Dinheiro Planejamento

Como sacar dinheiro no exterior? Saiba aqui!

Entre uma viagem e outra, acontece de ter que sacar dinheiro no exterior. Fato comum. Mas cada um viaja à sua maneira. Tem gente que prefere levar todo o dinheiro na doleira, outros escolhem usar apenas cartão de crédito, mas grande parte entende que sacar à moeda durante a viagem é mais interessante. Mas qual o jeito certo? Na realidade, não existe a melhor maneira, vai da preferência de cada viajante.

Viajar com os bolsos cheios de grana é arriscado. Em alguns destinos, principalmente os mais distantes dos centros urbanos, levar dinheiro vivo pode ser a melhor opção, mas há lugares que possuem mais infraestrutura.

 

Então, como sacar dinheiro no exterior?

Como sacar dinheiro no exterior?
Como sacar dinheiro no exterior?

1º passo para sacar dinheiro

Confira se o cartão é internacional. Esse é o primeiro procedimento, extremamente básico e fundamental. Geralmente, vem escrito no cartão a palavra international na frente ou no verso. Na dúvida, ligue para o seu banco

Caso não possua o cartão internacional, faça a requisição com pelo menos 15 dias de antecedência. É bom garantir.

 

2º passo para sacar dinheiro

Ligue para a central do seu banco e avise o destino da sua viagem. Ter o cartão internacional não quer dizer que você já possa utilizá-lo, é necessário solicitar o desbloqueio. Sacou?

Alguns cartões já vem desbloqueados, como é o caso do Global Travel e outros Cheques de Viagem, mas nesse caso estamos falando apenas de cartões de crédito e débito internacionais.

Importante: Faça o aviso com pelo menos 01 semana de antecedência. O procedimento não é feito na hora e nem com um simples clique do operador. Avise antes!

 

3º passo para sacar dinheiro

Veja com o banco o limite disponível para crédito e débito no exterior. Evite surpresas desagradáveis. Isso pode acabar com a sua viagem. É sério!

 

4º passo para sacar dinheiro

Confira as bandeiras no verso do seu cartão de crédito (Mastercard ou Visa). O sucesso no saque só será possível se o equipamento tiver a mesma bandeira do seu cartão.

No exterior, o que realmente vale é a rede (bandeira), não se preocupe com as marcas das redes bancárias. É possível sacar em qualquer caixa cuja bandeira seja correspondente ao seu card.

 

Antes de sacar dinheiro no exterior

Saiba que para cada retirada uma pequena taxa é cobrada (IOF).

Até 2013, o IOF operava com 2 taxas, uma pra crédito (6,38%) e débito (0,38%). Em 2014, a taxa do saque em débito subiu e passou a ser 6,38%. A mesma taxa do cartão de crédito.

 

Utilizando o caixa eletrônico

O equipamento dará a opção do idioma: Inglês ou Espanhol. (Prefira o Inglês).

O próximo passo será para você digitar o PIN. Mas afinal, o que é isso? É simplesmente os 4 primeiros dígitos da senha do seu cartão.

Atenção: Digitar a senha incorretamente 03 vezes bloqueia o cartão, igual aqui no Brasil. Portanto, fique atento com isso, já que em alguns bancos daqui temos que utilizar 6 dígitos.

Para saques em Inglês:

Aperte na opção Withdrawal (saque) e o modo Checking Account (conta corrente).

No final será solicitado que confirme a aceitação da taxa (IOF) e também que imprima uma confirmação da operação. Confirme positivamente as duas operações.

 

Última dica

No verso do seu cartão há o número da central para chamadas internacionais. Geralmente, todos os bancos permitem ligações a cobrar, mas para cada país o código é diferente. Por exemplo, para o Uruguai é 000 455, Noruega 800 195 50 e por aí vai. Informe-se antes.

E agora, já sabe como sacar dinheiro no exterior?

 

(crédito das imagens: shutterstock.com)

Tags

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

13 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá Rafafel! Ótimas dicas, porém, uma correção: agora tanto a função crédito como débito tem o desconto de 6,38% de IOF.

    • Olá Kely, a postagem foi consertada no ato da publicação, talvez você tenha lido a mesma pelo RSS, que devia estar na versão antiga. Agradeço a correção, dicas e correções sempre são bem-vindos. Um abraço

  • Olá Rafael, excelente o blog, auxilia bastante! Mas tenho cá uma dúvida quanto ao “sacar” dinheiro deste post, toda vez que eu for sacar dinheiro na boca do caixa eletrônico (ATM) é cobrado o IOF de 6,38%? Na verdade a minha dúvida é bem besta, – nunca fui pro exterior para saber, e queria entender antes de ir – esse valor do IOF é para sacar o dinheiro ou para pagar a conta com o cartão (débito/crédito)? Agradeço se puder me responder!

  • Para saques nos caixas eletrônicos no exterior devo digitar minha senha de 6 dígitos ou apenas os 4 primeiros dígitos?

    Vou utilizar em Santiago – Chile.

    Agradeço a informação.

    Marcelo.

  • Olá Rafael, tudo bem?
    Minha dúvida é quanto ao saque de conta poupança. A opção Checking Account é para conta corrente, e no meu caso, como saco de conta poupança?
    Abraços.

  • Olá, Rafael! Você sabe me informar se esse procedimento de saque no exterior é complicado no Peru? Ouvi dize que é muito difícil fazer saque lá. Um abraço!

  • Prezado, boa noite.

    Quais cartões de débito internacionais você indica? Tenho pesquisado e não tenho encontrado algum interessante.

    Desde já agradeço.

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado