Nova York

Grand Central Terminal – Um passeio na maior estação do mundo

O Grand Central Terminal é uma das estações de trens mais populares do mundo. Situa-se bem no centro de Manhattan, na belíssima Nova York. É chamado também de Grand Central Station – você pode encontrar essas duas denominações em diversos guias. É atualmente o maior terminal do mundo, já que possui 44 plataformas – em dois níveis – sendo 41 linhas no nível superior e 26 no inferior. O lugar é grande!

grand-central-terminal5

Muitos vão para Nova York e nem conhecem o Grand Central Station, então podemos dizer que ele “foge” um pouco da rota turística, embora o terminal receba em média 750 mil usuários por dia. E certamente muitos são turistas.

Fiz questão de conhecer o terminal desde o início na viagem, e o destino já estava em meu roteiro antes mesmo de embarcar para Nova York. Bom, vou explicar o por quê.

Sempre que viajo procuro estudar um pouco de cada ponto turístico, não somente para saber onde estou pisando, mas principalmente para me sentir incorporado dentro de uma história. E quando li sobre o Grand Central Terminal tive a certeza que ali seria um dos meus destinos em Nova York, porque esse local tem a essência da história americana.

Terei que entrar um pouco na história para explicar melhor. Vamos lá:

O Grand Central Terminal foi determinante para a expansão de Nova York. Muitas empresas e grande parte de comércio se instalaram ao seu redor, com isso, mais pessoas foram atraídas para a cidade. Houve um grande BOOM populacional e todo um caos de uma grande cidade! Nova York ganhou grande proporção e cada vez novas linhas de trens eram implantadas, e o terminal – que antes possuía o nome de Grand Central Depot –, se ampliou cada vez mais, até se tornar o que é hoje. A história é muito complexa e cheia de detalhes, mas uma coisa é clara: Nova York é a potência que é hoje devido à construção do Grand Central Terminal.

Pra quem quiser saber mais sobre a  história do Grand Central Terminal, veja esse link: http://www.gcthistory.com/

 

As atrações do Grand Central Terminal

grand-central-terminal7O hall central já vale o passeio. Existe uma grandiosidade difícil de explicar, porque é mesmo admirável e de certo modo, exagerado!

A fachada é monstruosamente proporcional ao interior, possui enormes colunas e as estátuas de Minerva, Hércules e Mercúrio.

O teto do terminal é uma constelação. Isso mesmo, o teto do Grand Central Terminal é um mural astronômico com mais de 2500 estrelas. Eu pasmei! Foi um projeto do pintor francês Paul César Helleu.

Para os amantes de boa comida, existem alguns bons lugares para refeições no terminal. Tem um restaurante bem famoso por lá, o Oyster Bar e Restaurante, mas é caro, pelo menos para meros mochileiros mortais. Porémmmm, existe uma praça de alimentação no local, com várias opções e preço justo.

E para quem gosta de eletrônicos e roupas, têm diversas lojas dentro do terminal, incluindo uma Apple Store.

Endereço: Grand Central Terminal
82 E 42nd St com a Park Avenue
New York – NY

Horário de Funcionamento: das 5h30 às 2h00.

Valor: Passeio gratuito.

Site oficial: www.grandcentralterminal.com

 

Tá procurando hospedagem em Nova York?

Fazendo a sua reserva de hospedagem por aqui, você ajuda o Seu Mochilão.
É simples: ao reservar pelo Booking, uma comissão é repassada ao blog, mas você não paga nada a mais por isso.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado