Cuba

Hospedagem em Cuba

Casas de cubanos: tem opção mais incrível? Claro, que se você for um turista padrão lendo esse post, há várias opções de hotéis. Porém em Cuba, para ganhar CUCs (a moeda turística), os cubanos autorizados pelo governo podem abrir suas portas e receber turistas.

Você encontra uma lista dessas casas na opção “Pousadas” do próprio Trip Advisor e pelo nome do local tentar pesquisar na internet para achar sites próprios e obter telefones e/ou emails para contato. Eles demoram um pouco para responder os emails, mas considerando que a internet de lá parece a nossa discada do fim da década de 90, seja paciente.

cuba-havana-07
Sacada da Casa de Lilly

Ao chegar à casa escolhida, o dono pedirá seu passaporte e a “tarjeta del turista” e registrará a estadia num livro oficial, que serve para fiscalização do governo.

O problema de ficar em casa de cubano é que, se aparecer alguém que vai ficar mais tempo que você, é possível que a casa aceite essa pessoa e te encaminhe para outra nas proximidades.

O preço do quarto na maioria das casas bem localizadas é de 30 CUCs, o que equivale a mais ou menos 30 dólares. Não é tão barato quanto vários hosteles pelo mundo, mas é o melhor custo-benefício na cidade de Havana. Acredito que em viagem localização é tudo, pois economiza tempo e se tiver que ficar pagando taxi, o barato pode sair caro.

O café da manhã é pago à parte devendo ser combinado com o dono da casa. Em média custa 5 CUCs/pessoa (potinho com frutas, omelete/panqueca, pão/misto quente, suco e café). Caso o hóspede queira, os donos também se propõem a servir o jantar.

Para a escolha da casa, sugiro pesquisar pelo TripAdvisor, mas super indico as duas casas em que fiquei em Havana: Casa Fefita Y Luis, que é mega bem localizada para conhecer o Centro Histórico e a Casa Lilly, que é mais bonita e charmosa. No mesmo prédio da Casa Lilly, há também a Casa Vana, mas quando os contatei já não havia mais vagas.

 

Saiba além da hospedagem e mais sobre Havana, a capital de Cuba. Veja o índice completo

Tags

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado