O que levar para o Monte Roraima

6732

Organizar o trekking para o Monte Roraima não é um bicho de sete cabeças, mas são vários os detalhes que devem ser levados em consideração na hora de arrumar a mochila. Segue abaixo alguns itens que julgo como essencial. Lembrando que, quanto menos peso, melhor.

monte-roraima-itens

Roupas

3 camisas dry-fit

2 calças táticas

4 pares de meias/roupa íntima

1 blusa de fleece

1 Anorak

1 calça para dormir

1 camisa para dormir

1 boné

1 bota/tênis de trekking

1 papete/chinelo

1 óculos de sol

 

Equipamentos

Saco de dormir para 0ºC

Capa de chuva

Mochilão

Mochila de ataque

Saco de hidratação / garrafa d´água de 2 litros

Headlamp ou lanterna

Fita sivertape

Barraca e isolante térmico (caso não alugue)

 

Saúde

Protetor solar

Protetor labial

Repelente

Papel Higiênico

Itens de higiene pessoal

Kit pessoal de primeiros socorros

 

posts-roraima

Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice!



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


49 comentários em “O que levar para o Monte Roraima

  1. Alexandre

    Amigão,

    Como é o esquema do banheiro durante a trilha, e mais precisamente la no cume?
    Tem que trazer de volta? Se sim, os guias fornecem o shit tube, ou temos que levar?
    Se não, tem lugar pra enterrar, ou é só pedra?
    Valeu!

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá Alexandre, tudo bem?
      O esquema é o seguinte: Eles levam uma espécie de banheiro portátil (uma barraca).. e o processo é feito com Cal numa sacola. Os porteadores se encarregam de levar depois. É tranquilo.
      Abs

      Reply
  2. Zeca Guimarães

    Olá Rafael,

    teria algum Guia ou agência para indicar para viagem ao Monte Roraima?

    Mto obrigado pela atenção

    Salve!!

    Reply
  3. Juju

    Rafael, este lance do banheiro portátil, tipo barraca é montado ao final da jornada, mas se durante a trilha houver necessidade, como funciona?
    Montam a barraca?
    Estou planejando ir ainda este ano.

    Ahhh…. Pra que serve a fita siver tape?

    Aba
    Juju

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Juju, essa barraca é montada somente nos acampamentos. Durante a caminha tem que se dar um “jeitinho”. A Fita silver tape é um quebra galho caso fure uma bota, uma mochila e por aí vai. Abs

      Reply
  4. Marcos Quintaes

    Bom dia Rafael, achei excelente as informações que tive por aqui, estou planejando de dar um pulo no Monte Roraima no mês de setembro irei de carro com minha esposa e deixarei o carro em Boa Vista, e gostaria de saber qual a melhor maneira de se ajuntar a algum grupo. Seria já sair daqui do Brasil ou é fácil se ajuntar a qualquer grupo na Venezuela? Abraços.

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá Marcos. É fácil achar turmas lá em Santa Elena, mas veja só:
      Se você deixar para fechar negócio por lá, talvez terá que esperar de 2 a 3 dias para organizarem a sua trip e etc. Se você tiver disponibilidade de tempo. OK! Mas caso você feche antecipadamente, terá que pagar mais caro, entende? Fechar por telefone ou e-mail o valor sobe consideravelmente. É isso! Abs

      Reply
      1. Edmilson

        Ola Lady estou planejando minha viagem ao monte em Setebro,sou de Manaus se quiser formar um grupo seria legal.Meu e-mail: e_alvesjunior@hotmail.com.
        Como já tentei reunir os amigos varias vezes e não deu certo, agora vou planejar sozinho e estou me preparando para na primeira semana de setembro.

  5. Paulo Rinaldi

    Boa noite! Gostaria de saber se la em santa helena tem como alugar barraca,e se tiver,onde tem.. esperando resposta!

    Reply
  6. walter pereira

    Ola Rafael tudo bem?
    Cara sobre a alimentação,é tudo por conta da agencia ou cada um pode levar sua comida e utencilios como fogareiro e panelas.
    Abraço!

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      É tudo por conta da agência, mas é interessante levar algo pra ir comendo durante o trekking. As refeições tem hora e se a fome bater antes, terá que esperar eles fazerem. Entendeu? Abs

      Reply
  7. Daniel

    Ola Rafael. Sou de SP e estou planejando ir ao monte Roraima no ano que vem. Sabe dizer qual a melhor época (clima), para ir?

    Reply
  8. Emanuela

    Oi, Rafael. Irei para o monte agora em agosto e estou organizando o que levar na mochila. Gostaria de saber se durante a trilha há a possibilidade de lavar as roupas que foram utilizadas? Abraços

    Reply
  9. Cátia Morais

    Olá Rafael! Que beleza esse seu blog!!
    Com relação ao acampamento, eu tenho que carregar e montar a barraca e preparar a refeição, ou posso contratar esse serviço? As agências oferecem todo tipo de serviço, para todos os gostos e bolsos??
    Um abraço

    Reply
  10. Tiago

    Boa tarde Rafael!

    Você teria algumas dicas de modelos/marcas de botas para trekking com bons custos/benificios?? E qual seria a mais indicada para o Monte Roraima? Obrigado.

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá, Tiago. Falar de Bota é complicado, porque é muito particular. Existem botas tops e botas mais ou menos. Entre as tops, destaco algumas: Salomon, Vento, La Sportiva. Outras marcas são opções, mas todas aguentam o Monte Roraima. Abs

      Reply
  11. Flavio

    Oi Rafael. Estou adorando ler seu blog. Sou de São Paulo, vou para o Monte Roraima no Carnaval de 2015 e estou analisando tudo o que precisa levar. As agências recomendam bastão para caminhada, mas pelo jeito vc não levou. Em algum momento te fez falta?

    Reply
      1. Ricardo

        Fala Rafael, muito legal esse teu blog. Ae, to indo pro Monte Roraima daqui 1 mês. Diga-me uma coisa, quanto a mochila cargueira, quantos litros tu achas indicado? Uma de 50 litros supre a necessidade ou tem que partir pra uma de 75 ou 80l? Outra coisa, fez falta a tal “mochila de ataque’ pra andar lá em cima. Valeu!!

      2. Rafael Kosoniscs Post author

        Olá, Ricardo. Então, vai depender se você vai ou não utilizar carregadores. Vai alugar os equipos por lá? Caso você escolha levar tudo de forma independente, barraca, saco de dormir, roupa e etc, vá com uma de 70 litros. Caso contrate serviço da agência, uma de 35/40 é o suficiente, que servirá também de ataque. Abs

  12. Flavio

    Oi Rafael, mais uma pergunta: sobre itens de higiene pessoal, pode levar sabonete e shampoo comuns? Ou tem que ser biodegradáveis?

    Reply
  13. João Carlos

    Para a expedição de 8 dias, qual seria o tamanho ideal de uma mochila cargueira que leve, além do sugerido por você, um saco de doir e o isolante? Parabéns pelo blog.

    Reply
  14. Danielly Kretli

    Olá Rafael! Gostaria de saber se a trilha é muito pesada e longa…quantos km? quantas horas por dia de caminhada? como tomam banho? e se tenho que carregar algo ou o carregador leva tudo?

    Reply
  15. Verônica Barros

    Olá,
    Vou ao monte Roraima em maio e gostaria de saber se acha importante levar um bastão de caminhada.
    Obrigada.

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá, Verônica. É opcional, mas acredito que você já tenha feito uma trilha antes de fazer o Roraima, certo? Você deve avaliar a importância deste equipamento para ti.. uns gostam, outros não.. mas é realmente opcional.. Um abraço!

      Reply
      1. Verônica Barros

        Olá Rafael, sempre pratiquei esportes, mas nunca fiz trekking.
        Estou fazendo musculação e caminhadas em dias alternados. 1 dia musculação, outro dia caminhada. Estou aumentando aos poucos a distância e quando estiver caminhando umas 4 ou 5 horas, vou acrescentar uma mochila nas costas e ir aumentando o peso aos poucos, Ate maio espero estar acostumada a andar umas 5h seguidas com uns 10kg, 15kg nas costas. Tem alguma outra dica de preparação?

  16. Gustavo

    Olá Rafael,
    Essas barracas Hilleberg eram dos guias ou de vocês? Vocês utilizaram equipamento próprio ou usaram da agência?
    Obrigado!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *