O Turismo no Monte Roraima

2662

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia levantou uma pesquisa há 04 anos sobre o fluxo de turistas no Monte Roraima, os dados são curiosos:

Aproximadamente 3.500 pessoas visitam o Monte Roraima ao ano. Os povos Sul-americanos têm 45,70% das visitações, Europeus 38,48%, Norte Americanos 5,12%, Asiáticos 4,12% e Oceânicos 1,03%.

 

turismo-monte-roraima-03

O número é relativamente baixo – o que é ótimo –, mas o turismo no Monte Roraima está longe de ser sustentável ou responsável. Faltam leis venezuelanas para garantir melhores condições de trabalho para os guias, cozinheiros e carregadores. A mão de obra é toda indígena, o que torna o turismo barato. Por poucos trocados, os índios carregam durante dias, de 30/40 kg nas costas. Ao mesmo tempo, o turismo na região torna-se possivelmente a única fonte de renda e, diante disso, fica difícil medir o impacto na sociedade local e afirmar como turismo indevido ou exploratório.

 

posts-roraima

Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice!



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


2 comentários em “O Turismo no Monte Roraima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *