Fernando de Noronha

As trilhas de Fernando de Noronha

A beleza de Fernando de Noronha está além do surreal azul do mar. Muitos viajantes tem pouco tempo para aproveitar a ilha e, por isso, só fazem o arroz com feijão – o que já é maravilhoso –, mas há muitas atrações incríveis, como a prática da caminhada ao ar livre.

As trilhas de Fernando de Noronha localizadas na área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PARNAMAR / FN só podem ser feitas com autorização do IBAMA e com guias credenciados. Já as trilhas dentro da Área de Preservação Ambiental de Fernando de Noronha são de acesso livre.

Trilhas do Parnamar (somente com guia)

O agendamento deverá ser realizado pessoalmente no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o ingresso ao parque já adquirido. A sede fica na Vila do Boldró.

baía-do-sancho-noronha

Taxa do Parque Nacional Marinho
Tem que pagar para se ter acesso ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (fora a taxa que é paga por dia de permanência na ilha). O valor é de R$ 106,00 para visitantes brasileiros e de R$ 212,00 para estrangeiros. A carteirinha tem validade por até 10 dias.

Ao pagar essa nova taxa de Noronha, o viajante receberá um cartão de acesso às praias: Baía dos Porcos, Sancho, Leão, Sueste e Atalaia. Todas estas são consideras as melhores da ilha, por isso, pague esta taxinha e veja o melhor de Fernando de Noronha.

Maiores de 60 anos e menores de 11 anos não precisam pagar esta taxa do Parque Nacional Marinho.

Trilha do Farol

A trilha é bem tranqüila, mas o que ela tem de sossego possui de exuberância. Durante a trilha o trilheiro verá mirantes extraordinários e presenciado por poucas pessoas. A trilha do Farol inicia na praia do Sancho e termina no Farol, na Ponta da Sapata.

Percurso: 2,5 km

Ponta do Capim-Açú

É a trilha mais longa de Fernando de Noronha. A trilha acontece nas encostas íngremes de Quixaba até chegar à Ponta do Capim-Acú. Depois disso, é só descida até a Praia do Leão. Aberta de agosto a fevereiro.

Percurso: 7 km

Pontinha Pedra Alta

Essa trilha inicia na Enseada de Caieira e vai até a Vila do Trinta. Durante a trilha você vai passar por pequenas falésias e é possível avistar o local do primeiro naufrágio ocorrido no Brasil, em 1503. É um trekking histórico, aliás, conhece a história de Fernando de Noronha?

Percurso: 4 Km

Baía dos Golfinhos

Uma das trilhas mais calmas de Fernando de Noronha. É uma curta caminhada para  visitar o Mirante dos Golfinhos, um paredão de 70m que serve de mirante para a galera olhar os golfinhos rotatores. É a trilha mais tranquila mesmo.

É preciso ter o ingresso do Parque Marinho, vendido na Praça Flamboyant e com validade de 10 dias.

Percurso: 2Km

Trilha da Atalaia

É o hiking mais famoso de Fernando de Noronha. A trilha da Atalaia pode ser curta ou longa. A opção de menor percurso tem como destino à Praia da Atalaia, que possui duração de aproximadamente 45 minutos. A maioria faz este hiking, já que é necessário fazê-lo para se chegar ao aquário natural de Fernando de Noronha.

A trilha da Atalaia Longa tem aproximadamente 3 horas. Veja o post da Atalaia Longa.

Trilhas de Fernando de Noronha

Trilhas da APA (sem guia)

Costa Azul

A trilha começa na Vila dos Remédios. Ela passa pelas praias do Cachorro e do Meio, onde realmente acontece o hiking. O seu término é na Praia da Conceição onde está o Morro do Pico. É bem tranqüila e muito bonita.

Conheça mais sobre as praias de Fernando de Noronha.

Percurso: 2,3 Km

Trilha dos Abreus

É a nova sensação  em Fernando de Noronha. É um caminho entre a Praia de Atalaia e Baía do Sueste. Ela inicia pela antiga pedreira, bem perto da Vila do Sueste, onde se avista o mirante e as piscinas naturais dos Abreus. Essa trilha exige certo esforço físico, principalmente nas subidas, já a descida é íngreme e deve se ter muita atenção até a chegada das piscinas. O local é ainda pouco freqüentado e divulgado, mais um motivo para o viajante ir, não acha?

Percurso: 2 km

Trilha Costa Esmeralda

Essa trilha passa por três praias: Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre. Nesse trekking o trilheiro poderá observar as catraias – aves marinhas da família dos pelicanos – mergulhando em busca de alimento. No final, é presenteado com a visão do Morro dois Irmãos.

Percurso: 2,2 km

Jardim Elizabeth

É uma trilha que corta pequeno trecho de mata, passa por uma alameda de cajazeiras e atravessa uma ponte do século 18. A caminhada termina na Praia do Cachorro.

Percurso: 1.6 km

posts-noronha

Saiba mais sobre Fernando de Noronha no post-índice.

Veja também: As hospedagens da ilha de Noronha.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

16 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá, gostei mto das informações!

    Gostaria de saber se é preciso de guia para fazer essas trilhas… ou dá pra ir sozinhos numa boa? Obg!

  • Obg pela resposta!! Fui em Noronha em 2007 mas fiquei muito presa a passeios… Desta vez quero ficar livre! =) Por isso adorei as suas dicas!
    Li vários artigos e posso tirar algumas dúvidas nesse post?
    Dá pra sair da Atalaia e chegar no Leão tranquilamente?
    Como faço pra chegar no por do sol da Conceição?
    Será que preciso messssmo de um bugue? Pois pelo que vc diz dá pra pegar o busão e chegar perto de algumas praias… Tenho disposição pra caminhar, mas o sol castiga muito! Irei dia 16/01 e volto dia 20/01… vc tem algum roteirinho?

    😀

    • Olá Isa.

      Pra chegar na Atalaia tem que ter autorização, certo? Para a praia do Leão você tem que ir por outro caminho. A praia da Conceição está próximo da Vila dos Remédios, dá pra ir a pé, uns 15 minutos de caminhada aproximadamente. O Bugue é opção, te faz poupar tempo, vai de cada um. Eu utilizei por alguns dias e depois que conheci tudo, comecei a andar de ônibus. E não tenho nenhum roteiro, desculpe.
      Abs

  • Rafael vi as que precisam de guia e as que não precisam. Acontece que muita gente recomenda essa do Abreus e do pikinho com guia. O que você acha?

  • Não sei se vc vai responder pelo meu comentário… pois o post é de 2013, mas não custa nada tentar. =)
    Todas elas vc coloca quantos kms de distância, saindo de um determinado local citado. Para chegar nesses lugares vc saiu da vila dos remédios a pé ou ia de ônibus para o início da trilha?

    • Olá, Camila. Tudo bem?
      Nem todos é com saída na Vila dos Remédios. Mas, no geral, é sim. Porém, para outros dá pra ir de busão ou de buggy.
      Abs!

      • oi Rafael, as trilhas guiadas que vc comenta são pagas fora a taxa???

        pq a taxa ja paguei , mas vim em sites que muitos agencias oferecem as trilhas como se fosse pago??
        consegue me esclarecer melhor.. oque seria essa trilhas pagas alem da taxa???

      • Sim, as trilhas guiadas são feitas pelos guias da Fernando de Noronha. E são pagas. É um serviço extra, não tem nada a ver com a taxa da ilha.

  • Vi os comentários que a trilha do Atalaia é obrigado a ter guia, mas no site do Parnanoronha diz que só necessita de guia para maré acima de 0,4.

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado