Minas Gerais

Refúgio Serra Fina: aventura, sossego e conforto num só lugar

Foto: Luis Mazzotini
Foto: Luis Mazzotini

Em junho, quando fiz o trekking da Serra Fina, passei em frente ao Refúgio Serra Fina, um lugar que parecia ser bem maneiro, mas que se mostrava totalmente cercado por altos muros, sendo impossível decifrar o que havia por detrás de toda aquela fortaleza. Agora, no começo de agosto, fui convidado para o lançamento e teste das mochilas técnicas da Thule e foi aí que tive a oportunidade de conhecer o refúgio, uma vez que o local foi utilizado como base e sede para o evento. O lugar é realmente incrível.

Sinceramente, a vontade que tenho é de guardar esse segredo. O Refúgio Serra Fina é o tipo do lugar que você vai e quer voltar, é um ambiente aconchegante, com vista privilegiada para a montanha e com conforto de hotel, mas com preço de pousada. A hospedagem está localizada na Mantiqueira, no comecinho da travessia Serra Fina, aos pés do Capim Amarelo, em Passa Quatro, Minas Gerais.

O Refúgio Serra Fina não fica muito perto do centro Passa Quatro, está a aproximadamente 25 min de carro, mas esta distância foi absolutamente indiferente para mim. O caminho até a hospedagem é recheado de chão de terra, ar puro e árvores. Ou seja, logo de cara é possível perceber que estamos indo para um lugar afastado. O Refúgio Serra Fina foi muito bem montado, quadros de montanhas e equipamentos de escalada compõem parte da decoração. As acomodações são bem grandes, há suítes para casais e quartos compartilhados. O que mais me chamou a atenção no Refúgio Serra Fina foi a parte da socialização. Lá, existe uma imensa sala de estar onde as pessoas se juntam para trocar ideia e admirar a paisagem num gigante deck panorâmico. Fantástico.

Refúgio Serra Fina | Foto: Luis Mazzotini
Refúgio Serra Fina | Foto: Luis Mazzotini

O diferencial está no atendimento dos donos, o casal Maurício Anchovas e sua esposa. Eles estão sempre dispostos a ajudar e são altamente solícitos. O Refúgio Serra Fina oferece wi-fi grátis, mas acredite, você não vai querer ficar com o celular nas mãos.

Sobre o Refúgio Serra Fina

Atrações | Além de estar aos pés da Serra Fina, o Refúgio reserva algumas atrações, como trilhas exclusivas, cachoeira e redário. A carta de cervejas, pra mim, também foi uma grande atração.

Reserva | Só por telefone ou email. A reserva só é feita mediante 50% de depósito do valor das diárias solicitadas.

O quarto | O Refúgio Serra Fina possui dois tipos de acomodações, suítes e alojamentos, todos muito aconchegantes.

Wi-fi | Gratuito, mas propositalmente só funciona na sala de estar a fim de gerar maior interatividade entre os hóspedes. Essa é uma das propostas do Refúgio Serra Fina.

Refeições | Digno de hotel 5 estrelas. O café-da-manhã, incluso na diária, é extremamente farto. Para o almoço e janta, pagos à parte, o Refúgio oferece um cardápio com sabores caseiros e receitas da Mantiqueira, elaborados com ingredientes típicos da região e da horta orgânica do Refúgio.

Localização | Está a aproximadamente 12km de Passa Quatro.

Hospedagem sustentável | Não é só fachada. O Refúgio Serra Fina é realmente sustentável. Veja com detalhes neste link.

Atendimento | Melhor, impossível. Maurício Anchovas, dono do Refúgio Serra Fina, é um montanhista e chef de cozinha. Ele e a esposa cuidam da pousada e dos hóspedes pessoalmente. Estão sempre disponíveis e solícitos.

O que mais gostei | A estrutura aconchegante, a visão panorâmica para a Serra Fina e as inúmeras opções de cervejas importadas.

Vantagem | Está aos pés da Serra Fina, sendo perfeito para quem procura aventura ou simplesmente um final de semana de sossego em meio às montanhas.

Desvantagem | Não se chega sem carro, já que o Refúgio se encontra distante do centro, mas é o isolamento que faz o lugar ser ainda mais especial. Também não é possível reservar a hospedagem pela internet.

Preço | Alojamento compartilhado R$ 100. Suíte para casal R$ 250. Recomendo!

Contato | (11) 2626-9571 | (35) 9854-8552 | (11) 97194-3248

Até hoje, nunca vi uma boa razão em fazer a Travessia Serra Fina ao contrário. Minha opinião mudou após conhecer o Refúgio Serra Fina, porque deve ser incrível fazer 4 dias de trekking e terminar a trip curtindo o conforto do local.

Saiba mais sobre o Refúgio Serra Fina. Veja o site e visite a fanpage.

Foto Capa: Luis Mazzotini.

selo-thule

 

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado