Um tour pelo Eixo Monumental de Brasília

1362

Há tempos sonhava conhecer Brasília. Gosto de visitar grandes centros urbanos, e o Planalto Central estava na minha lista de desejos. E digo: valeu muito a pena ter ido pra lá. A cidade é incrível, planejada e urbanisticamente fantástica. E, independentemente da atual situação política do nosso país, a Capital Federal merece ser visitada e valorizada. É uma linda cidade.

Quem vai a Brasília provavelmente vai aproveitar para dar uma esticadinha até o Eixo Monumental, local onde estão algumas das principais atrações do Distrito Federal. Este post fala sobre o roteiro clássico de apenas 1 dia, mas cabe dizer que poucos dias são suficientes para conhecer o melhor da Capital do Brasil.

 

Em meio à sujeira da corrupção e escândalos, nós, brasileiros, passamos a julgar Brasília como um lugar indesejável – que tristeza. Existe uma bela cidade além dos políticos.

 

Para se ter uma ideia, Brasília é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção. Mas é fácil entender o motivo de tanta valorização, são inúmeros monumentos e edifícios fantásticos. É realmente impressionante ver o que Lúcio Costa e Oscar Niemeyer fizeram por lá, o projeto é monstruoso e nada complicado de perceber que tudo foi minuciosamente pensado e planejado. Tinha que ser motivo de orgulho pra gente.

O roteiro clássico de Brasília é feito no Eixo Monumental, na avenida onde se localiza o “corpo do avião” (desenho do Plano Piloto de Brasília). Ao longo desta avenida se situam os principais monumentos da cidade. Todo o passeio pode ser feito a pé e de forma independente.

 

Museu Nacional e Biblioteca

Museu Nacional de Brasília

A Biblioteca o Museu Nacional são obras recentes em Brasília, estão localizados na Esplanada dos Ministérios, ambos foram inaugurados em 2006 e são integrantes do Conjunto Cultural da República.

O Museu, que tem a forma de cúpula, recebe exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.

A entrada é gratuita e funciona de terça a domingo, das 09h às 18h30.

 

Visita Guiada na Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional de Brasília

As visitas guiadas acontecem de 30 em 30 minutos, ou quando houver demanda, no horário das 14h às 18h. Visitas agendadas no horário da manhã, das 9h30 às 11h30. Para isso, é necessário confirmação prévia pelo e-mail bnb@bnb.df.gov.br.

 

Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília

Sempre via este monumento pela televisão, mas nem imaginava que fosse uma catedral. Também projetada por Oscar Niemeyer, possui na entrada os quatro evangelistas: São João, São Mateus, São Lucas e São Marcos, todos feitos em bronze e medindo 3m de altura. Sendo o viajante católico ou não, vale entrar para admirar a arquitetura do local. É bem bonito.

Funciona diariamente das 8h às 17h. Entrada gratuita.

 

Congresso Nacional

Congresso Nacional - Brasília

Olhar o Congresso Nacional e não sentir nenhum impacto emocional é praticamente impossível. É sem dúvida o ícone mais emblemático de Brasília. É o famoso edifício em formato da “H” que possui duas cúpulas que abrigam os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Pode-se fazer o tour guiado. Infelizmente não tive a sorte de conseguir. Mas dois blogs que conheço fizeram: o 360 Meridianos, do Rafael Sette, e Nós no Mundo, da Anna Bárbara.

As visitas guiadas ocorrem todos os dias da semana. As saídas são feitas de 30 em 30 minutos. Não é necessário agendar com antecedência. A entrada é gratuita.

 

Palácio Itamaraty

Palácio Itamaraty

O Palácio do Itamaraty é lindão. Também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. As visitas guiadas ocorrem de segunda a sexta das 14h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 15h. Entrada gratuita.

 

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes deve constar no roteiro de viagem de quem for a Brasília. A Praça é um espaço que abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

 

Palácio da Justiça

Palácio da Justiça

Palácio da Justiça

Não há programas para visitação no edifício. É um local para apreciar e tirar foto.

 

Ministérios

Ministérios - Brasília

Os ministérios também chamam a atenção. Eles são os “predinhos” do Eixo Monumental. Cada prédio, geralmente, representa um ministério, mas alguns prédios possuem dois. Vale a pena caminhar em frente deles e enxergar de perto como é organizado o poder executivo no Brasil.

 

Como chegar ao Eixo Monumental de Brasília

A partir do aeroporto de Brasília:
A linha executiva de ônibus 113, parte do aeroporto de Brasília e passa pela Praça dos Três Poderes. A viagem custa R$ 8,00.

De metrô:
Desça na estação da rodoviária do Plano Piloto (ponto final) e de lá já dá pra ir a pé, mas também há ônibus para a Praça dos Três Poderes: 108, 108.3 e 108.5.

 

 
Foto Capa: shutterstock.com



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


Um comentário em “Um tour pelo Eixo Monumental de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *