Cachoeira das Loquinhas: imperdível na Chapada dos Veadeiros

8271

Estando em Alto Paraíso de Goiás — cidade base para explorar a Chapada dos Veadeiros —, você não precisará de guia ou percorrer dezenas de quilômetros para conhecer a Cachoeira das Loquinhas. Apenas uma boa dose de disposição já é o suficiente para experimentar essa atração, que pra mim é uma das melhores do Cerrado.

Eu me surpreendi muito com a Cachoeira das Loquinhas. Pensei que se tratava apenas de uma simples cachoeira da Chapada dos Veadeiros, mas o que encontrei por lá foi algo totalmente diferente do que imaginava. E achei incrível. O lugar é um conjunto de poços com águas esverdeadas. Um espaço bastante convidativo ao banho e ao relaxamento. Gostei tanto das Loquinhas que acabei indo mais de uma vez, por isso aconselho o viajante a adicioná-la no roteiro de viagem.

Loquinhas 9

 

A Cachoeira das Loquinhas

A Cachoeira das Loquinhas não deve ser subestimada por não ser considerada o grande point da Chapada dos Veadeiros. A verdade é que o lugar é fantástico, fácil de chegar e possui boa infraestrutura. E digo mais, se o viajante for em época de baixa temporada, poderá encontrar o lugar vazio, além de ter a oportunidade de ter um poço exclusivo.

Pra andar lá não tem segredo, o lugar possui 2 trilhas principais — a Loquinhas com sete poços e a Violeta com mais seis poços. O trajeto é feito em chão de madeira e com cordas de segurança. Bastante tranquilo. Recomendo ir até o final da trilha e voltar parando nos pontos de mergulho, com parada prolongada no poço Xamã, que achei o mais incrível de todos.

Loquinhas 10

Loquinhas 1

Como a grande maioria das atrações da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira das Loquinhas encontra-se dentro de uma propriedade particular. O custo da entrada é de R$ 20,00 por cabeça.

Loquinhas 4

Loquinhas 3

 

O que você precisa saber

  • Dá pra ir de bike, a pé ou de carro
  • Custa R$ 20,00 pra entrar
  • É um passeio que pode ser feito em meio dia
  • Qualquer pessoa consegue fazer este tour
  • As trilhas são autoguiadas
  • Em época de seca (meados de junho a meados de outubro) nem todos os poços ficam aptos ao banho
  • O lugar possui uma lanchonete precária — leve um lanche
  • Alguns poços não dá pé
  • Recomendo levar chinelo e toalha

 

Loquinhas 2

 

Como chegar à Loquinhas

É moleza. Pode ir de carro (tem estacionamento), a pé ou de bike. É só descer a rua principal de Alto Paraíso de Goiás, virar à esquerda no final da rua, atravessar a Praça do Bambu, virar à direita e em seguida à esquerda. Depois disso, seguir por estrada de terra até a entrada da Fazenda Loquinhas. O lugar fica a apenas 4 km de Alto Paraíso de Goiás.

 

Tracklog

O tracklog para se chegar à Loquinhas está disponível no Wikiloc.
 

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros. Veja o Post-Índice!

 

Vídeo



Rafael Kosoniscs tem 33 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


3 comentários em “Cachoeira das Loquinhas: imperdível na Chapada dos Veadeiros

  1. Vanda

    Vamos voltar de viagem do Tocantins na segunda e vamos passar em Alto Paraiso, vamos conhecer Loquinhas por sugestão de um amigo. Amei a matéria. Valeu

    Responder
  2. Amanda Carvalho

    Oi Rafael, estava vendo sua página e é sensacional. Parabéns! Queria saber se Março é uma época muito ruim pra ir a Chapada? Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *