Monte Roraima – Flora e Fauna

3974

A beleza do Monte Roraima não está somente em seu formato exótico. As plantas e os animais também roubam a atenção no cume, aliás, para muitas pessoas, eles são os grandes atrativos da região. O solo é basicamente feito de rocha, mas as pequenas fendas dão oportunidade para a flora aparecer. O Monte Roraima encanta em todos os aspectos, em todos os lugares e também em cada plantinha. Em muitas partes formam-se verdadeiros jardins japoneses, é incrível! Há inúmeras plantas com flores, e o melhor, quase todas são únicas e exclusivas no Monte Roraima. Tem que ir para conhecer, simplesmente.

O cume do Monte Roraima é um ambiente difícil para qualquer organismo vivo. As rochas são pobres em conteúdo mineral, além disso, todos os nutrientes são derivados da decomposição da matéria orgânica, mas que também são rapidamente eliminados com a água da chuva, ou seja, as plantas tiveram que se adaptar a essa situação e descobrir como “se virar” nesse ambiente tão improdutivo. No Monte Roraima é assim: para sobreviver tem que saber lidar com condições extremas.

Estima-se que as plantas do Monte Roraima tenham de 120 e até 400 milhões de anos. E aí, já não é motivo suficiente para conhecer esse lugar?

A maioria dos animais do Monte Roraima é preto, primeiramente porque as espécies se adaptaram ao local, e a cor escura os protegem dos raios ultravioletas, além disso, também é uma camuflagem, já que as rochas são negras. É bem comum encontrar algumas borboletas, libélulas – que são vistas dentro das piscinas – além de pequenas centopeias e aranhas (mais raras de serem vistas).

É fácil encontrar pássaros, mas o beija-flor é o mais abundante e sempre visto no topo do Monte Roraima. O dono do pedaço é o famoso sapinho preto, uma espécie muito antiga que manteve suas características primitivas, pois o ambiente dos tepuis não o forçou a desenvolver-se. O sapo possui uma barriga alaranjada, sendo incapaz de saltar de tão primitivo, por isso ele apenas rasteja devagar e totalmente desajeitado.

Ir ao Monte Roraima é fazer uma viagem ao nosso passado pré-histórico. Definitivamente vale a pena!

 

posts-roraima

Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice!



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


Um comentário em “Monte Roraima – Flora e Fauna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *