Trekking & Aventura

Caminho da Mata Atlântica promete ser uma trilha de 3 mil km

Já imaginou caminhar três mil quilômetros em meio à Mata Atlântica? Pelo menos é essa a proposta do Caminho da Mata Atlântica, uma travessia de longo percurso que pretende conectar os cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, até a Serra do Mar no Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro – cruzando os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O projeto está em andamento desde 2014, sendo liderado pelo WWF-Brasil, o qual possui apoio do ICMBio, CBME, Abeta e outras entidades. A que tudo indica, a trilha tem tudo para ser a maior do Brasil.

Caminho da Mata Atlântica

O projeto ecológico cruzará 70 Unidades de Conservação e mais de 70 municípios entre as regiões Sul e Sudeste.

“Engajar a sociedade na conservação e recuperação da Mata Atlântica por meio de atividades ao ar livre e da conexão de áreas naturais ao longo dos 3 mil km de trilha” conta o site do Caminho da Mata Atlântica, que também diz que é uma maneira de incentivar a sociedade nos esforços de conservação da Mata Atlântica, por meio do incentivo ao contato com os ambientes naturais, além de ser uma maneira de fortalecer iniciativas locais voltadas para o turismo sustentável, criando ambiente colaborativo entre os diferentes atores e novas alternativas de geração de renda a partir das atividades relacionadas ao Caminho da Mata Atlântica.

Caminho da Mata Atlântica | Foto: (reprodução/divulgação)

Caminho da Mata Atlântica

Para a definição do trajeto, foram utilizadas trilhas e travessias já existentes a fim de causar menos impacto ambiental. Além disso, buscou-se adequar o percurso a lugares para pernoites e outras estruturas de apoio, como acontece em outros países, a exemplo da famosa Pacific Crest Trail (PCT).

Mesmo com a intenção de fazer um caminho de 3 mil km, não há como fazer uma trilha contínua, mas a ideia do projeto é tentar ao máximo juntar os caminhos existentes e, para isso, a iniciativa conta com a ajuda de voluntários, os quais contribuem no manejo das trilhas, nas demarcações e em diversas outras tarefas.

Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui ou torne-se um voluntário e ajude a fundar o Caminho da Mata Atlântica.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado