As atrações de Boa Vista — Guia Prático

5876

Quando fui a Boa Vista fiquei encantado pela cidade, pelo povo e por toda a atmosfera do lugar. Ela é bonita por natureza — desculpe o clichê — mas é verdade. A capital do Estado de Roraima, como já citei no post “Boa Vista: que capital é essa?”, está localizada à margem direita do Rio Branco, um dos principais afluentes da bacia Amazônica. Sendo assim, Boa Vista é a única capital brasileira situada acima da linha do Equador. Isso explica o baita calor do lugar. A cidade é planejada, possui ruas largas e avenidas amplas, todas se dirigindo para o centro cívico da capital.

Boa-Vista-02

É certo dizer que Boa Vista não é referência em preservação de patrimônio histórico e cultural. Não mesmo. Durante minhas andanças pela capital de Roraima tive a sorte de conhecer pontos importantes da cidade, mas só tomei conhecimento desses lugares porque estava acompanhado de uma moradora local, que me contou sobre tudo sobre cada ponto importante.

Monumento dos Garimpeiros

Um turista desavisado deixará de conhecer pontos turísticos interessantes, que deveriam estar sinalizados, mas não estão. Mas isso não é motivo para o viajante deixar de conhecer devidamente a cidade.

Atenção: O roteiro abaixo apresenta somente o que eu consegui visitar durante a minha permanência em Boa vista. Podem existir outras atrações importantes que passaram despercebidas por mim.

Pode acreditar, Boa Vista é muito mais que um trampolim para o Monte Roraima. Vou te mostrar.

 

Os pontos turísticos de Boa Vista

Igreja Catedral do Cristo RedentorCasa da Cultura

Igreja São Sebastião | Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Fazenda Boa Vista (Bar Restaurante Meu Cantinho) | Casa da Petita Brasil

Antiga Casa Bandeirante | Prelazia de Roraima

Árvore Samaúma | Casa das Doze Portas

Centro de Artesanato e Multicultural de Boa Vista | Monumento Tamanduá-Bandeira

Orla Taumanan | Monumento dos Garimpeiros

Monumento aos Pioneiros | Complexo Ayrton Senna

Parque Anauá | Praia Grande

Igarapé Azul | Igarapé Água Boa

 

As atrações mais afastadas

Monte Roraima | Monte Caburaí

Serra do Tepequém | Ilha de Maracá

Pedra Pintada | Forte São Joaquim

 

Veja também:

Centro de Informação Turística

Agência de Turismo em Boa Vista

Locomoção

Hospedagem

A melhor época

Como chegar

Fotos de Boa Vista

 

O mapa das atrações de Boa Vista

Boa Vista é um lugar para todos os brasileiros. A cidade possui aproximadamente 20 pontos turísticos e todos estão nas imediações do centro. Eles podem ser exploradas a pé pelo turista, já que a cidade é plana e as atrações estão próximas uma das outras. A capital é também recheada de opções de passeios ao ar livre, além de conter roteiros de ecoturismo e turismo de aventura. Em Roraima, a troca cultural é enorme, já que é o Estado brasileiro com a maior população indígena. O viajante mochileiro vai gostar das atrações e da salada cultural de Boa Vista.

Boa Vista é uma capital interessante. Começando por sua história, que é uma prova viva de que o lugar soube vencer a distância e impor-se como a fronteira norte de um país continental. Roraima é a cara do Brasil e é por lá que o nosso país começa.

Afinal, o que fazer em Boa Vista?

 

Região Central

Igreja Catedral do Cristo Redentor

A Catedral Cristo Redentor está localizada na Praça do Centro Cívico, no coração de Boa Vista. É fácil encontrá-la. Ela é de 1972 e sua arquitetura foi inspirada em três símbolos: Uma harpa, um navio e uma maloca indígena. A obra foi produzida por Missionários da Consolata, e construída por índios das etnias Macuxi e Wapixana.

DSCN1872

Localização: Centro Cívico

 

Casa da Cultura

É uma casa cheio de história, mas é triste ver o seu abandono. Ela foi residência oficial de governadores e chegou a ser sede de repartições públicas. Em 1994, foi tombada como patrimônio histórico estadual e denominada Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller.

DSCN1981

Localização: Av. Jaime Brasil — Centro de Boa Vista

 

Igreja São Sebastião

É uma pequena igreja no Centro de Boa Vista. Ela é um dos marcos da história da cidade. Possui mais de 80 anos e foi recentemente restaurada.

sao-sebastiao

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Pra mim, é a igreja mais bonita de Boa Vista. É linda vê-la de noite. É também uma das construções mais antigas da capital e foi restaurada recentemente.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Localização: Rua Floriano Peixoto, s/n — Centro de Boa Vista

 

Fazenda Boa Vista (Bar Restaurante Meu Cantinho)

Talvez seja o ponto mais importante da cidade. Neste lugar nasceu Boa Vista, que surgiu a partir da sede da fazenda Boa Vista do Rio Branco. Atualmente funciona um restaurante no espaço.

restaurante-meu-cantinho

Localização: Rua Floriano Peixoto, nº 22

 

Casa da Petita Brasil

Seu estilo é neoclássico. É também uma das mais antigas construções de Boa Vista. Não cheguei a entrar na casa, mas dizem que é possível, mesmo sendo habitada pela quinta geração da família fundadora.

casa-petita-brasil

Localização: Praça Barreto Leite, nº 89 — Centro de Boa Vista

 

Antiga Casa Bandeirante

Não chega a ser uma atração imperdível, mas o lugar carrega certa história. A construção é de 1898 e foi erguida para abrigar mantimentos. O edifício é tombado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista.

Localização: Av. Jaime Brasil, nº 71 — Centro de Boa Vista

 

Prelazia de Roraima

Pra mim, é uma das mais belas construções de Boa Vista. O estilo é Neoclássico e o local já foi residência de padres, sede de governo e colégio de moças. Não consegui entrar, mas se o viajante puder, tenho certeza que será uma boa experiência. Deve ser bonito.

Prelazia-de-Roraima

Localização: Av. Bento Brasil, s/n — Centro

 

Árvore Samaúma

É tombada como patrimônio histórico. A árvore está na região desde a fundação da cidade e é característica da região amazônica.

arvore-samaúma

Localização: Av. Jaime Brasil, nº 493-b — Centro de Boa Vista

Ela está nas imediações da Escola Jardim de Infância Princesa Isabel.

 

Casa das Doze Portas

A casa das Doze Portas é um estabelecimento comercial e foi construído somente com esse objetivo. Passou por várias reformas e restaurações ao longo do século XX, mas ainda mantém seu aspecto original.

Casa-das-Doze-Portas

Localização: Av. Jaime Brasil nº 115 — Centro de Boa Vista

 

Centro de Artesanato e Multicultural de Boa Vista

É um dos poucos pontos para a compra de artesanatos. Nesse espaço também há exposições artísticas. Vale a visita.

Centro de Artesanato e Multicultural de Boa Vista

Localização: Rua Floriano Peixoto, s/n — Centro

 

Monumento Tamanduá-Bandeira

Monumento em homenagem ao tamanduá-bandeira.

Monumento-Tamanduá-Bandeira

Localização: Rua Floriano Peixoto, s/n — Centro

 

Orla Taumanan

É um dos principais pontos turísticos da cidade — senão o maior. É uma grande estrutura suspensa à margem do Rio Branco. É um ótimo lugar para passar a tarde e ver o pôr do sol. Há também bar e restaurante com música ao vivo. É passagem obrigatória.

Orla Taumanan

 

Monumento dos Garimpeiros

É o principal monumento de Boa Vista. É uma homenagem aos garimpeiros que desenvolveram o Estado de Roraima.

monumento-aos-garimpeiros2

Localização: Centro Cívico

 

Monumento aos Pioneiros

É um grande painel esculpido, em concreto, por um artista plástico roraimense, chamado Luiz Canará. A obra é uma mistura de elementos de Roraima, com suas tradições e costumes locais.

Monumento aos Pioneiros

Localização: Em frente da Orla Taumanan

 

Complexo Ayrton Senna

É um local para praticar atividade física. O Boavistense utiliza-se desse espaço para correr, andar de patins, skate e outros esportes. Há também um ambiente de artesanato, chamado de Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho, um local perfeito para comprar o artesanato roraimense. Fora isso, há bares, restaurantes e atrações turísticas, como a Praça das Águas, que possui fontes luminosas. Há também o Portal do Milênio, um gigante monumento construído no ano de 1999. É um dos cartões-postais de Boa Vista.

portal-do-milenio

 

Parque Anauá

É um grande parque de Boa Vista. Quando tem show na cidade, é nesse local que o barulho acontece. Não é 100% conservado, mas é um ótimo lugar para visitar.

Parque Anauá

 

Praia Grande

Sensacionalmente legal. Essa praia se forma à margem do Rio Branco, excepcionalmente nos meses menos chuvosos (de outubro até março). É o point do final de semana nessas épocas. O lugar vira uma verdadeira praia, com barracas, guarda-sol e até lanchas passeando pelo Rio Branco. É legal de se ver.

Para atravessar o rio é moleza. Ao lado da Orla Taumanan há barcos que fazem o trajeto, não custa mais que R$ 3,00. É um passeio que vale muito a pena.

praia-grande

Localização: À margem oposta da Orla Taumanan

 

Os igarapés de Boa Vista

Pra quem é bicho de cidade grande, como eu, tem que visitar algum igarapé em Boa Vista. Há vários na região. Pra quem não sabe, igarapé é um curso d’água característico da Bacia Amazônia, constituído por um braço longo de rio ou canal. Geralmente os igarapé são rasos e percorrem o interior de matas. A palavra igarapé veio do Tupi e significa, literalmente, “caminho de canoa”. Vale a pena passar uma tarde imerso num igarapé. É muito legal.

 

Igarapé Azul 

Eu curti bastante. É um dos belos igarapés da região.

igarapé-do-azul

Localização: Se encontra na saída de Boa Vista para Manaus, está às margens da BR 174

 

Igarapé Água Boa

Outro famoso igarapé, talvez o mais frequentado.

igarape-agua-boa

Localização: Se encontra na saída de Boa Vista para Manaus, está às margens da BR 174

 

Atrações mais afastadas de Boa Vista

Monte Roraima

O Monte Roraima é a principal atração da região. Ele fica na tríplice fronteira de Brasil, Venezuela e Guiana. Se localiza a aproximadamente 2 horas e meia de Boa Vista. Só é acessível pelo lado venezuelano, já que pelos lados de Brasil e Guiana são visualizados com paredões intransponíveis.

monte-roraima

Veja o Guia Completo do Monte Roraima.

 

Monte Caburaí

O Monte Caburaí é onde o Brasil começa. É o ponto mais setentrional do país e localiza-se no município de Uiramutã, extremo norte de Boa Vista, na fronteira com a Guiana, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima. O seu acesso é complicadíssimo. Se o mochileiro tiver interesse em conhecer, procure uma agência de turismo local.

monte-caburaí

Foto: J. Pavani

 

Serra do Tepequém

A serra do Tepequém fica no município de Amajari e é uma das principais atrações do Estado de Roraima. Ela é recheada de beleza e possui fauna e flora exuberantes. É um local perfeito para o ecoturismo.

serra-do-tepequem

Foto: J. Pavani

 

Ilha de Maracá

A famosa ilha está a 160 km de Boa Vista, situa-se na Estação Ecológica Ilha de Maracá. É a pura Amazônia, sendo composta por florestas tropicais, savanas e pântanos, que abrigam uma infinidade de espécies, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como a Onça Pintada. A visitação só é permitida com a autorização prévia do Ibama. É interessante contratar uma agência local para facilitar o acesso. Chega-se ao local pela RR 205.

 

Pedra Pintada

O local é um interessante sítio arqueológico. A pedra tem 40 metros de altura e possui as paredes pintadas por civilizações antigas. O lugar fica à margem do Rio Parimé, aproximadamente 140 km ao norte de Boa Vista. Para chegar ao local, acesse a BR 174, sentido fronteira com Venezuela.

Pedra Pintada

Foto: Luciana Marinho

 

Forte São Joaquim

O Forte São Joaquim é um marco na história de Roraima. O forte se localiza a 32 km de Boa Vista, na confluência dos rios Uraricoera e Tacutú. Mas não fui ao Forte, acabei conhecendo a miniatura do lugar no 6° Batalhão de Engenharia e Construção (6° BEC). É um lugar interessante, porque conta sobre a história do Forte São Joaquim e também sobre a formação de Boa Vista. Portanto, se não for ao Forte, vá ao Batalhão.

Prospecto da Fortaleza de São Joaquim

Localização:

Forte São Joaquim: Se chega ao local pela rodovia BR 401, ou através de barco, cuja duração é de aproximadamente 1 hora.

6° Batalhão de Engenharia e Construção: Av. Ene Garcêz, Boa Vista

 

Informações úteis

Centro de informação turística
O centro de informação turística de Boa Vista fica na antiga Intendência. O prédio original foi construído exatamente em 1900 para sediar a administração na época em que Roraima ainda era província do Estado do Amazonas. O Centro de Informações Turísticas é algo recente na cidade e foi inaugurado somente em 2004.

informacao-turistica

Localização: Rua Floriano Peixoto, integrado à Orla Taumanan

Funcionamento: de terça a domingo, das 16h às 22h

 

Agência de turismo em Boa Vista

Para conhecer as atrações mais afastadas, como por exemplo o Monte Roraima, é necessário contratar uma agência local. A Roraima Adventures, a pioneira no segmento em Boa Vista, é uma excelente opção, já que a empresa é referência em turismo de aventura no Brasil. A agência também promove tours pela cidade com visitação nos principais pontos turísticos.

Localização: Rua Coronel Pinto nº 97 – Centro  | Tel: 95 3624 9611 / 95 3623 6972

 

Locomoção

Dependendo da época do ano, andar em Boa Vista pode ser um sacrifico. O Sol é de rachar a cachola, por isso, às vezes é necessário utilizar taxi para se locomover na cidade, já que o transporte público não é dos melhores. Há dois mini-terminais de ônibus, sendo que o maior encontra-se perto da Orla Taumanan, no centro da cidade. É comum tomar taxi coletivo e essa pode ser uma ótima opção para gastar pouco.

lotação-boa-vista

Há um taxista bem bacana no centro de Boa Vista: Arlon – Tel: 95 9128-0819 / 95 9123-2522

 

Hospedagem em Boa Vista

Encontrar hospedagem barata em Boa Vista não é problema. Na capital de Roraima há algumas opções de acomodações. O local possui hotéis e pousadas para todos os tipos de bolsos e gostos. Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Boa Vista.

 

A Melhor época para curtir Boa Vista

Por estar acima da linha do Equador, Boa Vista é convidativa durante todo o ano. A mês da seca é entre outubro e março, período em que o Rio Branco permanece baixo, formando praias às margens do rio.

 

Como chegar em Boa Vista

Para chegar em Boa Vista a melhor opção é via aérea. Mas a passagem não é muito barata. A TAM, GOL e AZUL operam voos diários para Boa Vista, com conexões em Manaus.

O aeroporto de Boa Vista (BVB) fica praticamente no centro da cidade, está a apenas 4 km do Centro Cívico. O taxi do aeroporto é tabelado, custa R$ 30,00. Nada barato.

Uma boa opção para quem é muquirana e mão-de-vaca: caminhe para fora do aeroporto e tente tomar um taxi nos quarteirões à frente. Sai mais em conta.

 

Fotos de Boa Vista



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


14 comentários em “As atrações de Boa Vista — Guia Prático

  1. Ricardo Benamor

    Excelentes dicas Rafael. Em que época vc foi? Como é a questão da segurança? Pra quem vai passar um dia apenas, qual sua sugestão de roteiro?? Abraço

    Reply
    1. Rafael Kosoniscs Post author

      Olá, Ricardo. Apenas 1 dia é complicado de montar um roteiro. Mas eu coloquei todas as atrações no mapa, acho que você pode montar um roteiro com base nele. A região central pode ser a melhor escolha para você. Abs

      Reply
  2. Serimar

    Estou em Boa Vista neste momento.
    A cidade é bem organizada e limpa, porém falta apelo turístico.

    Não existem hostels e as opções de hospedagem são caras.

    Super NÃO recomendo os hotéis próximos a rodoviária. Em especial, o Hotel Assis.
    Dentre todas as minhas viagens, este hotel foi o pior.

    Obrigado pelo seu blog.
    Ele me deu uma boa ajuda.

    Reply
  3. Fernanda Farias

    Olá Rafa! Adorando seu blog!! Cheguei nele para ver umas dicas de Noronha e aproveitei p dá um giro nas outras postagens. Só uma retificacão aqui..o sítio arqueologico da pedra pintada fica às margens do rio Parimé.

    Obrigada por todas as dicas! Venha se aventurar no Amazonas..beijos!

    Reply
  4. Evandro

    Rafael, muito bom seu guia! Estou indo ao Monte Roraima em Setembro e estou com dúvida se fico mais alguns dias em Boa Vista depois da volta do Monte ou não. Vale a pena ficar um, dois, três, quantos dias por lá?
    Valeu!

    Reply
  5. Beatriz

    Fala aí, Rafa! Agradecendo pelo post, já que foi difícil achar algo mais parrudinho sobre Boa Vista.Valeu!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *