São Paulo

Entre trilhas e mar, a Praia do Bonete mostra por que é uma das mais belas do Brasil

A PRAIA DO BONETE É UM LOCAL INESGOTÁVEL EM ILHABELA: OFERECE MAR AZUL CELESTE, AREIAS CLARAS E CULTURA CAIÇARA PRESERVADA

A temperatura à sombra apontava 30 graus. A trilha era larga e silenciosa, a não ser pelo burburinho das cachoeiras que eventualmente apareciam durante a caminhada. O chão de barro e pedras indicavam o trajeto a percorrer, que juntos formavam uma pequena estradinha emoldurada por altas árvores, as quais impediam a vista para o mar. Ao atravessar os 13,4 quilômetros de trilha, deparei com o tão falado Bonete: uma praia que ganha inúmeros elogios, onde recebe viajantes e trilheiros em todas as épocas do ano.

O fato da praia ser afastada dá uma ideia do quanto interessante é o lugar, que proporciona também um charmoso trekking, repleto de natureza, pequenas cachoeiras e Mata Atlântica. Ainda que seja umas das trilhas de praia mais requisitadas de São Paulo, o passeio por ser feito de maneira tranquila em um simples fim de semana.

Localizada em um ponto privilegiado do arquipélago, exatamente ao Sul a ilha, e com vista para o mar aberto, a Praia do Bonete guarda uma paisagem rara – não à toa foi eleita pelo jornal inglês “The Guardian” uma das dez praias mais bonitas do Brasil. O lugar é habitado pela maior comunidade caiçara de Ilhabela. E por lá vivem cerca de 100 famílias, as quais se mantêm basicamente do turismo, da pesca e da produção de farinha de mandioca, e que fazem questão de preservar a tradição local, inspirando os viajantes com simplicidade, educação e simpatia.

A vida no Bonete acontece numa orla de 600m, uma extensão que corresponde a aproximadamente cinco campos de futebol, a qual é emoldurada por areias claras e mar agitado, sendo evidenciado pelo tom azul celeste que poucas praias brasileiras conseguem atingir. Cercada por montanhas dos dois lados, o Bonete recebe as águas do rio Nema, que além de fornecer água limpa para a comunidade, serve também de atrativo para os turistas.

As casas de madeira convivem harmoniosamente com as construções de alvenaria, mas o que mais chama a atenção são as coloridas canoas que ficam repousadas na areia: esculpidas em um só tronco, a construção do tradicional meio de transporte é uma tradição passada de geração para geração. São facilmente encontradas na comunidade caiçara.

Continue lendo, mas talvez você se interesse também em conhecer as praias da Juatinga:

Cairuçu das Pedras | Praia Martim de Sá

Praia da Sumaca | Farol de Juatinga

A curta e larga faixa de areia é vigiada pela Capela do Bonete, a qual indica a tradição católica e a devoção à Santa Verônica. Todo ano, mais especificamente em julho, acontece uma tradicional festividade: devotos se reúnem para rezar a ladainha em latim, sendo este um período importante para a igreja local. Tal costume remonta há mais de um século, fato que comprova a necessidade de manter as tradições do lugar.

“Todo ano acontece essa celebração da Santa Verônica aqui no Bonete, mas nem todo mundo participa. A comunidade é bastante dividida, muitos são católicos, mas também tem muitos evangélicos,” conta um dos moradores da ilha que prefere não se identificar por expor um fato marcante e isolado. “Ano passado a capela quase foi incendiada por pura intolerância religiosa, mas esse tipo de coisa a gente não admite por aqui, nem de moradores, nem de turistas”.

A beleza e a importância histórica da Praia do Bonete acabaram por transformá-la num dos mais queridos destinos de Ilhabela. Por isso, é comum encontrar outros viajantes a caminho da praia. Muitos vão para passar o fim de semana nas pausadas ou nos campings que estão espalhados pela comunidade, mas há quem prefira ir e voltar no mesmo dia, principalmente de barco, o qual parte do porto localizado no centro da ilha.

O ideal, no entanto, é investir pelo menos dois dias, o que permite ao menos um bate e volta digno, considerando que a Praia do Bonete é uma das mais bonitas praias do Brasil.

Praia do Bonete
Praia do Bonete

A trilha para a Praia do Bonete

A trilha do Bonete acontece no Parque Estadual de Ilhabela, cujo início é na Ponta da Sepituba, no fim da estrada de asfalto. É possível chegar ao local de carro (há estacionamento) e também por ônibus (linha Borrifos), que sai do centro de Ilhabela. A andança pode durar de 3 a 6 horas. É uma trilha longa, de média exigência e fácil navegação.

Baixe aqui o tracklog da trilha do Bonete.

Onde ficar

O Bonete possui boa infraestrutura e oferece diversos campings, pousadas e hostels. Confira aqui as melhores opções de hospedagem.

A melhor época

A Praia do Bonete é indicada o ano todo. Porém, o período preferido pelas turistas é o verão. Ou seja, de dezembro a fevereiro. No entanto, é possível curtir o local em todos os meses, inclusive no inverno.

O que você precisa saber sobre o Bonete

  • Não paga nada para conhecer o lugar;
  • Celular funciona parcialmente;
  • A trilha é sinalizada e autoguiada; 
  • Necessário levar água, protetor solar e lanche (para fazer a trilha);
  • São aproximadamente 5 horas de caminhada;
  • Recomendável o uso de botas ou tênis;
  • Leve protetor solar.

Seja um viajante consciente

  • Não é permitido acampar em locais não regulamentados;
  • Consuma refeições locais e contribua com a economia do Bonete;
  • Não faça fogueiras;
  • Não suje o local;
  • Respeite os costumes e tradições caiçaras.
Tags

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado