O que levar para o Deserto do Atacama? Veja aqui!

8384

O que levar para o Deserto do Atacama? Pergunta difícil, não é?

Se você chegou até este post é porque realmente está interessado em conhecer em Deserto do Atacama. Ou talvez até já esteja com a passagem aérea comprada. Bem, seja qual for o status da sua viagem, sendo um sonho ou já realidade, é bom saber quais são os itens necessários para levar na sua viagem. Dessa maneira, você viajante, já vai tendo uma ideia real do planejamento desta trip para o Deserto do Atacama.

Pois bem, vamos começar pelos itens mais importantes.

O que levar para o Deserto do Atacama?

O que levar para o Deserto do Atacama?

 

O que levar para o Deserto do Atacama

É importante que o viajante faça um checklist antes de faças a mochila para ir ao Deserto do Atacama, isto é, relacionar todos os itens da viagem de uma maneira lógica. O motivo? Para não esquecer nada. Sendo assim, podemos dividir a mochila em documentos, vestuário, calçado, saúde e diversos. 

 

Documentação

Além dos documentos pessoais, como Passaporte (com validade) ou RG (recente), há outros documentos interessantes para serem levados.

1 – Apólice impressa do seguro viagem – saiba mais sobre seguro viagem internacional;

2 – Caso estenda a viagem a Bolívia, não se esqueça do comprovante de vacina contra a Febre Amarela (Internacional emitido pela Anvisa);

3 – Comprovante de reserva de hospedagem – veja a lista de hostel/pousada do Deserto do Atacama.

 

Vestuário

Talvez essa seja a principal dúvida quando pensamos “o que levar para o Atacama?”. O deserto é calor e frio. Isso mesmo, calor durante o dia e frio absurdo durante à noite. Sendo assim, é essencial levar roupas para 4 estações. Embora San Pedro de Atacama seja um vilarejo pequenos, há muitos passeios por lá – e todos com suas particularidades. Vá preparado!

O que levar para o Deserto do Atacama?

O que levar para o Deserto do Atacama?

 

Roupas (mulher / homem)

Repetindo: O Deserto do Atacama é quente e muito frio. Ou seja, sua mochila terá que ser muito bem feita. Caso não tenha mochila, veja neste post algumas dicas de mochilões.

 

  • Camiseta Dry-Fit: Ocupa pouco espaço na mala, seca rápido e perfeita para usar durante o dia. Além de ser perfeita para os passeios no Atacama;
  • Segunda pele completa: Considero necessário tanta para dormir quanto para utilizar em alguns passeios;
  • Bermuda: Apenas utilizei as bermudas das calças-bermudas e não passei necessidade;
  • Meias: Grossas e tradicionais;
  • Calça tática (calça que vira bermuda): Bem prática e considero essencial;
  • Luva e louca: Imprescindíveis;
  • Roupa de banho: em alguns passeios rola de entrar na água;
  • Agasalhos: Leve o sistema de 3 camadas, isto é, segunda pele, blusa de fleece (ou jaqueta de pena de ganso) e anoraque (corta vento).

 

Calçado

Bota/Tênis de trekking: Os passeios acontecem em terrenos acidentados, por isso aconselho bota ou tênis de trekking. E não deixe para comprar – principalmente se for bota – antes de viajar. É importante amaciá-la antes de usar em definitivo.

Chinelo: Apenas para quando você estiver no hostel.

 

Necessário levar um tênis para sair a noite? Não! Em San Pedro não tem balada, apenas restaurantes e bares, nada que necessite de uma roupa especial. Pode repetir sua bota/tênis durante a noite. Sem medo.

 

O que levar para o Atacama?

 

Leve tudo de casa

Não deixe para comprar nada em San Pedro de Atacama. Portanto, já vá com a mochila 100% pronta.

 

Cuidado com o sol

Boné, protetor solar, protetor labial e óculos escuros.

 

Saúde

Seus remédios: A farmácia de lá é muito limitada.

Colírio: É realmente necessário, principalmente se o viajante ficar o dia todo na água.

Itens de higiene pessoal: Não confie na sorte.

 

Diversos

  • Máquina fotográfica: Tirar fotos no Deserto do Atacama com celular deveria ser proibido. O lugar é realmente fantástico, e o viajante vai se arrepender se não tirar fotos com qualidade. Se possível, leve também uma máquina de ação;
  • Alimentos: Se você também é mão de vaca, como eu, poderá economizar algo trocado levando coisinhas diretamente do continente. Bolacha – biscoito para alguns –, barras de cereal;
  • Squeeze:  Opcional, mas acho interessante;
  • Toalha de banho: Alguns passeios rola de entrar na água;
  • Calculadora de bolso/celular: Para saber quanto realmente você está gastando, porque fazer a conversão de Peso Chileno para Real pode ser problemático;
  • Lanterna: Em viagem ao ar livre não se sabe. Lanterna é sempre um item essencial em trips outdoor.

 

Não subestime o Deserto de Atacama, você necessitará de todos esses itens. Lembre-se, você estará indo ao deserto mais alto e seco do mundo.

 

Um pouco do Deserto do Atacama

Para você que caiu neste post de paraquedas – e que chegou até aqui – devo te apresentar o Deserto do Atacama. Ele está localizado no norte do Chile. É classificado como deserto mais alto e mais seco do mundo. Por lá, a chuva é só de vez em nunca. É um local extremo. Frio e calor fazem parte do dia a dia. Para se ter ideia, as temperaturas no deserto variam de -17ºC até 40ºC. Isso mesmo, é como ir do céu ao inferno num único dia. Para explorar o Deserto do Atacama é fácil – leia este post de como chegar em San Pedro de Atacama. E para fazer os passeios do deserto, basta ir a San Pedro de Atacama.

 

O Atacama é recheado de atrações. E por isso é importante saber o que levar. Ou seja, planejar a viagem para o deserto é garantia de ótimas experiências.

 

E agora, você já sabe o que levar para o Deserto do Atacama?

 

posts-atacama

Saiba mais sobre o Deserto do Atacama. Veja o Post-Índice!

 



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


16 comentários em “O que levar para o Deserto do Atacama? Veja aqui!

  1. kohls prom dresses

    What I wouldnt give to have a debate with you about this. You just say so many things that come from nowhere that Im quite sure Id have a fair shot. Your weblog is terrific visually, I mean people wont be bored. But others who can see past the videos and the layout wont be so impressed with your generic understanding of this subject.

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Hello kohls, how are you?
      Thanks for visiting my Blog. Glad to have helped. Can I ask a question? You had difficulty with the translation of the content?
      Thank you again. Check back often to blog, is always welcome.
      []´s

      Reply
  2. Eduardo Wanderley

    Olá Rafael,
    Tudo bom?
    Fiquei com uma dúvida quando você fala da temperatura à noite ser de até -15C. Você refere-se ao período do inverno, certo? Irei em fevereiro, em pleno verão. Posso considerar que à noite é algo em torno de 15C (positivo)?
    Obrigado!
    Eduardo.

    Reply
  3. Isabela

    Rafael, você acha válido comprar todas essas roupas térmicas no Brasil ou em San Pedro? Vi em varios sites que lá é mais caro, mas muitos também dizem q é mais barato.
    Estou pensando em comprar na Decathlon…

    Reply
  4. Joana Silva

    Oi Rafael, chegarei em San Pedro em 19/09. Na sua opinião, quais são os passeios imperdíveis? ficarei lá 6 dias.
    Outra coisa: em Cusco e na viagem de Arequipa para Chivay tive a “ajuda” do chá e da folha de coca para “adaptação” à altura. Lá também tem esse recurso?
    Gostei muito do seu Blog.
    Agradeço se puder me ajudar.
    Joana

    Reply
  5. Filipe

    Olá Rafael, estou planejando essa trip, mas pro ano que vem e a minha duvida é a seguinte, de santiago para San Pedro é tranquilo ir de Bus ? e uma semana la da pra conhecer bastante coisa ? desde já te agradeço abç

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá, Filipe. Como mencionei no post, vai muito do tempo e de quanto o viajante tem disponível. Fui de avião, não sei te dizer se de bus é tranquilo. Li relatos que sim, é de boa, só cansativo, já que são aproximadamente 22 horas dentro de um ônibus. Leia o guia completo, acho que vai responder todas suas perguntas. Um abraço

      Reply
  6. Michelle

    Olá Rafael! Vim conhecer seu blog pra saber um pouco mais sobre os principais passeios no Atacama.
    Tô adorando! Parabéns pelo trabalho!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *