Notícias

Como a tecnologia mudou a forma que comemos no mundo?

Já parou para pensar o quanto nossa forma de comer é diferente de 50 anos atrás? Não precisa nem ir tão longe… Tudo está bem diferente até mesmo comparado à década anterior. Você aí que reclama que dez minutos esquentando uma lasanha no micro-ondas é muito tempo, já parou pra pensar que, se não fosse ele, teria de esperar muito mais no forno? Pior ainda: já pensou que comida a comida congelada só virou comum faz pouco tempo?

Pois é, quando nossas vidas ficam tão acostumadas com certos aparelhos, a gente acaba esquecendo o quanto que eles nos ajudam. Já pensou em andar sem cartão de crédito ou débito? Imagina se você acaba sem dinheiro no meio da rua… Como vai ser? E se você for num restaurante e não tem dinheiro suficiente na carteira para pagar? Falando em comer fora… E quando você quer comer comida de fora, em casa? E se você quisesse aquela pizza esperta, mas estivesse exausto depois de um dia de trabalho, e não existisse serviço delivery? Já pensou?! E pensar que agora você nem precisa se levantar do sofá para procurar número de restaurantes, e nem mesmo precisa esperar na linha para ser atendido: o delivery também mudou – você pode pedir tudo por aplicativos, baixados no seu celular.

Não mudamos somente a forma de pedir comida – também mudamos a forma como interagimos com ela. Por causa das mídias sociais, tirar fotos do que estamos comendo virou moda, elogiamos ou reclamamos sobre um restaurante publicamente com facilidade, pedimos recomendações para todos os nossos conhecidos em um único post… Saber se um restaurante é bom ou não é uma tarefa extremamente fácil agora.

Mas a tecnologia não mudou apenas a forma que pedimos comida fora de casa: o livro de receitas da vovó foi substituído por blogs e vlogs com imagens e vídeos passo-a-passo. E não para por aí: sabe as impressoras 3D? Já criaram uma versão dela para fazer chocolates, e a impressora de pizza já está em desenvolvimento. Incrível, não é?

A tecnologia está afetando nossa forma de comer, e para o bem: comidas prontas e entregues mais rápido, conseguimos informações sobre restaurantes e receitas mais facilmente, e a tendência é ficar cada vez melhor. Do seu micro-ondas à maquina 3D de chocolate, a tecnologia está sempre evoluindo e nos acompanhando.

artigo_patrocinado

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá Rafael. Sempre tive curiosidade sobre os hábitos alimentares dos praticantes de esportes outdoor em sua rotina diária. Existe uma dieta que é seguida a risca meses antes de partir rumo ao Trekking?

    • Olá, Diogo. Depende muito. Se for um trekking de poucos dias, o mais importante é se preocupar em manter uma boa alimentação durante os dias de caminhada. Deve-se evitar o consumo de miojo, por exemplo, e focar no consumo de proteína, carboidrato – que se transforma em açúcar – e gordura. Para isso, existem alimentos leves e preparados especialmente para a prática outdoor. Pesquise sobre comida liofilizada que é bastante indicada para trekking longos. No caso de for uma caminhada de muitos e muitos dias, deve-se consultar um especialista em nutrição esportiva, este deverá, provavelmente, indicar um regime de engorda com o objetivo de evitar a perda excessiva de musculatura durante o trekking. Nunca deixe de consultar um profissional. Um abraço!

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado