Cuba

Como circular em Cuba?

É super fácil circular por Havana. As opções são: táxis do governo (amarelos com placa azul), táxis particulares (carros dos Anos 50), cocotóxis (assento coberto puxado por uma motinho) e bicitáxis (assento coberto puxado por uma bicicleta).

cuba-havana-08
Meios de transporte alternativos: cocotaxis e bicitaxis

O mapa abaixo dá uma noção da localização das principais atrações de Havana: La Habana Vieja, a Plaza de La Revolución, o Cementério de Cólon, o Hotel Nacional, a Fortaleza da la Cabaña e até o gigante Malecón.

mapa-havana-cuba
Imagem: Reprodução

O centro histórico você deve conhecer caminhando e, segundo o dono de umas das casas em que me hospedei, por ali você pode caminhar inclusive de noite. Já adianto porém que a região não é muito bem iluminada.

Os taxis de propriedade do governo são um pouco mais caros que os outros, enquanto um dos problemas dos carros antigos é que NÃO são confortáveis, sério, pois alguns estão bem mal cuidados. Mas o pior é que muitas sempre dizem que são taxis “oficiais”, ou seja, autorizados pelo governo, porém na realidade não são.

Numa noite voltando de uma casa de show, pegamos um desses porque são levemente mais baratos que os carros do governo, mas o motorista se perdeu, parou para pedir informação, etc. Foi um transtorno. Isso que estava hospedada numa grande avenida a duas quadras do Hotel Presidente – que é, inclusive, uma das paradas do ônibus turístico de Havana.

Falando nele, o ônibus turístico é bom para dar uma noção da cidade. Mas eu realmente não gostei da forma como foram “esquematizadas” as paradas. Vários locais de subida/descida são identificados por nomes de hotéis, por exemplo. Dai você lê e pensa: mas que raios têm perto disso? Ou seja, não é auto-explicativo. Mas é uma boa opção para você dar aquela olhada panorâmica na cidade e também mais em conta, se você souber exatamente o que pretende conhecer.

cuba-havana-09

Para dar uma noção de valores, o taxi do aeroporto até o centro histórico, à noite, saiu por 25 CUCs. Do centro histórico até a Fortaleza San Carlos de Cabaña sai 3 CUCs. As “corridas” saem normalmente 3, 5 ou 8 CUCs. Mas, a dica é: blefe! Blefe sempre! Eu sei que o país é pobre, mas a impressão que tenho é que os cubanos realmente não se importam de “estripar” os turistas e se puderem tirar vantagem excessiva, irão fazê-lo.

Quanto a pechinchar o valor das “corridas”, segue um fato: na rua onde estávamos hospedados havia um ponto de taxi com quatro carros parados e queríamos ir até determinado lugar. Chegamos, perguntamos o preço, oferecemos um valor menor e o motorista não quis aceitar. Daí falamos que era uma pena e iríamos parar um carro antigo que passasse, atravessamos a rua… e o condutor já nos chamou de volta dizendo nos levava por aquele preço. Fazíamos isso o tempo todo e sempre funcionava.

Ônibus turístico em Havana 

Os ônibus saem a cada 30 minutos e funcionam das 9h às 20h (Rota T1) e das 9h às 21h (Rota T3). O ticket custa 5 CUCs e válido para todo o dia na mesma rota.

 

Rota

T1: Parque Central (Centro Histórico) – La Cecilia

Paradas: Parque Central – Hotel Riviera – Hotel Presidente – Teatro Nacional – Cementério Cólon – Parque Almendares – Hotel Kohly – Hotel Copacabana – Complejo Tritón-Netuno – La Cecília – Miramar Trade Center – Acuario Nacional – Hotel Kohly – Puente Almendares – Cementerio Cólon – Plaza de La Revolución – Calle 23 y L – MINCEX – Hotel Deauville – Gran Teatro de La Habana – Bar Cabaña – Castillo Real Fuerza – Alameda de Paula – Castillo Real Fuerza – Parque Central

 

Rota

T2: Marina Hemingway

– Plaza de la Revolución José Martí

Paradas: Marina Hemingway – Restaurante La Ferminia – Centro Comercial Náutico – Restaurante La Cecilia – Miramar Trade Center – Acuarium Nacional – Maqueta de La Habana 1ra y 28 – Restaurante Don Cangrejo – 1ra y 18 – Clínica Internacional Cira García – Puente sobre el Río Almendares – Cementerio de Colón – Plaza de la Revolución – Hotel Presidente – Hotel Meliá Cohíba – Cementerio de Colón (retorno mesmas paradas)

 

Rota

T3: Parque Central

(Centro Histórico) – Playa Del Este

Paradas: Parque Central – Fortaleza de la Cabaña – Villa Panamericana – Villa Bacuranao – Cuidad Tarara – Villa Mégano – Hotel Tropicoco – Hotel Atlantico (retorno mesmas paradas)

 

Saiba além de como andar em Cuba e mais sobre Havana. Veja o índice completo

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Oi. eu e meu namorado estamos indo para cuba. gostariamos de ir até Viñales mas gostariamos de contratar um taxista pois fica mais barato e mais interessante comparando com as excursões. Poderia me dar algum contacto nesse sentido?
    Acha uma boa ideia?
    Cumprimentos

    • A ideia é boa, mas não sei indicar nenhum taxista. Acho que essa escolha deva ser feita na hora. Uma sugestão é pegar uma orientação no hotel onde ficará hospedada. Acho que é uma boa alternativa. Outra coisa, na praça Central encontra-se pessoas oferecendo esse passeio, sem dificuldade. Abs

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado