Onde fica Machu Picchu e qual a melhor época?

7473

Machu Picchu é um dos principais destinos do mundo. E isso não é novidade. A famosa ruína se localiza em Cusco, região onde abriga os mais fascinantes e misteriosos sítios arqueológicos do mundo. Por lá, estão algumas ruínas megalíticas dignas de serem vistas a qualquer preço, como Pisac, Puka Pukara, Ollantaytambo, Maras Moray e Machu Michu, é claro.

Há diversas maneiras de se chegar até Machu Picchu, a mais comum é através de Lima, capital do Peru. E, depois disso, num voo até Cusco – trajeto que também pode ser feito num longo percurso de ônibus. A viagem de trem de Cusco até Machu Picchu dura aproximadamente 3 horas, mas existem outras maneiras de ir à cidade dos Incas. A Trilha Inca, conhecida como Inca Trail, é uma das vias mais clássicas para se chegar ao local.

Machu Picchu - Qual a melhor época?

 

Onde fica Machu Picchu?

Para os que colaram na escola, Machu Picchu fica aqui em nosso continente, na gigantesca América do Sul, mais precisamente no Peru. Machu Picchu é a velha cidade perdida dos Incas, uma cidade pré-colombiana que foi divulgada ao mundo em 1911 – isso mesmo, tem pouco tempo desde o seu descobrimento. O local está bem conservado e localizado no topo de uma montanha. Situa-se a aproximadamente 2.440m de altitude, a 112km da cidade de Cusco, aos pés do vilarejado de Águas Calientes.

As montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu – outra montanha que se tem acesso a partir do sítio arqueológico – fazem parte da Cordilheira Central dos Andes peruanos. Encontram-se à esquerda do Canyon do Urubamba, conhecido antigamente como Quebrada de Picchu.

 

Machu Picchu fica em meio à Cordilheira Central dos Andes peruanos, nas coordenadas 13°9’47″S | 72°32’44″W.

 

O sítio arqueológico fica entre as duas montanhas (Machu Picchu e Huayna Picchu), a 450 metros acima do nível do vale e a 2.438 metros acima do nível do mar. Para se ter ideia da dimensão do lugar, a ruína possui aproximadamente 535 metros de comprimento e 205 de largura, contendo 172 construções históricas.

A melhor época para conhecer Machu Picchu

 

A melhor época para conhecer Machu Picchu

A maioria dos viajantes procura conhecer Machu Picchu na melhor época do ano, afinal de contas, ninguém vai pra lá para pegar pancadas de chuva, não é mesmo? E mais do que isso, todos querem tirar ótimas fotografias do sítio arqueológico. Então, amigo viajante, o melhor período para viajar a Machu Picchu é no inverno, que vai de maio a setembro. O motivo? É uma época em que as temperaturas estão baixas e, consequentemente, com menos possibilidade de chuva.

 

Fenômeno El Niño: Em escala mundial, o Peru é um países que mais sofre com o fenômeno meteorologico. Em 2016, por exemplo, houve grande variação climática no país: fortes chuvas aconteceram no norte e seca no sul andino, complicando não somente o turismo, mas principalmente a agricultura. Ou seja, Machu Picchu também sofre com instabilidade climática até nos melhores meses. 

 

Machu Picchu - Qual a melhor época?

Alta temporada 

Em Machu Picchu, a alta temporada acontece nos meses de Julho e Agosto, período de férias da maioria dos países latinos. E mais do que isso, de meados de junho até meados de setembro é verão na Europa. E o que isso tem a ver? Tudo. É também o período em que todos tiram férias e vão viajar. E sabemos que a América do Sul é um dos principais destinos dos europeus. Eles adoram viajar por meses e meses com o South America – Lonely Planet debaixo do braço. E certamente Machu Picchu está no plano de cada um deles.

 

Média temporada

Sim, existe média temporada em Machu Picchu. É o período não tão movimentado, mas ainda assim com certo fluxo de turistas. E os meses são: Maio, Junho e Setembro. É uma época em que não chove tanto, onde os preços também são mais amigáveis, principalmente se tratando de hospedagem e alimentação. Ou seja, são ótimos meses para viajar. 

 

Baixa temporada

Ir para Machu Picchu na baixa temporada é um tiro no escuro. Nada muito recomendado. De Outubro a Abril é chuva na certa, mas é também um perído de preços baixos, de pontos turísticos vazios. Mas é uma época que só deve ser levada em consideração se não houver mesmo outra oportunidade – do tipo agora ou nunca. E, caso escolha essa época, leve guarda-chuva, capa de chuva, anoraque (casaco impermeável) e abrace a viagem do jeito que vier. 

Esqueça Janeiro, Fevereiro e Março. O motivo? Tempestades, cabeças d’água, estradas danificadas. Nem Pachamama salva.

A melhor época para conhecer Machu Picchu

 

Os melhores meses para visitar Machu Picchu

Na minha opinião, Maio, Junho e Setembro são excelentes meses para conhecer o famoso sítio arqueológio. Eles fazem parte da melhor época para visitar Machu Picchu. 

 

É um período de médio fluxo, preços mais baixos e com pouca probabilidade de chuva. Ou seja, época ideal.

 

Machu Picchu - Qual a melhor época?

 

Veja se vai chover em Machu Picchu

Em viagem aqui no Brasil, sempre fico de olho na previsão de tempo. Isso me ajuda a saber melhor sobre o que levar – e também o que esperar da viagem. E costumo utilizar dois sites para isso: Climatempo e CPTEC. Mas numa viagem fora do Brasil nem sempre é possível ter esse controle. Principalmente pelo fato das passagens já estarem compradas, férias programadas, roteiro definido. Porém, quero deixar aqui a seguinte dica:

Em Cusco, antes de agendar sua visita a Machu Picchu, faça uma consulta no site Accuweather e verifique como estará o tempo no dia escolhido. Entre na página e verifique a condição climática para Machu Picchu. Dependendo da previsão, reprograme os dias para garantir uma ótima experiência nas ruínas.

 

E qual a melhor época para fazer a Trilha Inca ou Salkantay?

A Trilha Inca é o sonho de quase todo viajante aventureiro. É um dos principais circuitos de trekking do mundo. No entanto, amigo viajante, a Inca Trail é fechada durante os meses chuvosos. Sendo assim, se seu sonho é fazê-la, reserve com até cinco/seis meses de antecedência. Já a Salkantay é mais flexível, isto é, não precisa de agendamento. E alguns guias aceitam fazê-la com tempo duvidoso – embora não seja nada recomendado.

machu-picchu-melhor-epoca3

 

Temperatura média

Machu Picchu é diferente a cada mês. Sendo assim, a temperatura média varia de acordo com a época do ano. E por estar localizada em uma região de montanha – e acima dos 2.400m – numa zona subtropical, a temperatura varia entre 18º C e 22ºC, com temperaturas mínimas de 8°C a 11ºC.

Portanto, a temperatura média de Machu Picchu é de aproximadamente 20ºC. 

 

Machu Picchu na melhor época: prós e contras

Caso o viajante decida ir para Machu Picchu na melhor época, ou seja, principalmente em julho e agosto (alta temporada), encontrará alguns prós e contras. 

 

Prós

  • Sem muita probabilidade de chuva
  • Dias de sol
  • Noite em Cusco agitada
  • Hostels cheios
  • Amizade garantida

 

Contras

  • Preços mais altos (passagem, hospedagem, alimentação)
  • Atrações mais cheias de turistas
  • Dificilmente conseguirá uma foto sem aparecer uma dúzia de pessoas
  • Ingresso concorrido (Machu Picchu e Huayna Picchu)

 

A melhor época para conhecer Machu Picchu

Vá com a roupa certa!

Sempre que pensamos em colocar o pé na estrada, nunca nos imaginamos num lugar chuvoso ou em algum perrengue desgraçado. Bem, pelo menos eu não. Frio até dá para encarar, mas chuva…? Não, não!

É claro que imprevistos acontecem. E devemos estar preparados para eles. Principalmente em regiões afastadas, remotas. E Machu Picchu é mais ou menos assim, porque embora seja um tour que não exige quase nada de preparo físico, não podemos esquecer que é uma região de montanha. Certo? Certo!

Em regiões assim, é importante utilizar roupas leves e eficientes. Ou seja, esqueça moletom e evite calça jeans. O motivo? Conforto e segurança. Procure calças táticas. Aquelas que viram bermudas, sabe? Elas são vendidas em lojas do estilo Decathlon. São leves, ideais para temperaturas amenas, além de serem anti-perregues – secam rápidinho e são perfeitas para andar durante um dia inteiro. E a blusa? Opte por fleece e um anoraque (corta vento e impermeável). E um bom par de botas também vai tornar sua viagem ainda melhor. Pode acreditar!

 

A melhor época é quando podemos viajar

Depois de verificar minuciosamente os melhores voos, encontrar a hospedagem mais barata em Cusco e saber a melhor época para conhecer Machu Picchu, descobrimos que nossa tão sonhada trip pode não acontecer na época ideal. É normal. Nem toda viagem é só sol. E isso não é motivo para desespero. Eu, por exemplo, fui para Machu Picchu em final de setembro – data limite. Peguei um pouco de tempo nublado, mas também tive a sorte de pegar sol. Então, amigo viajante, caso sua viagem a Machu Picchu não aconteça na melhor época, não se desespere. Uma ótima viagem pode acontecer, mesmo não sendo no período ideal. Na dúvida, leve capa de chuva e seja feliz.

 

Machu Picchu - Qual a melhor época?

 

Já sabe como chegar a Machu Picchu?

Chegar até Machu Picchu não é nada complicado, só é um pouquinho trabalhoso. Afinal, são várias baldeações para poder avistar o tão sonhado sítio arquiológico. E mais do que isso, sabemos que lugares fantásticos são difíceis de chegar, não é mesmo? Por isso fiz um post detalhado de como chegar em Machu Picchu. Veja aqui!

 

As informações te ajudaram a programar sua viagem? Se quiser, deixe seu comentário! 🙂

 

 
Fotos: Acervo próprio e shutterstock.com



Rafael Kosoniscs tem 32 anos, é paulista, publicitário, guia de turismo, blogueiro e estudante de jornalismo. É viciado em viagens de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Tem o montanhismo como paixão, sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.


8 comentários em “Onde fica Machu Picchu e qual a melhor época?

  1. Juvenal - Viagens Machu Picchu

    Ola Rafael queria parabenizar o seu blog vis boas recomendações e dicas.
    Somente queria recomendar melhor traxer reais para a sua viagem para não perder trocando de Real para o Dolar e de o dolar para o Sol, em Cusco temos uma casa de cambio chamado Super Cambio, localizado na Av el sol principal rua da nossa cidade.

    Esta casa tem a melhor cotação de real para o Sol peruano.

    Fica a Dica

    Reply
  2. Gustavo Woltmann

    Muito interessante saber que há uma época melhor para as visitas, acredito que muitos desconhecem esse fato e acabam desfrutando apenas parte do passeio.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *