lição de casa bem feita, isto é, não pesquisei tanto, negligenciei, subestimei o Atacama. Então, amigo viajante, anote aí: deixe para fazer o tour para os Gêiseres El Tatio por último. Faça uma aclimatação correta, beba bastante líquido e não consuma bebida alcóolica no dia anterior ao passeio. Eu fiz tudo isso, só que ao contrário: o Geyser foi o meu primeiro passeio no Atacama, não me preocupei tanto com a hidratação e, pior, bebi umas cervejinhas no dia anterior. O resultado? Fiquei mais louco que o Batman durante o tour.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

Ao meu lado, no veículo, sentava uma espanhola chamada Calisse. Foi a minha sorte. Ela me ajudou com o mal-estar cedendo um colo precioso para eu me recuperar, não encarei de outra maneira a não ser como uma prestação solidária.

O trajeto para os Gêiseres El Tatio é um pouco desconfortável, existem muitas curvas. A estrada irregular faz com que a van chacoalhe bastante, além do desconforto com a altitude, é claro.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

Chegamos ao local ainda de noite, ou melhor, ainda no escuro da madrugada. Fizemos uma pequena parada para tomar café da manhã. A temperatura atingia -15ºC. Achei o máximo. Estava mais doido que o Batman e ainda num frio desgraçado. Experiência diferente.

Já no comecinho da manhã, fomos ao campo geotérmico e presenciamos toda a beleza do lugar. Vimos as primeiras fumacinhas brotarem do chão. E era impressionante como a temperatura aumentava a partir com o raiar do dia. Podendo, inclusive, ficar de camiseta. Acontece o extremo nesse lugar. O Deserto do Atacama é um paradoxo apaixonante.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

Os Gêiseres El Tatio são muito interessantes. Fumaças enormes brotam do chão rachado e a temperatura elevadíssima atinge até 90ºC. É, de fato, um espetáculo da natureza. E a cada passo é um desafio nessa altitude, principalmente se você não se aclimatar corretamente.

O ponto alto do tour é poder dar um tibum nas águas quentes, conversar com pessoas de todos os lugares do mundo, sentir o extremo do Deserto do Atacama. A piscina termal fica exatamente no complexo geotérmico, bem próximo a todos. A paisagem é incrível, montanhas, fumaças brancas, picos nevados e pouca vegetação. Assim é o cenário dos Gêiseres El Tatio.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

Sentei por meia hora em uma das pedras e fiquei admirando toda a beleza do lugar. Pensei no que mais iria ver nos próximos dias. A sensação era indescritível.

Já me sentia um pouco melhor no caminho de vota, mas era como se eu estivesse bêbado. Foi então que paramos em um vilarejo chamado Machuca, um impressionante povoado a 4 mil metros de altitude. E foi nesse lugar que provei o churrasquinho típico: o saboroso espetinho de lhama – me julgue.

Gêiseres El Tatio - Deserto do Atacama

Durante essa parada, conheci uma senhora, uma viajante de aproximadamente 65 anos (mochileira) que vivia na Dinamarca. Ficamos conversando sobre aquelas pessoas, os costumes e a simplicidade daqueles moradores. Falamos um pouco sobre a viagem de cada e nos despedimos com um “até breve”.

O vilarejo de Machuca foi a última parada. Assim retornamos a San Pedro de Atacama.

 

Vila Machuca

Vila Machuca - Deserto do Atacama

A Vila Machuca é um pequeno povoado – do estilo minúsculo. Fiquei espantado ao saber que apenas 8 pessoas viviam naquele pequeno e isolado lugar, bem no meio do Deserto do Atacama. Exceto pelo espetinho de lhama, não há nada para fazer no lugar. Mas com certeza renderá boas fotos. 

Vila Machuca - Deserto do Atacama

 

Gêiseres El Tatio e sua temperatura negativa

O passeio para os Gêiseres El Tatio merece um cuidado especial. O lugar é extremo, frio absurdo e de considerável altitude. Ou seja, tem que ir preparado. 

Considere ir com 3 camadas de roupas, isto é: segunda pele, um fleece e um corta vento. Não considere ir com menos roupa que isso. É sério. Não subestime o lugar. E também já é bom ir com a roupa de banho por baixo de toda essa roupa aí. 

 

Evite o mal da altitude

É importante lembrar que para visitar os Gêiseres El Tatio é interessante que o organismo esteja o mais aclimatado possível à altitude. Por isso, aconselho deixar para fazer o passeio aos Gêiseres El Tatio nos últimos dias. E não se esqueça de beber bastante líquido. E evite o consumo de bebida alcóolica na véspera do tour. 

Vila Machuca - Deserto do Atacama

 

Um pouco do Deserto do Atacama

Para você que caiu neste post de paraquedas – e que chegou até aqui – devo te apresentar o Deserto do Atacama. Ele está localizado no norte do Chile. É classificado como deserto mais alto e mais seco do mundo. Por lá, a chuva é só de vez em nunca. É um local extremo. Frio e calor fazem parte do dia a dia. Para se ter ideia, as temperaturas no deserto variam de -17ºC até 40ºC. Isso mesmo, é como ir do céu ao inferno num único dia. Para explorar o Deserto do Atacama é fácil – leia este post de como chegar em San Pedro de Atacama. E para fazer os passeios do deserto, basta ir a San Pedro de Atacama.

 

Os Gêiseres El Tatio vão te surpreender. O lugar está localizado a 99km de San Pedro, sendo considerado um dos melhores passeios do Deserto do Atacama.

 

Como chegar aos Gêiseres El Tatio

Como em todos os passeios no Deserto de Atacama, o passeio para os Gêiseres El Tatio parte de San Pedro de Atacama. Este tour é feito em meio dia. E, no retorno, ainda se conhece a Vila Machuca. É possível ir somente de carro/4×4. A distância é de aproximadamente 99km.

 

Valor

O passeio para os Gêiseres dura meio dia. Sai por volta das 4h com retorno por volta das 13h. Pontos turísticos visitados: Gêiseres El Tatio e Povoado Machuca.

$ 25.000 (+/- R$ 125,00) + Entrada $10.000 (+/- R$ 50,00) – Valor atualizado em 2016

$ 1000 Pesos chilenos = +/- R$ 5,00

 

O que levar aos Gêiseres El Tatio

  • Boné
  • Protetor solar
  • Protetor labial
  • Óculos de sol
  • Água (1,5L)
  • Segunda pele (completa)
  • Blusa de fleece
  • Jaqueta corta-vento
  • Luva e touca
  • Roupa de banho
  • Toalha
  • Máquina fotográfica

 

posts-atacama

Saiba mais sobre o Deserto do Atacama. Veja o Post-Índice!

Onde ficar em San Pedro de Atacama: Confira boas opções de hospedagens!

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá Rafael !
    Adorei ler seu blog e reviver, tbm, meus momentos passados no Atacama.
    Já faz alguns anos que lá estive, e posso confirmar que tudo é fantástico e que vale mto a pena visitar esta região.
    Não sou jovem, na idade, mas tbm sou defensora do estilo “mochileira” e adoro mochilar sempre que posso.
    Fiz algumas travessias e já subi alguns picos, tradicionais e vivo em busca de ler relatos como o seu.

    Me considero viajante e não turista….. Rsss.
    Parabéns.

    Juju
    SP

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado