Notícias

Conheça a trilha aquática ‘Caminhos do Rio Negro’, que acontece em meio à floresta alagada no Amazonas

O CIRCUITO “CAMINHOS DO RIO NEGRO” É ÚNICO NO MUNDO E POSSUI O OBJETIVO DE INTEGRAR MAIS DE 11 UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO AMAZONAS

Caminhos do Rio Negro

Circuito faz parte da trilha de longo curso chamado “Caminhos do Rio Negro”, o qual pretende conectar com as trilhas aquáticas e terrestres das 11 unidades de conservação do Baixo Rio Negro.

O projeto ainda está em andamento. No mês de julho, a equipe do Parque Nacional de Anavilhanas (AM), com ajuda de voluntários do Parque Nacional do Jaú, sinalizou cerca de 50 km de trilhas aquáticas, as quais percorrem os furos nas ilhas, canais e diversos trechos do arquipélago de Anavilhanas. As trilhas foram sinalizadas com pegadas em formato de quelônio, uma espécie de tartaruga, sendo este um animal característico do região.

A identificação foi colocada nas árvores de igapó, que se localizam em meio à floresta alagada.

“A sinalização faz parte da estratégia de implementação da rede de trilhas de longo curso ‘Caminhos do Rio Negro’, que já conta com outros 71 km sinalizados no Parque Nacional do Jaú. A ideia é ampliar a rede e conectar com as trilhas aquáticas e terrestres das 11 unidades de conservação que integram o Mosaico do Baixo Rio Negro, um bloco de áreas protegidas instituído em 2010, cobrindo mais de 7,5 milhões de hectares”, diz um comunicado no portal do ICMBio.

O ‘Caminhos do Rio Negro” acontece em trilhas terrestres e em trilhas aquáticas, ambas amplamente sinalizadas.

Segundo Paula Pinheiro, analista ambiental do Parque Nacional de Anavilhanas, o objetivo é criar uma experiência única, que possibilite o viajante percorrer caminhos de um vasto território protegido na Amazônia Central.
 
Caminhos do Rio Negro

A região do ‘Caminhos do Rio Negro’

O Parna abrange o arquipélago de Anavilhanas, o qual está distante cerca de 40 quilômetros da capital do estado do Amazonas, sendo uma das Unidades de Conservação (UC) que compõe o Mosaico do Baixo Rio Negro. Formado por mais de 400 ilhas, é considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo.

O arquipélago forma um labirinto de canais e lagos que recortam o Rio Negro com ilhas estreitas e cobertas por florestas de igapó. A variação do nível da água do rio ao longo do ano permite a ocupação das áreas alagadas, os igapós, por peixes que utilizam esses ambientes como áreas de reprodução e alimentação. O Parque é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, e faz parte da Reserva da Biosfera, pela UNESCO, além de ser um sítio Ramsar, importante para a proteção de áreas úmidas do planeta.

Ainda não há uma previsão para a divulgação do ‘Caminhos do Rio Negro’. Regras, condições e valores também não foram divulgados pelo ICMbio e nem pelo Parque Nacional de Anavilhanas.

Mais informações podem ser obtidas na fanpage Caminhos do Rio Negro.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado