Meio ambiente Notícias

Parque Nacional do Itatiaia exige ‘shit tube’ em travessias

Parque Nacional do Itatiaia exige 'shit tube' para travessias

O Parque Nacional do Itatiaia divulgou hoje (26) através das redes sociais que exigirá o shit tube dos visitantes que fizerem travessias. A medida visa diminuir o impacto causado pelos turistas.

“Para os visitantes que forem fazer as travessias Rancho Caído em dois dias ou Ruy Braga com pernoite nas ruínas do Abrigo Massenas, deverão apresentar o kit de tubo de dejetos (shit tube) na portaria do Parque”, diz o comunicado.

O kit de dejetos é constituído por: recipiente com volume de 1L, cal virgem, jornal e sacola plástica.

Shit Tube

O shit tube não existe no comércio formal brasileiro, uma vez que os Parques Nacionais e Unidades de Conservação ainda não haviam imposto tal medida. Por enquanto, o item é feito de maneira artesanal. Alguns blogs do segmento oudoor explicam o processo de confecção, que é o caso da Mantiex e Troupe da Trip.

A nova concessão

A medida pode ter ligação com a nova concessão, uma vez que o Parque Nacional do Itatiaia assinou no dia 6 de fevereiro uma nova administração, que foi cedida à Hope Recursos Humanos S/A, cuja empresa é responsável pelos serviços de venda de ingressos, controle e cobrança de estacionamentos veiculares, alimentação, apoio ao transporte no interior da UC, comércio, hospedagem e atividades de aventura.

No site do Parque Nacional do Itatiaia ainda não foi atualizada a nova exigência.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado