O trekking e seus sentidos

4466

O trekking é uma atividade outdoor bastante conhecida, talvez a mais praticada e difundida ao redor do mundo. São muitos os benefícios de quem pratica essa modalidade ao ar livre, que oferece inúmeras experiências, algumas verdadeiramente extraordinárias.

Praticar trekking é reviver a essência do ser humano, é um resgate de milhares de anos, na qual grupos humanos tinham a necessidade de deslocar-se de um lugar para outro à procura de alimento para sua sobrevivência. Nos dias atuais, à procura não é necessariamente para continuar a viver, mas é uma oportunidade de experimentar sensações únicas e, quase sempre, inesquecíveis.

trekking e seus sentidos2

Pra quem gosta de desafios, o trekking pode ser uma excelente escolha para desenvolver essa capacidade, porque é uma atividade altamente gratificante e com diversos níveis de exigências, como: físico, mental, financeiro e até espiritual.

Uma expedição pode nos levar a ambientes cinematográficos, avistar lugares que jamais pensaríamos que existissem ou que fossem possíveis de um dia presenciar. Sabe aqueles cenários de tirar o fôlego? Paisagens alucinantes, pores do sol de amolecer corações, lua, estrelas 100% visíveis… É mais ou menos isso!

 

Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:

A mochila ideal: saiba sobre mochilas de ataque, trekking e viagem

Seguro para viagem de aventura: já é hora de pensar em segurança

O desafio e o sabor da superação ao ar livre

A importância da viagem outdoor

Diferença entre hiking e trekking

Sobre viagens e montanhas

 

O trekking permite sensações aguçadas. Ele nos oferece o mundo como realmente é, com toda a sua essência primitiva. Tem uma frase que diz: “Caminhos de terra nos conduzem a lugares extraordinários”, é a mais pura verdade. O trekking sempre tem uma grande recompensa! E sempre vale a pena…

trekking e seu sentidos

A magia do trekking não está somente na superação de metas, mas também tem o poder de nos fazer esquecer problemas, estresses, frustrações e, acima de tudo, de proporcionar uma descarga de adrenalina, que limpa os pensamentos e nos ajuda a enxergar a vida de uma maneira nova, de outra perspectiva e com mais clareza.

Colocar o mochilão nas costas é antes de tudo uma matéria de estudo, uma chance real de conhecer a cultura do lugar, além de ser uma oportunidade de nos conscientizar sobre um determinado assunto, seja uma vila de pescadores, uma comunidade de montanha e até mesmo um vilarejo esquecido no tempo.

Independente do destino, o trekking nos permite conhecer pessoas fascinantes e enxergá-las como realmente são – a caminhada tem o poder de derrubar máscaras – porque ela exige o máximo no aspecto físico e mental e todas nossas ações fazem parte da mais pura manifestação do espírito. Fora isso, as conversas são muito mais verdadeiras e as trocas de experiências são, em sua maioria, inspiradoras.

Enfim, o trekking amplia nossos horizontes em muitos sentidos, mas antes de tudo, nos faz enxergar o humano que existe dentro da gente.



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


14 comentários em “O trekking e seus sentidos

  1. Daniela Dourado

    Ótimo Rafa…
    Expressou belissimamente bem…
    Parabéns mais uma vez pelo conteúdo, blog tá bacanérrimo!!! 🙂

    Reply
  2. Carla Nogueira

    Olha só…
    Adorei o texto…
    E você sabia que sempre quando estou no meio de uma travessia, principalmente nos Andes, penso exatamente o que o texto cita: ‘grupos e famílias inteiras andavam e andam por essa trilha para sobreviver…’ .
    Isso pra mim realmente é mágico!
    Ótimo texto!

    Reply
  3. Adriana Lima

    Parabéns Rafael. Caminhar na natureza é das coisas que nos fazem estar presentes. Derruba os véus ilusórios da mente e nos faz chegar à nossa essência, simples assim. Adoro!

    Reply
  4. Vivianne Rodrigues

    Rafa, que máximo! Adorei o conteúdo e acima de tudo de como vc descreveu o trekking.
    “Nos faz enxergar o ser humano que existe dentro da gente”. Completamente isso !

    Inspiração das minhas novas aventuras o/

    Reply
  5. Ednilson

    Show…expressa bem oque é o trekking, comecei essa pratica o ano passado e quanto mais se faz mas se quer desafiar se. A momentos que se pensa “oque eu estou fazendo aqui no meio do mato” mas se estivesse no sofa de casa nao estaria tendo nenhuma experiencia nova.nenhuma nova visão.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *