saúde
Saúde

Cuidados de saúde durante viagens

Nada mais frustrante do que realizar uma viagem cuidadosamente planejada e ter a experiência de conhecer lugares incríveis sob um quadro de diarreia ou gripe ou passar a dia cansado porque não dormiu direito à noite. Os riscos são ainda mais consideráveis em lugares com condições sanitárias deficientes. Alguns cuidados baixos ajudam a minimizar estes riscos, e é isso que discutiremos aqui.

Alimentação

Principalmente em países com más condições sanitárias, a diarreia do viajante é um dos problemas de saúde mais comuns, e não será nada agradável fazer uma atividade física nestas condições. Na dúvida, evite alimentos crús ou que se estraguem facilmente, como os frutos do mar. Nos locais com condições sanitárias mais deficientes, procure tomar água mineral sempre que possível. Por mais que você se considere uma pessoa habituada a condições sanitárias abaixo do ideal e “naturalmente imunizada”, os causadores da diarreia do viajante são diferentes de local para local, e você tende a ser exposto a vírus e bactérias que não são comuns no Brasil ou mesmo em sua cidade natal, no caso de viagens nacionais.

Ainda que o custo tenha que ser considerado, esta não costuma ser a melhor forma de se economizar.

Hidratação

Manter-se hidratado é fundamental para o bom desempenho físico e também no processo de recuperação após a atividade,  para que esteja pronto para a atividade do dia seguinte. Tenha sempre uma garrafa de água acessível. Evite bebidas alcoólicas. Durante um mochilão, você tende a ser mais fisicamente ativo do que na sua rotina fora de viagem, além da maior exposição solar.

++ Leia mais:

Vacinação

Muitos países são focos de doenças que não temos no Brasil, e que podem ser prevenidas por meio de vacinas. Isso é válido principalmente em países de terceiro mundo, onde a preocupação com a higiene é maior. Se você estiver indo para um país fora do eixo tradicional do turismo internacional, uma boa dica é fazer uma consulta em clínicas de medicina para viajantes, para se informar de cuidados a serem tomados especificamente no local que você for visitar.

Doenças como a gripe, ainda que apresentem baixo risco para uma pessoa atleticamente ativa, podem te deixar incapacitado justamente naqueles dias para os quais você tanto se preparou. Considere a vacinação para gripe para não correr este risco.

Medicações

Se você fizer uso contínuo de alguma medicação, procure levar toda a medicação que precisará no período da viagem. A compra de medicações no exterior nem sempre é simples. Leve estas medicações sempre a bordo, para evitar de ficar sem a medicação em caso de extravio da bagagem. Além disso, é sempre válido ter um kit com as principais classes de medicamentos daqueles que podem ser comprados no balcão da farmácia, sem receita médica: uma medicação para dor de cabeça, para diarreia e um protetor gástrico, por exemplo.

Emergência médica

Busque saber com antecedência o que fazer no caso de uma emergência médica, principalmente no caso de atividades realizadas em locais de difícil acesso. Saiba qual o hospital mais próximo, e como chegar até lá. Nas viagens consideradas de maior risco para acidentes e outros problemas médicos, tenha um “plano de evacuação” para caso de necessidade. Saiba que grande parte dos seguros de saúde para viagem apresentam restrições para problemas decorrentes da prática esportiva ou esportes de aventura, então fique atento na hora de contratar o seguro. Se você tiver alergias ou algum problema crônico de saúde, procure levar isso tudo por escrito na língua do país que você irá visitar, isso poderá ajudar no caso de uma emergência. Se estiver em um grupo, procure informar destas condições a alguém que possa ajudá-lo em caso de necessidade.

Jet Lag

O jet lag se caracteriza por uma alteração do ritmo biológico que ocorre após mudanças do fuso horário em longas viagens de avião. Caracteriza-se por problemas físicos e psíquicos, especialmente a alteração do ciclo entre vigília e sono. Além do Jet Lag, a falta de sono durante a viagem e a pressurização do ar pode fazer com que você não sinta o mesmo vigor ao chegar ao local de destino. Sempre que possível, programe um tempo de adaptação. Quanto mais longa a viagem e quanto mais fusos horários você atravessar, maior o período de adaptação. Caso isso não seja possível, medidas como o uso de melatonina podem ser indicados. Converse com seu médico.

Sono

Problemas com o sono é muito comum entre viajantes e pode impactar diretamente no seu desempenho físico / esportivo. O sono pode ser afetado pelas expectativas com a viagem, por problemas que ficaram sem ser resolvidos antes da viagem e que não saem da sua cabeça no momento em que vai para a cama, pela má qualidade da cama do hotel, pelo jet lag, pelo compartilhamento do quarto com outras pessoas, por barulhos externos. Se você tem um sono sensível, converse com seu médico e tenha um plano para o que fazer em caso de necessidade.

Texto enviado pelo Dr. João Hollanda, médico ortopedista especialista em joelho e médico da seleção Brasileira de futebol feminino.

Redação

Seu Mochilão | mochilagem e vida ao ar livre

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado