Brasil Curitiba

O icônico Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba é moderna, uma capital com personalidade forte e planejada. Combina, em quantidades iguais, boas doses de organização e charme. Foi assim que enxerguei a cidade. Estive lá para participar da 5ª Edição do Curitiblogando, evento que aconteceu no feriado de setembro (de 4 a 7) e reuniu mais de 20 blogs de viagens do Brasil.

Fiquei apenas 4 dias na metrópole cosmopolita, pouco tempo para somar mais adjetivos ao lugar, mas posso dizer seguramente que a capital do Paraná é um destino que merece ser visitado e apreciado. Por trás do clima imprevisível que toma conta das ruas de Curitiba se apresentam belos lugares, alguns tradicionalmente conhecidos, como o Jardim Botânico. E é sobre ele que vou falar nest post.

Passear por lá talvez seja a andança mais clichê, mas ir pra Curitiba e não ir ao Jardim Botânico é imperdoável, pelo menos na minha opinião. Ele é o símbolo da capital, o cartão-postal e um dos melhores jardins botânicos do Brasil. Lugar amplo, arborizado e bonito pacas.

Jardim Botânico Curitiba1

 

Um pouco sobre o Jardim Botânico

O Jardim Botânico é o tipo de lugar que vai constar em qualquer guia de viagem de Curitiba. O local é muito bem cuidado. Os arbustos, inspirados na geometria dos jardins franceses, são milimetricamente aparados. Bem bonito de se ver. Mas o que chama a atenção mesmo é a estufa de vidro, a cereja do bolo do parque.

Embora o Jardim Botânico seja a marca registrada Curitiba, ele é relativamente novo, foi construído em 1991 no estilo Art Nouveau e logo de cara passou a ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Além de toda a belezura, a estufa contém inúmeras plantas brasileiras e estrangeiras, todas espalhadas pelo espaço de ferro e vidro. Muito bonito.

Jardim Botânico Curitiba4

 

O que fazer por lá?

Além de visitar a estufa e apreciar as espécies de plantas, o lugar é ideal para um momento de descontração. Muitos vão pra lá para curtir o final de tarde, fazer piquenique e apreciar o pôr do sol. Ótimo para tirar fotos e reunir amigos.

Fora isso, há o Museu Botânico Municipal, que fica dentro do Jardim Botânico, e também o Jardim das Sensações, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, que tem o objetivo de despertar, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e tato. Não consegui ter esta experiência, mas deixo aqui a dica.

 

Jardim Botânico

Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski.
Horário: De segunda a sexta, das 6h às 20h (verão) e das 6h às 19h30 (inverno).

Indo de bus:
– Expresso Centenário/Campo Comprido
– Cabral/Portão
– Linha Turismo

Entrada Gratuita.

Jardim Botânico Curitiba3

 

Curitiblogando

Blogueiros de Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Carol Moreno (Mochilão Trips), Júnior Caimi (Tip Trip Viagens), Juliana Cristine (Juju no Mundo), Leidinara Batista (Férias Now) e Robson Franzói (Um Viajante).

Blogueiros convidados: Angela Sant’Anna (Apure Guria), Amanda Fernandes (Marola Com Carambola), Anna Barbara (Nós no Mundo), Daniele Polis (Trippolis), Denise Tonin (Viajante Solo), Dudu Monteiro (Dudu Afora), Eloah Cristina (Viaja, Bi!), Fernanda Scafi (Tá Indo Pra Onde ), Isabela Bastos (The Life Of Isa), Juliana Rosa (Trip Feeling), Mariana Yusim (Viajadora), Monique Renne (Melhores Destinos), Pamela Piazentin (Contos da Mochila), Patricia Furlan (Viagem de Fuga), Rafael Kosoniscs (Seu Mochilão), Rafael Leick (The Way Travel), Rafaella Machado (Viajando Sem Medo), Roberta Martins (Territórios) e Sthefania Memelli (Sthe On The Road).

Tags

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado