Chile

Deserto do Atacama – Guia para Viajantes Independentes

No extremo norte de Chile, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, encontra-se o deserto mais árido e alto do mundo: o Deserto do Atacama. Situado a 2.440m acima do nível do mar, o Atacama, ao contrário do que muitos pensam, é riquíssimo em beleza e sustenta diversas espécies de animais.

A paisagem do Deserto do Atacama é de encher os olhos, em cada parte há uma beleza particular: dunas gigantescas, gêiseres impressionantes, vulcões nevados, montanhas, lagoas com cores exuberantes e diversos tipos de vida. Lá, o viajante conhecerá um outro conceito de natureza. E para conhecer todas essas paisagens é preciso chegar a San Pedro de Atacama – vilarejo base para exploração – e neste guia você conhecerá os melhores passeios e também verá as melhores dicas para que sua estadia seja ainda mais proveitosa.

 

A melhor época para conhecer o Atacama

O Deserto do Atacama é bom o ano todo. Isso mesmo, amigo viajante, dá pra planejar uma viagem ao deserto em qualquer estação. O que pega mesmo é a temperatura. Nos meses de janeiro e fevereiro, o Atacama é mais quente – possui média de 28°C e raramente chove nesse período. Não é à toa que é considerado o deserto mais seco do mundo.

De março a junho, a temperatura no Atacama é bastante agradável, já que é um período pós-verão e pré-inverno. Ou seja, é uma época de temperaturas amenas. Já o inverno, que acontece no final de junho até agosto, o clima é um pouco rigoroso, onde o dia possui a média de 20°C, mas à noite pode chegar a 2°C – alguns passeios de altitude são ainda mais frios, mas não deve ser motivo para cancelar uma viagem ao Atacama. É só ir preparado com roupas adequadas.

De setembro a dezembro, o Atacama reserva climas amenos. O faz sol em 95% do ano. Ou seja, definitivamente dá para planejar uma viagem em todos os períodos.

 

Como organizar uma viagem para o Deserto do atacama?

Quando falamos sobre os passeios no Deserto do Atacama, o mais indicado é procurar por agências especializadas, e todas estão no coração do deserto, no local onde tudo acontece: San Pedro de Atacama.

Lá, no vilarejo, o viajante terá várias opções de agências, bem como algumas opções de preços. A dica é entrar de porta em porta e pegar o orçamento mais em conta — ou fechar com a agência que mais sentir firmeza. Mas uma coisa já adianto: a qualidade dos serviços são similares (algumas são mais gourmetizadas que outras). No mais, todas oferecem bons serviços.

Leia este post e saiba mais sobre as agências de turismo no Deserto o Atacama.

 

O que levar para o Deserto do Atacama?

Tão importante quanto os outros tópicos, saber o que levar em uma viagem, principalmente para um lugar remoto, pode (e vai) facilitar muito a vida de qualquer viajante. Neste post eu comento sobre o que levar para o Deserto do Atacama; falo sobre documentação, vestuário, calçado, cuidados com a saúde além de itens diversos. Vale a pena conferir.

 

Como chegar a San pedro de Atacama?

Uma dúvida muito comum entre os viajantes é sobre o transporte ideal para a viagem ao Deserto do Atacama. Aqui no blog eu fiz um post que fala sobre como chegar ao Atacama (veja neste post). Mas já adianto: há várias opções, desde indo direto do Brasil ou até mesmo de lugares próximos, como a Bolívia, por exemplo.

O mais importante, amigo leitor, é levar em consideração qual das opções fará você aproveitar melhor a sua viagem. Dá pra ir de avião, carro e ônibus. Tudo é válido. O negócio é se adequar à logística de sua viagem e o tempo que tiver disponível. Em viagens não há regras, o mais importante é curtir o máximo possível. E no Deserto do Atacama você vai querer curtir cada minuto. Pode acreditar!

 

Qual o melhor tipo de hospedagem em Atacama

Se você está programando uma viagem ao Deserto do Atacama, com certeza está em dúvidas sobre onde ficar, qual o melhor lugar. E, se essa era a sua maior preocupação, já lhe adianto que será uma escolha super fácil, pois em San Pedro de Atacama o que não falta são opções de hospedagens, seja hotel, hostel e camping. eu tenho um artigo que fala tudo o que você precisa saber sobre hospedagem, clique aqui e saiba tudo sobre como escolher a melhor hospedagem.

 

Onde comer e beber em San Pedro de Atacama

Viajar e comer bem é o que todos planejam em uma viagem, mas o que todos desejam mesmo é comer bem sem gastar muito. Dependendo do lugar que você vai viajar, sua alimentação pode ter o custo muito alto ou não, então, como saber o que vai encontrar no Atacama?

Pensando nos gastos em San pedro de Atacama e minha experiência por lá, separei um artigo que fala onde eu me alimentei e quanto custa lá. Leia aqui o artigo e saiba em detalhes como foi.

 

Como é o vilarejo de San Pedro de Atacama?

Viajar para San Pedro de Atacama sem dúvida foi uma das melhores experiências que já tive, seja pela cultura ou pelas lindas paisagens. Um lugar ímpar, ambiente aconchegante, rústico e cheio de charme. Um verdadeiro convite a cultura atacamenhas.

O vilarejo de San pedro, te proporciona conhecer igreja museu, feira de artesanatos, cafés e restaurantes. Tudo o que você precisa pra uma viagem incrível. É claro que para conhecer esse pequeno vilarejo, o ideal é explorar o caminho a pé, sem abrir mão de um bom protetor solar, botas e uma garrafinha de água. É o que falamos muito artigo de como é o vilarejo.

 

Os passeios no Deserto do Atacama

Existem diversos passeios para dentro do Deserto do Atacama, mas dá pra conhecer o melhor do lugar em 4 ou 5 dias inteiros.

Por mais que você seja independente, a contratação de uma agência de viagem se faz necessário para conhecer todas as atrações do deserto. Há muitas agências turísticas em San Pedro de Atacama, por isso te aconselho a sair pesquisando de agência em agência até encontrar os melhores valores. Pode pedir desconto, sem moleza!

 

Valle de La Luna

O Valle de la Luna é um daqueles lugares que a gente chega e quer fazer tudo ao mesmo tempo: tirar fotos, apreciar a paisagem, ficar sozinho, conversar com as pessoas. Causa um paradoxo danado. É o típico ambiente que bagunça com a gente. O motivo? A paisagem rara do lugar. Talvez seja ele o ponto turístico mais visitado do Deserto do Atacama.

Leia este post e saiba mais sobre o Valle de La Luna.

 

Valle de la Muerte

O Valle de la Muerte será um dos grandes cartões-postais da sua viagem ao Atacama. Boas fotos é o mínimo que se pode esperar do lugar. O passeio para lá é feito em conjunto com o passeio para o Valle de na Luna – motivo em dobro para querer conhecer o local. 

Bastante próximo a San Pedro de Atacama – somente a 4km de distância –, o Valle de la Muerte é um vale (como o próprio nome sugere) de aproximadamente 2,5km de extensão, com algumas dunas e rochas grandiosas. Um verdadeiro mirante, com vista privilegiada para o Vulcão Licancabur.

Leia este post e saiba mais sobre o Valle de La Muerte.

 

Pukara de Quitor

Esse passeio exige um pouco de sacrifício do viajante, pois para chegar no local tem a possibilidade de escolher duas estradas, uma com 40 minutos e outra com 2 horas, porém vale cada minuto pela beleza extraordinária que o lugar oferece.

Leia este post e saiba mais sobre Pukara de Quitor.

 

Salar de Atacama

Para os apaixonados por natureza, esse é local perfeito, isso porque ele impressiona pela paisagem e pelo deserto de sal, que por sua vez tem um tamanho que impressiona, tem cerca de 3.200 km² (aproximadamente 300.000 campos de futebol). Natureza nua e crua. É isso que se pode esperar do Salar de Atacama. O lugar é o verdadeiro retrato do Deserto do Atacama

Leia este post e saiba mais sobre o Salar de Atacama

 

Geisêres El Tatio

Você gosta de passeios exóticos? Então, esse não pode faltar na sua agenda quando for para San Pedro de Atacama. O espetáculo é impar e te fará experimentar uma sensação surpreendente com paisagem que enche os olhos, inclusive em pessoas que são acostumadas em viagens.

Os Gêiseres El Tatio, chamado também de Geyser Del Tatio, é o tour mais extremo e selvagem do Deserto do Atacama. É um local onde os viajantes vão pegar -15ºC de temperatura. Sem dúvida uma experiência inesquecível.

Leia este post e saiba mais sobre os Gêiseres El Tatio.

 

Laguna Miñiques e Laguna Miscanti

O lugar está a 4 mil metros de altitude e, faz parte dos principais passeios do Deserto do Atacama. Para realizar esse passeio é necessário prévia aclimatação para realizá-lo de maneira mais proveitosa (por isso é importante deixar para os últimos dias da viagem). Mas não abra mão desse passeio em sua agenda turística, as paisagens e lagoa azul geladas fazem valer a pena.

Leia este post e saiba mais sobre a Laguna Miñiques e a Laguna Miscanti.

 

Salar de Talar

Esse passeio toma um dia da estadia em San Pedro de Atacama, isso porque ele está situado a 160km, mas mesmo que a distância seja grande, o esforço na agenda vale muito a pena.

Leia este post e saiba mais sobre o Salar de Talar.

 

Toconao

Situado a 38Km de San Pedro de Atacama e com um população com no máximo 1000 habitantes, a cidade é cheia de lojinhas de artesanatos e com muito charme e aconchego. Com uma praça central construída em 1700, ela conquista os visitantes.

Leia este post e saiba mais sobre Toconao.

 

Salar de Tara

Um dos cartões postais, passeio belo com um enorme e monstruoso “pilar” vertical. Ele fica a 130Km de San Pedro de Atacama. A paisagem lógico é de tirar o fôlego, mas os vulcões e flamingos também chamam a atenção.

Leia este post e saiba mais sobre o Salar de Tara.

 

Vulcão Licancabur

“Escandaloso”, essa é a palavra que define o vulcão Licancabur. Ele tem 5.916m de altitude, por isso pode ser visto de qualquer lugar de San Pedro de Atacama. E, com certeza a visão do alto é simplesmente espetacular, o que vale ter a experiência nesse vulcão.

Leia este post e saiba mais sobre o Vulcão Licancabur.

 

Laguna Cejar

Laguna Cejar – A grande vantagem desse passeio é que ele está a apenas 25Km de distância de San Pedro de Atacama. Uma lagoa linda de cor esmeralda com água muito gelada.

 

Laguna Tebinquiche

Laguna Tebinquiche – Esse, foi um dos lugares que mais me impressionou. Chegar nesse local, requer a contratação de uma agência por ser um lugar não tão simples.

 

Dica de roteiro – O melhor do Deserto em 4 dias

1º dia: Manhã:Passeio pelo vilarejo | Tarde: Valle de La Luna & Valle de La Muerte

2º dia: Manhã: Salar de Atacama, Toconao e Lagunas Altiplanicas (Miñiques e Miscanti) | Tarde: Laguna Cejar e Tebinquiche

3º dia: Manhã/Tarde: Salar de Tara

4º dia: Manhã: Geiseres El Tatio & Machuca | Tarde: Pukara de Quitor

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

113 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Rafael,

    Amei ler o blog com tuas impressões e dicas!
    Estou nos preparativos para conhecer o Deserto do Atacama (em setembro próximo) e todas as informações (textuais e visuais) foram valiosas demais da conta. Valeu tua iniciativa!
    Emília

    • Olá Emília, tudo bem?! Tenho certeza que irá adorar o Atacama, o deserto é incrível. Volte aqui para contar a sua experiência, ok? Obrigado pela visita. Um abraço.

  • Olá Rafael! Parabéns pelo blog … achei bem legal. Uma dúvida: qual a quantia aproximada de dinheiro que devo levar? Planejo ficar por aproximadamente uma semana … Obrigado!

  • Olá, eu queria saber a média de gastos no atacama, preços de passeios e meios de transporte principalmente, e se possível um total.

    Obrigada

      • Fala Rafael, bom voltei del desierto, e como eu suspeitava… era o que eu realmente pensava, paisagens totalmente diferentes do que vejo dia-a-dia. Claro que imprevistos acontecem, principalmente com grana, mas nada difícil de se resolver. San Pedro está mais verde e amarela do que nunca, a quantidade de tupiniquins por lá é algo que faz você se sentir em casa(talvez esteja exagerando, mas é isso aí). Obrigado pela assistência técnica Rafael, e se souber algo sobre o norte da Argentina: Jujuy/Bolívia, já aceito os conselhos. Shalom para ti!

  • Bom dia Rafael

    Estou indo no fim do ano para San Pedro pra passar 13 dias, e claro, pretendo economizar ao máximo pra poder ver tudo. Vou levar minha bike e equipo para acampar em alguns dias da viajem, e gostaria de saber, se você sabe se é dificil chegar aos lugares mais bacanas (lagos, vulcões, etc). Ja vi que você não foi de bike, mas queria sua opinião sobre isso, caso você tenha visto algo e tal.
    Desde ja obrigado, e parabens pelo blog

  • Rafael, adorei muito teu blog e muitas informações estão sendo úteis na montagem de meu roteiro…

    Estarei viajando para América do Sul e para isso to tentando no máximo me organizar, já que vou com a cara e a coragem apenas e sozinha…
    Estou apaixonada por alguns lugares e queria saber se é possível fazer o que tenho em mente nessa viagem…

    Estarei com disponibilidade de 17 dias para essa viagem, minha grande duvida é:
    Eu consigo fazer a tour de 4 dias pelo Deserto de Atacama com o trajeto até o Salar de Uyuni???
    Se a resposta for sim, gostaria de saber, se terminando o trajeto em Salar de Uyuni consigo chegar a Cusco por via terrestre???

    Para você me entender melhor vou te mandar o começo do meu roteiro:
    1º dia
    Aeroporto Guarulhos GRU (voo no horário de 6 às 7h am) para Aeroporto Santiago Chile (chegada no máximo até 12h am) Comprar passagem de Santiago para Calama pela Lan Chile(+ou- 300 a 400 reais) ou Sky Airlines, sendo apenas 2 horas de viagem OU Procurar comprar passagem imediata de Santiago para Calama (trecho necessário para se chegar a San Pedro de Atacama), custa entre $30.000 e $42.000, dependendo da empresa (as melhores são a Turbus e a Pullman Bus), o tempo de viagem é de 22 horas (preferência tente ir o mais rápido possível).

    2º dia
    Chegar em Calama pela tarde/noite e já procurar comprar passagem para San Pedro de Atacama ($ 3.500 = R$ 17,50). A viagem de ônibus para San Pedro de Atacama é tranquila até certo ponto, pois já se começa a sentir os efeitos da altitude, mas será contemplado com uma visão desértica jamais vista e tudo aquilo me animava demais. O trajeto de Calama para San Pedro de Atacama é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Procurar um Hostel para ficar hospedada (já reservar para o mesmo dia que chegar ou próximo).

    3º dia
    Procurar cedo ou se conseguir no dia anterior, uma agência para contratar para viajar e pechinchar bastante. Fazer a Tour de 4 dias .

    4º dia
    Sendo 1° dia de viagem TOUR…

    5º dia
    Sendo 2º dia de viagem TOUR…

    6º dia Sendo 3º dia de viagem TOUR…

    7º dia Sendo 4° dia viagem TOUR…
    Bolivia???… Informar como chegar em Cusco Peru!

    • Olá Ramona, tudo bem?

      De acordo com o seu roteiro, vamos lá:

      Você consegue sim fazer o tour pelo Uyuni partindo de San Pedro de Atacama. Há várias agências em San Pedro que fazem esse passeio.

      Do Uyuni para Cusco dá pra fazer via terrestre sim, conheço apenas essa rota abaixo, mas acho que vale a pena pesquisar para ver se a informação procede. (Talvez exista uma maneira mais fácil).

      Do Uyuni você terá que ir à La Paz | +/- 11 horas de estrada.
      De La Paz terá que ir para Copacabana | +/- 3 horas de Van
      De Copacabana deverá ir à Puno (cidade fronteira de bolívia/peru).. +/- 3 horas
      e de Puno para Cusco. +/- 8 horas…

      Obs: não esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela. Na fronteira bolívia/perú, me solicitaram.

      Abs

  • Pelo jeito vou gastar mais de 25 horas, será que tem outra maneira mais rápida pra ir pra cusco por via terrestre???

    No ultimo caso da para fazer a tour de 4 dias pelo Deserto de Atacama com o trajeto até o Salar de Uyuni e despois voltar para ponto de partida e pegar uma avião né???

    Pois eu quero gastar o menos possivel, pois depois dessa trip eu vou pra Cusco conhecer Machu Picchu e Lima.

    • Ramona, acho que esse trajeto terrestre é obrigatório e não tem muito como fugir disso. Se o tempo estiver apertado, cogite apenas os lugares que mais deseja, às vezes fica difícil conhecer tudo o que queremos em poucos dias. Mas o caminho é esse mesmo, pesquisar bastante…

  • Fala, Rafael, tudo bem?

    Cara, seu blog é sensacional! Muito obrigada por compartilhar tantas informações úteis com os colegas mochileiros! 🙂

    Estou indo na segunda quinzena de março com uma amiga pra uma trip Atacama + Bolívia e a idéia, a princípio, é fazer o seguinte roteiro:

    – São Paulo – Santiago – Calama – San Pedro de Atacama (idealmente em 1 dia);
    – Passeios partindo de San Pedro de Atacama (aproximadamente 5 dias);
    – Travessia para o Salar de Uyuni (3 dias);
    – Uyuni – La Paz? Copacabana? Cochabamba? Santa Cruz de la Sierra? (aproximadamente 6 dias)
    – Santa Cruz de la Sierra (possivelmente) – São Paulo

    Queria saber se vc pode nos dar a sua opinião para finalizarmos este nosso roteiro.

    A principal dúvida é sobre qual o melhor sentido do roteiro: Bolívia – Atacama ou Atacama – Bolívia.

    Ou de repente vc acha que não vale a pena seguir mais além na Bolívia (seja por tempo, grana, estilo de viagem, etc), e fazer apenas um “bate-volta” no Salar de Uyuni, e voltar ao Brasil por Santiago mesmo?

    Teremos mais ou menos 15 dias pra fazer tudo isso.

    Muito obrigada!! 🙂

    Grande abraço,
    Laura

    • Oi Laura, que bom que gostou do blog. 🙂
      Seu roteiro está mto bacana, 5 dias no Atacama e 3 no Uyuni acertou em cheio!
      Acho que o melhor caminho é iniciando em Santiago e terminando em La Paz. Sobre Santa Cruz de la Sierra eu não saberei dar dicas, pois nunca estive por aquelas bandas. Mas sem dúvida a melhor opção é começando por San Pedro de Atacama / dps Uyuni e o restante na Bolívia.

  • Oi, Rafael,

    Muito obrigada!! 🙂

    Vc disse ali em cima que de Uyuni para La Paz são +/- 11 horas de estrada. Dá pra ir de ônibus rodoviário normal, ou é preciso contratar uma agência de turismo?

    Desculpa se a minha pergunta parece tonta, mas eu não faço ideia de como é a cidade por lá, se é no meio do nada do deserto, se é fácil arranjar transporte ou não… afinal, estamos falando de Bolívia, né? É bom estar preparada! hehe

    Ah, vc aconselharia viajar de dia ou de noite?

    Valeu!!

    • Laura, é possível ir de bus sim. O Uyuni é a cidade base para conhecer o deserto de sal, não é tão moleza chegar ou sair, mas existem várias formas: Bus, avião, trem, 4×4 e montado em Lhama (essa é brincadeira). Mas falando sério, a maneira mais econômica é através de ônibus. Saem bus diariamente de Uyuni à La Paz, mais precisamente às 20 horas. É isso…

  • Oi Rafael Tudo bem ?

    Parabéns pelo blog, muito legal e me ajudou a decidir onde passar as minhas férias !!!!
    Pretendo ficar 5 dias no Atacama, mas estou com algumas duvidas, será que pode me ajudar ?
    Gostaria de fazer o máximo de passeios possíveis em 5 dias, mesmo assim consigo incluir o Salar de Uyuni?
    Eu vou com meu namorado e queremos economizar o máximo ! sendo assim os holstels são a melhor opção certo ?
    Gostaria de saber quanto mais ou menos devo levar em dinheiro, e se compensa trocar a moeda aqui no Brasil ou deixar para trocar um pouco lá em Santiago, já que decidi pegar pegar o voo direto para Calama e fazer scala em Santiago. Confesso que não sou uma mochileira tão aventureira assim e preferi não me arriscar no percurso de Santiago para Calama e preferi o avião !

    • Olá Shayene, tudo bem? Que bom que o post te ajudou, fico feliz com isso.
      Vamos lá, 5 dias no Atacama é um tempo legal, mas esquece o Salar de Uyuni, para aproveitar o Salar você terá que dispor de mais 3 dias. Sendo assim, foque no Atacama e saia de lá conhecendo tudo! 🙂
      Sobre a hospedagem, a melhor opção são os hostels mesmo, e o ideal é reservar com antecedência, já que a cidade é totalmente turística e durante todo ano é recheada de turistas. Dá uma olhada nesse link: Hostels em San Pedro de Atacama

      Sobre o dinheiro, vai depender muito do roteiro de vocês em San Pedro. Aconselho a colocar no papel todos as atrações, dá para ter uma ideia do custo de cada passeio e tirar isso como base. É difícil eu te passar um valor. Sobre o câmbio, na época eu levei já trocado no Brasil, mas em alguns casos vale a pena trocar no país destino. Por isso é interessante sempre pesquisar, por exemplo, se vale levar, trocar lá ou até mesmo sacar dinheiro no caixa eletrônico. Cheques de viagem também pode ser uma boa opção, mas vai do estilo de viajar de casa um. 🙂

  • Rafael, o seu blog é o mais completo que encontrei sobre o Atcama, meus parabéns.
    Em agosto irei a Atacama com mais cinco pessoas e gostaria de saber se não seria mais interessante alugar um suv de 7 lugares em Calama e contratar um guia em San Pedro.
    O suv já cotei, fica em R$2400,00, o guia não sei o valor.
    De acordo com os valores colocados por vc os passeio ficariam em R$3900,00 e ainda não pagaria o transfer calama/San Pedro/Calama além da mobilidade.
    Se vc achar que é razoável me indique como contratar um guia confiavem em San Pedro.
    Desde já Agradeço.

    Abs.

    Carlos

    • Olá Carlos, obrigado pelo comentário.
      Sobre o suv não sei te informar, isso foge um pouco do meu foco e realmente não sei como te ajudar nesse caso.
      Para encontrar guias em San Pedro de Atacama você não terá dificuldades, todas as agências fornecem basicamente os mesmos serviços e acredito que todas poderão te auxiliar nesse caso. A única dica que posso te dar, nesse caso, é pesquisar bastante, entrar em diversas agências para encontrar o melhor valor.
      Desculpe não esclarecer suas dúvidas.

      abs

  • Brother, muito show seu blog e essas dicas para o Atacam eu estou afim de fazer exatamente o que vc fez e pretendo ir em novembro é uma boa época por causa do clima, parabéns pelo blog.

  • Rafael.

    Muito bacana suas dicas, chego em Calama no dia 20.04 a noite, tenho os dias 21, 22 e 23 em San Pedro.

    No seu roteiro, o segundo dia é bem completo, com atividades o dia todo, porém o que vi nas agencias, é que a maioria dos passeios ocorre somente a tarde, é assim mesmo?

    2º dia: Manhã: Salar de Atacama, Toconao e Lagunas Altiplanicas (Miñiques e Miscanti) | Tarde: Laguna Cejar e Tebinquiche

    Grato,
    Renan.

    • Olá! Não tem como te ajudar nesse questionamento. São dois lugares diferentes com suas respectivas belezas e atrações. Disponibilizei os dois guias aqui no Blog. Tenho certeza que fará a melhor escolha. Um abraço

  • Olá! Estou em um intercâmbio no Chile, em Santiago, e tem uma agência fazendo uma viagem ao Atacama, 4 dias / 3 noites, incluso passagem, alojamento com café da manhã e passeios (Valle de la Luna, Valle de la Muerte, Geyser del Tatio, Pueblos de Machuca, Lagunas Altiplanicas, Pueblos de Toconao y Socaire, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Laguna Cejar, Ojos del Salar e Salar de Tebinquinche) por $300.000 pesos chilenos (em média $1350,00). Acredita que vale pagar, ou se eu for por conta a economia é muito grande? 🙁 se eu for por conta, vou sozinha, já com essa agência, seria com mais um pessoal em intercâmbio. Tô bem em dúvida, porque as chances de deixar passar com a agência e acabar não indo (só estou no Chile até julho, e a estudos) é grande… e depois, saindo do Brasil, sai bem mais caro. Obrigada!

    • Olá Nathália, como vai?!
      Antes de mais nada: pacote de viagem é sempre muito mais caro. Se você fechar todo esse pacote em San Pedro de Atacama, gastará no máximo $100.000 (tirando passagem até San Pedro). No post índice desse post guia eu coloquei os valores de cada passeio, dá uma olhada. Mas achei esse seu valor bem caro, Nathália. A Lan Chile faz o trajeto Santiago – Calama e custa aproximadamente R$ 350,00. Acho que você deveria pensar na possibilidade de ir sozinha – se sentir segura. 🙂 Espero que conheça o Atacama, seja da maneira que for. Boa sorte na escolha. Abs

  • Vou perguntar aqui só pq vi que vc ainda tá respondendo ativamente o blog! rs
    Vou ficar 4 dias inteiros (03/11 a 06/11) em San Pedro. Fui procurando roteiros prontos pelo google (pq eu sou preguiçosa mesmo!) e vi o seu prontinho. Muito obrigada!!
    Então… to meio encucada com esse lance aí da altitude… tanto que até desisti de ir pro Uyni… tenho uns problemas respiratórios bem chatos, então to com muito medo.
    Fiquei nervosa só de ler que vc passou mal indo pros Geiseres… Então queria saber como foi, se vc melhorou depois, quanto tempo ficou desse jeito, se a folha de coca realmente ajuda e tal…
    Ah, e outra coisa… nos geiseres a temperatura é sempre baixa assim?? Vou na primavera, então imaginei que não seria tão frio…

    • Olá Fernanda, tudo bem?!
      Primeiramente acho que você deveria consultar seu médico. Acho que ele poderá te orientar sobre a questão da altitude, mais precisamente sobre a sua medicação. Vou te dar uma dica apenas de ACHISMO, mas por favor, pesquise bastante sobre o assunto. Acredito que se você tirar uns dias a mais e se aclimatar, não terá grandes problemas. Com maior tempo em San Pedro de Atacama o seu corpo produzirá mais enzimas e isso facilitará sua adaptação. Pense na possibilidade de ficar uns dias na Atacama de boa, fazendo os passeios leves…E sobre os Geiseres, deixe para fazer no último dia. Acho que é isso.

      Acho que não te ajudei muito. Me desculpe. Abs

  • Rafael, sensacional seu blog, muito completo! Quero viajar em setembro e já salvei seu blog na minha lista de itens a estudar sobre a trip. Parabéns e valeu!

    • Olá Natalia, como vai?! Espero que o as informações contidas no blog te ajude a organizar sua trip. Se houver qualquer duvida, pode entrar em contato comigo. Seja pelo blog ou pela página do Facebook. Outra coisa: O Atacama vai mudar a sua vida!!! :))

  • Olá, Rafael!
    Muito bacana teu blog e teus relatos!
    Estes preços que você lista para cada passeio, está incluso o valor da agência?

  • Olá Rafael,

    Gostaria de saber se conseguimos ir de carro, sozinhos, para os passeios (tem placas no caminho, por exemplo) ou temos “obrigatoriamente” que contratar as agências.

    Iremos em grupo de 6 pessoas e percebemos que o que encarece o passeio é a agência e não as entradas.

    Sei que para alguns, por questão de segurança, a agência é necessária, porém ir ao Valle de La Luna e La Muerte não “vejo” tanta necessidade assim.

    O que você recomenda?

    • Olá Niara, tudo bem?
      Existe sinalização sim, mas não sei te dizer se é em todos os passeios. Não me atentei muito a isso. Para o Valle de La Luna e Valle de La Muerte — dá até pra ir de bike — mas existem outros bem longes e extramente complicados, que é o caso dos Geisêres, sem falar na altitude e frio. Particularmente acho bem perigoso ir por conta própria em determinados lugares. Em San Pedro podem encontrar mais informações e de repente até alugar um GPS para facilitar a vida de vocês. Acho que é isso. Abs

      • Muito obrigada Rafael…

        Estamos pensando exatamente nisso… Queremos diminuir custos, mas sem deixar de pensar na segurança.

        Nosso roteiro está bem semelhante ao seu… Pretendemos passar 10 dias, no total, divididos entre Santiago (principalmente para compras), Pucón e Deserto do Atacama…

        Depois volto pra contar como foi nossa experiência.

        😉

  • Ola, primeiro, seu blog é de mais, peguei varias dicas sobre os roteiros e acho muito legal vc ajudando a galera nas perguntas.

    se possível queria uma luz.
    vou fazer esse role final de setembro, mas estou num dilema pra fechar o roteiro, a locomo;cao entre os pontos fortes sao bem ruins, nao tem voos diretos e talz. a ideia é fazer os classicos, machu pichu, uyuni e atacama. mas queria MUITO ir em puma punku tbm (graças ao seu blog, rs). ai pensei em fazer fazer sp-cusco-la paz de avião, de cusco para la paz ele vai ficar 13 horas em lima, ainda consigo dar um role pela cidade. mas passagem pra acalama direto de la paz ta dificil, ai vi aqui que da pra fazer la paz -uyuni de onibus e ja pensei em mudar e fazer uyuni primeiro e depois atacama e depois ir embora pra casa,
    vc tem noçao do valor da passagem de la paz-uyuni? sao 11horas, mas é de boa ou são 11 horas de sufuco?

    to meio perdida de verdade, rs sao muitas opçoes, ja coloquei e tirei varias cidades, estou um indo com uma aiga, assim tenho que cobinar as vontades tbm, rs

    muito obrigada =]

    • Olá Mariana, custa mais ou menos 250 bolivianos (1 dólar = 6,9 bolivianos): Aproximadamente R$ 80,00. Continua na luta com o seu roteiro, vai ficar perfeito e sua viagem será inesquecível. Um abraço

  • Boa noite, Rafael.
    Esse será meu primeiro mochilão, vou comemorar meus 25 anos na minha primeira viagem sozinha.
    Quero muito conhecer o Atacama, comprei minhas passagens hoje e me arrependi um pouco da data de volta, mas espero conseguir fazer tudo em 15 dias.
    Quando o você diz que gastou em torne de 300 reais com a passagem para Calama isso já inclui ida e volta mais taxas ?
    Você me aconselharia um seguro de viagem?
    Seu blog é mt

  • Gostaria de saber se existe lavanderia self-service em San Pedro de Atacama.
    Grata!

    • Olá Luciana, existe sim e são fáceis de serem encontrados! Alguns hostels oferecem esse serviço também, só não sei te informar o valor. Desculpe não ajudar mais. Abs

  • Olá Rafael, parabéns pelo artigo!

    Eu e minha esposa estamos planejando chegar em San Pedro no primeiro bus de manha de Calama (pois nossa passagem chega em Calama depois das 20h00, último bus pra San Pedro).

    Na volta, temos que sair antes das 20h30 para conseguirmos pegar nosso voo em Calama as 7h50.

    A pergunta é, se ficamos 4 dias contando essa cegada de manhã e partida antes da última noite, ou se extendemos mais um dia)

    É isso.

    Grande abraço.

  • Meeeu, que post organizado! Agora sim me sinto menos perdida planejando a viagem!!! Vou chegar sabendo tudo haha, muito obrigada (:

  • Olá Rafael andei lendo seu blog e estou muito interessado em viajar a São Pedro do Atacama no meio de 2015, estou querendo passar as ferias por lá e pretendo ficar aproximadamente 7 a 8 dias quanto você acha que devo levar de dinheiro para que possa realizar passeios, hospedagem, alimentação? E quanto mais ou menos eu gasto para chegar a cidade a partir de santiago?

    Conto com suas informações, do mais gostaria de parabenizar pelo blog.

    • Olá Diego, isso é um trabalho de pesquisa e não consigo fazer isso por você. Veja o seguinte, some: Hospedagem (dá pra ter ideia de quanto você irá gastar pelo Booking) + Alimentação (Coloque um valor aproximado x 8) + Passeios que deseja conhecer (nos posts tem o valor de todos eles). Sobre o valor do voo de Santigado a Calama, você conseguirá pesquisando nas cias aéreas (Lan Chile). Abs

  • Fala ai Rafael,

    Parabens pelo seu blog.

    Tenha uma dúvida, talvez possa me ajudar:

    Estarei indo para Santiago/Calama passagens compradas apenas até Santiago e tentarei comprar para Calama direto no site da Skyairlines. Pretendo ficar em SP de Atacama por 4 dias e depois gostaria de ir até o Salar.
    Sabe qual empresa faz esse trajeto de onibus?

    Valeu

  • Olá, Rafael! Amei seu site! Parabéns!
    Estarei em SPA no período de 23 a 28 de outubro e gostaria muito que você desse sua opinião sobre o meu roteiro. Eu estou bem disposta e quero aproveitar ao máximo! 🙂 Portanto pode ficar a vontade para incluir outros passeios…
    23OUT (quinta-feira) – Chegada em Calama 15:20
    24OUT (sexta-feira) – Valle de la Luna / Valle de la Muerte (horário 16h – 20h) + Tour astronômico (22h- 2h)
    25OUT (sábado) – Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas (horário 7h – 16h) + Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche (horário 16h – 20h)
    26OUT (domingo) – Salar de Tara (8h- 16h)
    27OUT (segunda-feira) – Geyser del Tatio (horário 4h – 12h)
    28SET (terça-feira) – Regresso
    Abç!!!

    • Olá, Jennifer. Seu roteiro está perfeito. No período da tarde do dia 27 eu incluiria um passeio de bike para as ruínas de Pukara de Quitor. Parabéns pela pesquisa, o roteiro está 10. Espero ter ajudado em algo. Um abraço

      • Oi, Rafael! Vc ajudou muito! Minha fonte principal foi o seu site! Vou tentar incluir o passeio para as ruínas, só tenho dúvida se ainda sei andar de bike…rs
        Bjs!

      • Que bom que ajudei, Jennifer. Fico feliz, de verdade. Espero que sua viagem seja ótima. Desejo ótimas experiências e tudo de melhor! Um beijo!

  • Não resisti Rafa! Presico falarrr 😛 kkkkk
    Deserto do Atacama <3 Este lugar e mágico….
    Estive lá em junho de 2014, kra além das belezas surreais… Percebi o verdadeiro sentido da vida!!
    A altitude testa seus limites! O frio te mostra quem manda! E DEMAISSS!!! 😀
    No Atacama, percebi como somos pequenos e fracos comparado a imensidão do universo…. PS: Super indico o observatório em San pedro 😀 haha láh tem o céu mais limpo do mundoooo!

    Ah, eu me apaixonei pelo Atacama <3 Comida, pessoas, cidade, hostels, Tudoooo!! voltarei com certeza a essa cidade 😉 🙂

    bjus

  • Olá Rafael, muito legal mesmo, deu mais vontade de ir ainda.
    Tenho uma dúvida que talvez seja muito besta, mas vamos lá! rs
    Eu irei para San Pedro do Atacama saindo de Uyuni, e em Uyuni fechando com uma agência fica incluído os passeios, estadia e alimentação. Em San Pedro do Atacama como funcionaria? Eu fico os 5 dias no mesmo hostel a minha escolha e de lá faço os passeio e volto para dormir a noite, ou é como no Uyuni e você fecha um pacote para todos os dias com tudo incluído?
    Estou perguntando isso porque o que puder deixar reservado daqui já vou fazer, e não sei se os passeios são todos próximos do centro.

    Agradeço desde já.

    • Olá, Juliana. Você não precisa reservar nada, tudo é negociado em San Pedro de Atacama. O vilarejo é pequeno e tudo é feito a pé por lá. Os passeios não são próximos do Centro, alguns levam horas. Deixe para fechar negócio por lá. Abs O ideal é somente reservar a hospedagem com antecedência. Nesse post guia eu desenvolvi uma lista de hostels. Dê uma olhada. ABs

  • Oi Rafael, em dezembro e janeiro vou ficar 15 dias no chile…4 em pucon, 5 no atacama e 5 em santiago.
    Gostaria de saber os passeios que vc acha mais interessante fazer com esses dias disponíveis.
    E outra coisa, ouvi dizer de um passeio no atacama a noite para observar o céu, vc sabe do que se trata?

    Estou extremamente ansiosa, entrei no seu blog varias vezes antes de decidir os destinos e acabei optando por estes, vc acha que está legal?

    Beeijos

    • Olá, Fabiana. Tudo certinho?
      Vamos lá. Se me permite fazer uma intervenção, digo o seguinte: Tire 1 dia de Santiago e some 1 a mais para o Atacama. Na verdade, eu deixaria 3 dias para Santiago. Você vai me agradecer por isso depois. Sobre os passeios, são aqueles que estão no blog, todos aqueles. O passeio noturno para observar o céu é legal, eu não fiz. Me arrependo. Eles levam telescópios e fazem explicações e tal. Acho que vale a pena sim.
      Espero que sua viagem seja boa. Depois me conte. Beijo!

      • Oi Rafael, só queria dizer que segui a sua dica e adicionei um dia pro atacama..Não me arrependi, o lugar é incrível, as paisagens mais bonitas que já vi…
        Não consegui fazer o passeio astronômico, pq fiquei lá bem nos dias de lua cheia e eles não fazem.
        Enfim, o atacama é lindo, pucon é linda, tudo lindo…
        Obrigada pelas dicas, vc me ajudou muito nas minhas escolhas para tornar essa uma viagem sensacional.

      • Olá, Fabiana! Poxa vida, que felicidade me bate ao ler esse comentário. Fico realmente contente em ter ajudado, mesmo que minimamente. Obrigado pelo feed-back. Um grande beijo!

  • Rafael, a pergunta é antiga, mas vou deixar a dica aqui sobre o mal de altitude.

    Para quem é do Rio, pode marcar uma consulta no CIVES, um centro de pesquisa da UFRJ especificamente sobre medicina do viajante.

    Chá de coca é lenda, “bombas” de Vitamina B como Rubranova 15.000 são lendas, “soroche pills” pior ainda. Se alguém se sentiu melhor com algum desses acima, foi o famoso “efeito placebo”.

    Para a aclimatação, o ideal é muita água (4l/dia), fazer um escalonamento dos passeios, começando pelos de menor altitude, e tomar Diamox (acetozalamida). Não vou passar a posologia para ninguém se automedicar! Além disso, quem é alérgico a sulfa ou toma imunodepressores não pode usar.

    Remédios para dormir não são recomendados, a não ser que seja um bem fraco, como Zolpidem 6,5mg.

  • ola, estou planejando minha viagem para o chile e para o ao Salar de Uyuni. compensa mais eu ir direto do Brasil para calamar?

  • Oi Rafael, muito legal e muito útil o seu blog. O Atacama é uma das viagens que estão nos meus planos. Gostaria da sua opinião se tem alguma época do ano melhor para essa viagem. Terei até 10 dias disponíveis. Quais os passeios que não se pode deixar de fazer? Obrigada. Abçs

    • Olá, Paloma. O Atacama é um lugar para ser visitado em todas as épocas do ano. Sobre os passeios, peço a gentileza que leia no blog, lá tem todos que considero essenciais. Abs

  • Rafael adorei suas informações, mas tenho uma grande dúvida vou levar em R$ 5.000,00 para trocar em Santiago já estou com o hotel e as passagens pagas. Esse valor consigo fazer os passeios no Atacama vou ficar sete dias em Outubro.Como vou logo em seguida pra Cusco mais sete dias preciso me organizar desde já financeiramente.Todo o trajeto será de avião.

    • Sim, com esse valor você faz a viagem tranquilamente. Sobre o total de quanto vai gastar, você terá que fazer a sua contabilidade, no blog eu cito o valor de praticamente tudo. 🙂

  • olá Rafael, Parabéns pelo Blog!!

    Ainda sobre valores… estou indo para santiago dia 20 Abril ficarei 4 dias lá e depois irei para Atacama ficarei 5 dias. E fui pesquisar na internet em varios sites para comprar as passagens (irei eu e meu companheiro) de santiago para Calama, mas levei um susto… o mais barato que achei foi na faixa de R$ 800 à R$ 1.500,00. Vc comentou no Blog que é da faixa de R$ 300 R$ 400 isso a um ano atras… será que esse aumento é real? ou vale a pena deixar para comprar lá em Santiago as passagens? (as passagens de ida Campinas-Santiago e volta de Calama-Campinas já comprei)

    • Então, Jessica, eu paguei esse valor comprando em Santiago. Se você pesquisar na internet, o valor vai aparecer calculado em real. Mesmo entrando no site da Lan, o valor não será o mesmo praticado em solo chileno. Infelizmente é isso que acontece.

      • Pessoal;

        Eu comprei a passagem de Santiago-Calama-Santiago no site da Lan. EM PESOS. E no Brasil.
        Entre no site lan.cl, repare se a bandeirinha no topo está brazil, se tiver mude pra Chile.
        Efetue a compra colocando seu cpf como documento de identificação.
        Na hora de pagar eu usei meu cartão internacional Santander Visa.
        (Talvez o tipo de cartão seja o diferencial para alguns)
        O site da lan pregunta em que país foi emitido o cartão, eu deixei Chile.
        Pronto minha passagem foi aprovada e já estou com meus bilhetes no email.
        No site da TAM a passagem custa 800 reais.
        No site da lan Chilena custo o equivalente a 330,00 reais.

        Se tiverem duvidas sobre este procedimento, google it!

        Aproveitando, gostaria de saber a opinião sobre este roteiro?
        13/06 – Brasil=>Chile
        14/06 – Temuco: Brasil x Peru
        15/06 – Pucon
        16/06 – Vulcão Villarica
        17/06 – Santiago: Brasil x Colômbia
        18/06 – San Pedro de Atacama: Valle de La Luna | Valle de La Muerte
        19/06 – San Pedro de Atacama: Salar de Atacama | Toconao e Lagunas Altiplanicas (Miñiques e Miscanti) | Laguna Cejar e Tebinquiche
        20/06 – San Pedro de Atacama: Geiseres El Tatio & Machuca | Pukara de Quitor
        21/06 – Santiago: Brasil x Venezuela
        22/06 – Chile=>Brasil

      • Renato, sua dica é muito preciosa! Obrigado por compartilhar!
        Sobre o roteiro: tá apertado. hehe. Você vai fazer muitas coisas em poucos dias, pouco tempo em Pucón, não conhecerá muita coisa. Sobr o vulcão VillaRica, pesquise e veja se o mesmo está apto a subir, recentemente estava jorrando lava. Entre em contato com alguma agência e veja isso.
        Valeu mesmo pelas dicas. Um abraço!

  • Entendi..
    Então iremos ariscar e deixar para comprar as passagens (Santiago p Calama) em Santiago.
    Obrigado pelas dicas!!! ;))

  • oi Rafael, gostei do blog! Parabéns! O post é antigo, mas me despertou muito interesse pelo Atacama. Porem, já estou com passagem e hotel recebedos somente para Santiago. Você saberia me dizer se é possível um bate volta? Passar só um dia no Atacama.. Sei que não vai dar pra conhecer quase nada.. Mas se não fosse tão longe, eu arriscaria.. Obrigada!

  • Oi Rafael, bom dia!
    Irei para o Chile em Outubro e gostaria de uma dicas suas sobre o roteiro.
    Ao todo eu ficarei no Chile de 24/10 à 07/11.
    Eu só comprei as passagens até Santiago e ainda não programei meus passeios.
    O foco da viagem é conhecer o Atacama, mas também queria aproveitar a viagem para conhecer os arredores de Santiago.
    Assim, gostaria de saber quantos dias você entende que são suficientes para eu conhecer as principais atrações do Atacama. Assim eu já adiantaria a compra das passagens para Calama e veria os demais passeios.
    Desde já agradeço,
    Abraço,

    Juliana

  • Ola Rafael farei minha primeira viagem ao Chile e estou com uma dúvida cruel, na sua opinião, qual seria o passei mais vantajoso( na relação custo e beneficio), Púcon ou o deserto do Atacama? prentendo ficar 4 dias em um deles

  • Olá, Rafael. Fui ao Chile este ano para a região dos lagos e vulcões e estou pensando em ir no ano que vem também, mas para o deserto do Atacama. Só que gostaria de conhecer também Machu Picchu, será que é viável? A passagem aérea de um lugar para o outro é caríssima. Você sabe como eu poderia fazer por via terrestre?

  • Rafael, Boa Tarde

    Saberia me informar se tem muitos ônibus saindo de Calama para La Paz? Ou saíra mais em conta ir para Arica e de Arica para La Paz? Ainda estou na dúvida se vou para o Atacama por “cima” ou por “baixo” (cima = Cusco x La Paz x Calama x SPA) ou (baixo = Uyuni x SPA x Calama x La Paz x Cusco), saberia informar qual melhor?

  • Olá, Rafael!!

    Estou adorando seu site. Muito esclarecedor, mas ainda preciso de ajuda. Estou querendo ir em maio de 2016 conhecer o salar Uyuni e o Atacama. Minha ideia inicial era ir para La paz, fazer o downhill de bike em Coroico e no dia seguinte descer para o Uyuni de avião (você recomenda, é muito caro?) ficaria 3 dias e desceria para o Atacama onde eu ficaria 5 dias e retornaria de Santiago. Você acha que consigo fazer tudo isso em 12 dias? Você acha mais interessante fazer esse mesmo roteiro da Bolívia para o Chile, como eu escrevi, ou o contrário? O que fica menos caro? Abs

    • Melriele, não dá pra saber com exatidão. Teria que estudar seu roteiro, mas acho que sim, embora esteja um pouco apertado, talvez consiga. Espero que sim. Um abraço.

  • Oi Rafael!
    Primeiro parabéns pelo site! super completo e cheio de detalhes!
    Eu estou planejando uma viagem de 25 dias pela Patagonia (8 dias), subindo até Atacama (7 dias) e depois Peru.
    Eu quero ir completamente sozinha. Pela sua experiencia nessas áreas, tu acha perigoso uma mulher viajar sozinha por estas áreas? Eu já viajei pela Europa, Ásia e USA mas nunca América do Sul.
    E obrigado pela inspiração!

    • Olá, Raquel. Tudo bem?! Não há o que temer. É só ter cuidado à noite e isso se aplica a qualquer destino, certo?! Na América do Sul, de um modo geral, encontra-se muitas mulheres viajando sozinha, e não lembro de ter ouvido/lido sobre algum problema com viajantes femininas. Não se preocupe e não deixe de ir viajar por conta disso. Desejo toda a sorte e ótima viagem. Agradeço o comentário. Um grande abraço.

  • eiii!! eu to com medo de ir e gastar mais do que o programado em Atacama, vou ficar 5 dias… qual agencia de passeios vc indica??
    Os voos acontecem o dia todo?

  • Q massa a viagem .
    Pretendo fazer de moto, irei de foz do Iguaçu até são Pedro, gostaria de saber se esses pontos turísticos são próximos a são Pedro ?depois seguirei pra Cuzco.

  • Cara, que post show!!!
    Me tira umas dúvidas, por favor.
    Qual foi o custo total da viagem, e quanto de dinheiro devo levar na viagem?

  • Olá Rafael.
    Parabéns pelo blog!! Ótimas dicas!!
    Queria fazer uma viagem sozinha de ônibus partindo de São Paulo até Santiago. Lá começaria a pedir carona. Não tenho uma rota fixa, e também não gostaria de ter tudo muito planejado. Tenho uma ideia sobre os locais que desejo conhecer, mas nada tão decidido.
    Queria sua opinião sobre pegar carona lá!
    Obrigada!

    • Olá, Michelly. Pergunta difícil a sua. O chile não tem muito essa cultura caroneira, mas tem tem quem consiga. É um tiro no escuro. Desculpe não ajudar com mais propriedade. Um abraço!

  • OLA RAFAEL!

    UMA DUVIDA,, VOCE COMPROU A PASSAGEM PARA CALAMA JÁ NO CHILE OU COMPROU POR ALGUM SITE?
    PORQUE EM SITES QUE PROCUREI É UMA FORTUNA, RS, TANTO DIRETO DO BRASIL, QUANTO DE SANTIAGO A CALAMA.
    PODE ME AJUDAR POR FAOR?

    • Olá, Fernanda. Eu compre em Santiago a passagem para Calama. É uma passagem um pouco cara mesmo, mas tem a opção de ir de ônibus. É isso rs.. Um abraço!

  • Rafael boa noite, vou em dezembro agora e pretendo visitar quase todos os pontos com meu automóvel mesmo (comum), você acha que consigo contratar um guia para andar conosco por lá? Tem uma ideia de preços por favor?
    Muito obrigado por compartilhar suas experiências.

  • blog muito legal. duvidas: 1 a 8 de abril, temperatura: 6 da manhã, 16h e 23h, EM MÉDIA?
    valeu, agradeço!! abç

  • Estivemos no Deserto do Atacama e adoramos a viagem. Antes de viajarmos para lá, passamos aqui no seu site e nos deparamos com essas dicas incríveis e completas. Obrigado, Rafael!

  • boa noite. Dá pra acampar lá e passar pelo menos 1 semana, conhecendo tudo?

  • pretendo ir com carro 4×4 diesel. há postos proximos ou não tão distantes? pelo deserto pode-se andar bem de carro?

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado