hidratação no trekking
Trekking & Aventura

Hidratação no trekking: tudo o que você precisa saber!

Sabemos que há uma quantidade definida de água que devemos beber durante o dia a dia, mas há muito mais a conversar sobre hidratação no trekking, a exemplo da melhor maneira de levar, limpar e beber água durante a atividade ao ar livre.

Todo mundo sabe o quanto é importante beber água. E tenho certeza de que não preciso explicar a necessidade da hidratação, mas se você quer saber o que pode fazer para se manter hidratado e seguro enquanto caminha, este artigo é para você. Neste post você encontrará dicas e conselhos sobre hidratação adequada, bem como sugestões de equipamentos para transportar e purificar a água durante o seu trekking.

Qual a quantidade de água ideal?

Durante um trekking, só bebemos água quando a sede aperta, no entanto, é aconselhável beber cerca de meio litro por hora de atividade – tudo bem que em algumas travessias há escassez de água, sendo impossível de consumir esse montante.

A quantidade de água também depende de muitos fatores: clima, altitude, tipo de corpo, intensidade da caminhada e o tempo de andança. Por exemplo, se você sair em um dia quente para subir ribanceiras em alta altitude, o dobro da quantidade de água será necessário. Ou seja, falar de hidratação é um assunto complexo.

No dia a dia, estima-se que a quantidade necessária de água seja de dois litros, mas essa proporção aumenta com exercício de uma atividade física intensa, como caminhar oito horas por dia.

É certo dizer também que com o tempo a gente começa a ter uma boa noção da quantidade de água que precisamos, mas também sempre cometemos alguns equívocos durante a caminhada – vamos falar sobre eles nos tópicos abaixo.

hidratação trekking
Trekking com bolsa de hidratação

Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos posts:

Botas de trekking: um guia de como escolher o calçado ideal

A mochila ideal: saiba sobre mochilas de ataque, trekking e viagem

Hidratação antes do trekking

Uma excelente ideia é pré-hidratar, isto é, essa é uma estratégia para você se beneficiar, pois já começa o trekking hidratado, sem riscos iniciais. Além disso, outra dica é consumir alimentos com água também no pré-trekking. Parecem dicas óbvias, mas na correria esquecemos de começar a caminha de maneira correta.

Certifique-se da hidratação no inverno

É muito natural secar a garrafa ou o streamer (sistema de hidratação) no calor intenso, mas podemos não sentir essa necessidade quando estamos em um ambiente de muito frio, pois temos a sensação de ausência de sede. Acontece que nossos corpos precisam igualmente de água durante essa condição de ambiente gelado.

É necessário criar o hábito de beber água quando não há sede!

Como saber se está hidratado?

Estar ciente dos primeiros traços da desidratação é importante. O primeiro sinal é a sede – sim, a sede é um grito de socorro do corpo, que gera boca seca e falta de energia. É muito fácil confundir esse sintoma com meros efeitos colaterais das caminhadas, mas não é. Acredite!

garrafa de água
Garrafa de água

A desidratação acontece quando o corpo usa ou perde mais líquido do que o ingerido. E, quando isso ocorre, o nosso metabolismo pode ter dificuldades para realizar suas funções básicas. Sendo assim, se você não repõe os líquidos perdidos, ocorre a desidratação.

Sintomas clássicos da desidratação

Desidratação leve a moderada

  • Boca seca e pegajosa
  • Sonolência ou cansaço
  • Sede
  • Diminuição da produção de urina
  • Pele seca
  • Dor de cabeça (comum aparecer no pós-trekking)
  • Prisão de ventre
  • Tonturas ou vertigens

Desidratação severa

  • Sede extrema
  • Falta de ânimo
  • Irritabilidade
  • Boca, pele e membranas mucosas muito secas
  • Pouca ou nenhuma micção – toda a urina que é produzida será mais escura do que o normal
  • Olhos fundos
  • Pele seca e murcha, sem elasticidade
  • Pressão arterial baixa
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Respiração acelerada
  • Febre
  • Delírio ou inconsciência

Quanto mais escura é a urina, maior é o nível de desidratação. Entretanto, medicações e alguns alimentos também alteram a cor do xixi. De um modo geral, deve-se ficar atento à coloração.

E o que quando perceber esses sintomas? A receita é simples: beber água imediatamente. Se você tiver eletrólitos, adicione-os, vai ajudar! Tome pequenos goles, descanse, deixe o corpo se reidratar com o tempo. Certifique-se de se sentar à sombra – caso for um dia quente. Descanse o quanto for necessário.

Garrafa plástica trekking
Garrafa plástica tradicional

Como transportar a água no trekking?

Nos últimos anos, testei várias maneiras de transportar água: garrafas pet, garrafas plásticas resistentes, garrafas de metal, nalgenes e bolsas de reservatório de água. Usei praticamente todos os tipos existentes.

O tipo de recipiente de água que você deve ter depende de algumas coisas. Antes de comprar qualquer uma delas, responda as perguntas abaixo:

  • Qual é a situação da água no seu destino de trekking? A água é facilmente acessível a partir de rios, arroios ou fontes de água corrente? Quando você sabe que há fluxos muito frequentementes (como em trekkings de praia), você não precisa carregar muita água na mochila. Sendo assim, é suficiente apenas uma garrafa de água. Se você caminhar em áreas onde a água é escassa, você precisa pensar em recipientes de água maiores – por exemplo, bolsas de hidratação de 3L.
  • É fácil retirar a sua garrafa da mochila? Ela possui bolsos laterais? Por um bom tempo carreguei garrafas nesses bolsos, no entanto, não foi fácil usá-las – embora eu pudesse tirá-las com certa facilidade, não havia como colocá-las de volta sem ter que retirar a cargueira das costas – ou pedir para alguém colocá-la. Isso me irritava. Ou seja, quando eu queria beber, tinha que parar toda hora para retirar e colocar a mochila.
  • Você procura por trekking ultralight? Garrafas de água feitas de plástico resistente (e até mesmo de metal) podem ser inviáveis, as quais são muito mais pesadas do que as bolsas de hidratação, ou até mesmo garrafas pet. Isso pode parecer bobeiras para caminhadas mais curtas, mas pode não fazer muita diferença em trekkings longos.
  • Você caminha sozinho ou com um grupo maior? Quando se é um caminhante solo, a organização do seu trekking pode ser outro, inclusive em relação a hidratação. Alguns filtros de água funcionam muito bem para um caminhante solo, mas é irritante de usar em um trekking em grupo. O motivo? Poucas pessoas têm paciência de esperar o processo de filtragem. Outro ponto: quando se está sozinho, garrafa de hidratação torna-se um tormento, pois o ritual de retirar e colocar a cargueira nas cotas incomoda, comprometendo até mesmo a hidratação do caminhante (como já citamos acima).
  • Você costuma fazer caminhadas curtas ou longas? Para caminhadas de um dia, pode-se optar por mochilas com bolsa de hidratação acoplada. É também uma excelente opção para pessoas que gostam de caminhar muito rápido ou correr nas montanhas. Já para trekkings longos, a maioria das mochilas é preparada para bolsas de água, além de bolsos laterais para receber garrafas.

Hidratação no trekking
Hidratação no trekking

Garrafa, nalgene, bolsa de hidratação, mochila de hidratação, cantil…

garrafa trekking

Garrafas

Há uma infinidade de garrafas feitas especialmente para atividades ao ar livre. Muitas são confeccionadas em polipropileno de alta resistência, livre de BPA, sendo praticamente inquebráveis – porque uma garrafa não pode cair no chão durante uma aventura e simplesmente quebrar. Garrafas da Camelbak são ótimas opções.

Nalgene

Nalgenes

A garrada estilo nalgene é muito utiliza em expedições no mundo todo, principalmente em montanha de altitude. Por possuir a boca larga, essa garrafa permite captar água com facilidade, além de facilitar a limpeza e não ter problemas de congelamento de válvula. É livre de BPA, feita em plástico ultra-resistente e que não deixa gosto, é praticamente inquebrável. É possível pendurar a garrafa estilo nalgene com um mosquetão.

Bolsas de hidratação

A bolsa de hidratação é um tipo de cantil de água flexível. É levado dentro de mochilas, deixando apenas a mangueirinha de fora. Seu grande diferencial é a leveza, bem como a praticidade de hidratar o praticante durante a caminhada. Além disso, o produto permite fácil captação de água e limpeza. Conserva a água por dias e mantém a a água sempre fria (temperatura ambiente). Utilizo o streamer da Deuter há 5 anos.

mochila de hidratação

Mochilas de hidratação

A mochila de hidratação é indicada para caminhadas de curta duração, escalada, montanhismo ou mesmo para uso no dia a dia. Perfeita também para mochilas de ataque para viagens urbanas.

Cantil

Cantil

Cantil foi muito utilizado no passado, mas há ainda quem prefira utilizá-lo, principalmente escolas militares, escoteiros e desbravadores.

Térmicas

Térmicas

Térmicas são boas opções para trekking. Construída com paredes duplas e aço inoxidável Isolado a Vácuo, essas térmicas chegam a manter o líquido frio por até 24 horas e o quente por até 6 horas.

Aviso de transparência: Este post, além de algumas dicas e conselhos baseados na experiência e pesquisa, contém links de afiliados para sua conveniência. Isso significa que se você comprar qualquer coisa através desses links, eu recebo uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você.

consumo de água no trekking
O risco do consumo de água sem filtros e purificadores

Água limpa e segura para se hidratar

Dependendo do local do trekking, carregar um sistema de filtragem de água é uma real necessidade. Às vezes pode ser que você nunca o use. No entanto, ainda vale a pena carregá-lo – minimizar perrengues com água é fundamental.

Se o trekking acontece em áreas rurais, purificar a água é uma regra inviolável. Tal medida pode protegê-lo de algumas infecções ​​ou parasitas. Mesmo quando a corrente de água parece limpa, você nunca sabe. Pode haver dejetos de vacas, porcos e outros animais. E, melhor do que o filtro para esse caso, é o uso do clor-in ou do hidrosteril, este último é comprado em supermercados, os quais matam bactérias e germes em até 15 minutos. São excelentes.

Dependendo do trekking, principalmente expedições, há a necessidade de ter um poderoso filtro de água. No entanto, no Brasil não existe a cultura de filtrar água durante o trekking, com isso, há poucas opções no mercado.

Entretanto, se você procurar por uma nalgene que possa levar para qualquer lugar, pode ser uma boa ideia comprar uma garrafa com um filtro embutido. É uma ótima idéia para viagens urbanas, você adiciona água da torneira e não precisa se preocupar com a limpeza. É ótimo para um dia de caminhada também.

A água é a única opção para ajudar na hidratação?

A água é o melhor para nós. No entanto, você pode querer também pensar em complementar com eletrólitos. É uma ideia particularmente boa para caminhadas longas e extenuantes. Não há necessidade de adicionar eletrólitos em uma caminhada de um dia ou até em uma viagem curta. Contudo, quando você faz caminhadas de uma semana, torna-se necessário um complemento. Você pode adicionar comprimidos, pó ou bebidas isotônicas prontas, as quais são ricas em proteínas, carboidratos, vitaminas, etc. Eu não recomendo usá-los em bolsas de hidratação. O motivo? Depois fica difícil de limpar.

Bebidas quentes

Água é sempre a melhor opção para hidratar. Entretanto, bebidas quentes são ótimas opções, especialmente no frio. Um chá, um café ou até mesmo um achocolatado são verdadeiros impulsos de ânimos.

Nada melhor do que chegar no camping, armar a barraca, tomar “banho” e preparar uma deliciosa bebida quente. Nada melhor!

Evite o consumo de álcool em excesso

Quem é que não gosta de ir pra montanha com um vinho na mochila? Grande parte faz isso. Eu também faço. Sem hipocrisia por aqui. Mas deve-se evitar o consumo em excesso. O consumo de álcool ajuda no processo de desidratação, além do interferir na performance do trekking. Ou seja, é só ter equilíbrio e ter senso de responsabilidade. E lembre-se: jamais deve-se largar uma garrafa ou qualquer forma de lixo.

Quer saber mais sobre trekking ecológico? Este post é um guia de sustentabilidade no trekking.

Hidratação trekking
Foto: Bruna Fávaro

Este sou eu para atestar a minha não hipocrisia.

Hidratação no trekking: dicas especial para as mulheres

Homens não têm muito problema em urinar no mato, mas já vi muitas mulheres deixando de beber água por receio de ter que fazer xixi em uma situação de paisagem aberta, por isso acho que devemos abortar sobre esse assunto.
Para algumas mulheres, caminhar em uma saia (skort) funciona; outras preferem utilizar dispositivos para fazer xixi em pé – como o produto chamado xixi-fácil. Entretanto, o que vejo são mulheres com receio de urinar durante o trekking.

Leitora mulher, caso queira enriquecer esse assunto nos comentários, sinta-se à vontade. Para falar sobre assuntos femininos, nada como uma mulher. 🙂

Nunca deixa de beber água por motivo algum

Pode parecer bizarro, mas há quem prefira beber menos água por pensar que tal medida limita a transpiração. O motivo? Por receio de cheirar mal. Absurdo, não? Por isso, cabe uma singela explicação: o cheiro do suor começa quando há crescimento de bactérias. Para isso não acontecer, basta usar um desodorante. A solução é simples.

Lembre-se também: uma boa idéia é arrumar – até para um dia de caminhada – um conjunto extra de roupas secas para colocar após o trekking. Ficar com roupa molhada pode gerar um resfriado imediato.

Lembre-se sempre: beba água antes, durante e depois do trekking. Hidratação é coisa séria!

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Muito boa suas explicações sobre a hidratação, eu mesmo já passei por um exemplo, fiquei com tontura, achei que era labirintite, pensei comprar remédio, minha filha sendo da área da saúde, notou pela minha pele, que estava desidratado, recomendou hidratação imediata, oque foi a solução do problema.

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado